Quadrinhos

VHS | Antologia em quadrinhos de terror está em campanha no Catarse

Escrito por Ricardo Ramos

A galera mais antiga vai lembrar: houve uma época que a internet não existia e os meios de verem filmes eram  mais limitados. Mas, porém, não menos divertidos. Era como ser parte da turma, assistir o filme na Sessão das Dez, Tela Quente, aquela fita VHS na locadora e no dia seguinte virar conversa nas principais rodinhas da escola. Obviamente, muitos filmes de terror eram temas. As gigantescas produções como A Hora do Pesadelo, Sexta-Feira 13, Brinquedo Assassino e as películas mais trash como por exemplo O Monstro do Armário. E é para celebrar esses filmes, que foi criada a antologia VHS.

VHS terá no total 13 histórias que vão desde terror mais interiorizado e intimista a grandes arroubos de ação que certamente irão satisfazer qualquer fã do gênero. Um grande time de quadrinhistas brasileiros foram reunidos com a missão de dar corpo a essa bela homenagem a esses filmes que fizeram parte de nossas imaginações e que deixavam nossas mães fulas da vida quando víamos que alugamos determinado filme.

As referências para esta coletânea foram diretores como Peter Jackson e Sam Raimi no começo de carreira, David Cronenberg, Luigi Cozzi, Dario Argento, Clive Barker, John Carpenter, o estúdio Troma e os famosos Grindhouses americanos. Nos quadrinhos, bebemos da fonte de Cripta/Creepy, Creepshow, Strange Tales, Calafrio, Garra Cinzenta e Mirza, entre tantos outros. Além de uma mini-história introdutória de Kiko Garcia, VHS contará com as seguintes histórias:

A casa em um lugar que não existe (roteiro: Joel Caetano/desenho: Azrael Bueno de Aguiar)

Em meio a uma discussão de casal, a mulher tenta conter o homem que, num rompante de ódio, decide atacar a criança. Essa ação desencadeia uma série de acontecimentos que culminarão em uma fantástica e violenta viagem pelo inimaginável.


Abramellin (roteiro: Bernardo Aurélio/desenhos: Caio Oliveira)

Uma youtuber com vídeos de temática ocultista chama a atenção de um grupo e é convidada a participar de um projeto de reality show, exibido ao vivo diariamente pelo youtube. O objetivo o projeto é realizar um ritual chamado Abramellin, no qual ela deverá passar 1 ano inteiro sem praticar sexo, sem se alimentar de carne, sem se expor à luz solar do dia, vivendo no meio de uma floresta, isolada numa cabana.


A nova ordem (Roteiro: Rodrigo Ramos/Desenhos: Leopoldo Anjo)

Um casal deve enfrentar uma horda de criaturas pelas ruas da cidade em seu caminho para a sede de um grande conglomerado midiático de onde uma série de ordens é enviada para transformar humanos em vermes.


Ave Satana (roteiro: Airton Marinho/desenho: Marcelo Damm)

Os conflitos entre dois irmãos irão tomar rumos sinistros quando a irmã leva pra casa mais um animal acolhido pela ONG onde trabalha: um bode negro salvo de um sacrifício.


Carpe Diem (Cristal Moura e Leander Moura)

Isolados numa muralha, duas sentinelas conversam sobre assuntos banais. Uma fala sem parar enquanto a outra, que apenas ouvia em silêncio, adormece e “vivencia” uma experiência talvez mais real e cruel do que o mundo que as cerca…


Controle de pragas abençoado (roteiro: Hedjan Costa/desenhos: Marcel Bartholo)

Acompanhe uma jovem dedetizadora da Gideão Controle de Pragas em sua missão sagrada de livrar a Terra do pior tipo de praga.


Elusiva (roteiro: Larissa Palmieri/desenhos: Joane Barros)

Uma cientista genial especializada no estudo de insetos faz diversos experimentos bizarros e proibidos com o cruzamento de mamíferos e invertebrados… o que poderia dar errado?


Monga: a sedução dos inocentes (roteiro: Victor Freundt/desenhos: Daniel Sousa)

Um padre é chamado para fazer um favor um tanto peculiar: dar a extrema-unção para MONGA, a mulher-gorila, que acabara de morrer no parto. Porém, nem tudo é o que parece e os segredos obscuros do circo colocarão em xeque a fé de um homem que julga aquilo que não conhece com uma verdade que não lhe cabe…


O Atalho (roteiro: Alessio Esteves/desenhos: Tiago Palma)

Após se ferir ao buscar abrigo de uma forte chuva em uma construção abandonada, Paulo irá descobrir que nem sempre toda ajuda é bem-vinda.


Sci-Fire (roteiro: Antonio Tadeu Ferreira Sobrinho/desenhos: Michell ED)

Em algum ponto do futuro, uma empresa vende pacotes de safáris interdimensionais para que pessoas ricas e cruéis possam caçar criaturas e humanos fora da jurisdição terrestre. Entretanto, alguma coisa dá errado e a CWAT (Cyber Warfare Against Terrorism) é acionada.


Tentáculos do prazer (roteiro Felipe Morcelli – desenhos: Ricardo Carandes)

Bebendo da mesma fonte de Clive Barker e inspirado no caso da menina Eloá, de 2008, esta história nos mostra como o homem pode ser violento quando é influenciado – e enganado – pela religião, pelo passado e pela falta de conhecimento.


Turismo Macabro (roteiro: Fernando Barone/desenho: Samuel Sajo)

Cansado das multidões nos pontos turísticos de Roma, um jovem arrogante e preguiçoso fará um acordo do qual se arrependerá amargamente…


Verme (roteiro: Bruno Bispo/desenho: Victor Freundt)

Após perderem a comunicação com um laboratório experimental, um grupo de pesquisadores e militares entram no complexo buscando respostas, mas talvez fosse melhor ficar com as perguntas.

Vale destacar as recompensas temáticas de VHS. Como se trata de uma homenagem aos filmes de terror e trash, tudo foi pensado nesse sentido. As recompensas vão de carteirinhas de sócios da videolocadora, a adesivos estilo anos 80, e se bater a meta, a publicação virá com uma capa de fita VHS.

VHS terá o formato 12 x 20 cm (como uma antiga fita de vídeo), 288 páginas, capa de Dudu Torres e pôsteres internos (que separam as histórias) por Lula Carneiro. Para saber mais detalhes da campanha, valores, recompensas e, óbvio, para apoiar, clique AQUI. O lançamento oficial será na CCXP 2019.

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Nerd, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or