Quadrinhos

Berlim, de Jason Lutes, Chega ao Brasil pela Editora Veneta

Escrito por Ricardo Ramos

E finalmente Berlim, do quadrinhista norte-americano Jason Lutes, será publicado aqui no Brasil. Muito elogiada por crítica e leitores, a graphic novel chega em terras tupiniquins pela editora Veneta. Fruto de mais de 20 anos de dedicação, a obra é um épico sobre a ascensão do nazismo em uma das mais efervescentes e cosmopolitas cidades europeias do século XX.

Um imenso retrato multifacetado da capital alemã nos anos de 1920, passamos por lugares como cabarés, a vida operária, a vanguarda artística, a intelectualidade de esquerda, os comunistas enfrentando nazistas nas ruas e em uma sociedade escorregando à vista de todos para a brutalidade fascista. Berlim poderia ser um retrato fiel de diversos lugares espalhados pelo mundo de uns anos para cá.

Berlim segue um punhado de personagens enquanto passeamos pela capital alemã entre os anos de 1928 3 1933. Jason Lutes, de forma romântica e emocionante, apresenta um retrato do trágico declínio da República de Weimar pelos olhos de seus cidadãos. Como a jovem Marthe Müller que troca a vida burguesa em Colônia pela libertária Berlim; Kurt Severing, um jornalista idealista que perde a convicção na palavra impressa à medida o extremismo e o fascismo avançam; os Brauns, uma família dilacerada pela pobreza e pela política.

A história acompanha a vida desses personagens conforme a cidade, onde a intelectualidade, a criatividade e a liberdade prosperaram, vai se despedaçando.

Berlim tem formato 17 x 24 cm, 592 páginas e tem na sua bagagem indicações ao Eisner e ao Harvey Awards, e venceu de dois prêmios Excellence in Graphic Literature.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Gibizeiro, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or