Cinema Colunas Entretenimento Séries Tela Quente

A24 e a sua promessa aos futuros clássicos do cinema

Você já ouviu falar sobre, ou viu um filme que começa com uma logo escrita ‘A24’? Caso sua resposta seja positiva, provavelmente teve o prazer de assistir um espetáculo do audiovisual. Se negativa, não tem problema, pois iremos agora decorrer sobre quem é essa produtora, e quais são seus filmes.

Resultado de imagem para a24 intro gif

A24 é uma produtora que foi fundada em agosto de 2012 por Daniel Katz, David Fenkel e John Hodges. Seu nome foi inspirado na Autoestrada 24, que fica na Itália; o motivo desse nome, foi que Katz estava passando por essa estrada quando decidiu fundar a empresa.

Logo após um ano, em 2013, a produtora fez seus primeiros longas, como o polêmico Spring Breakers. Já em 2014, abriram uma divisão para televisão, com a série Playing House, e também havia anunciado que financiaria e trabalharia em vários episódios pilotos.

Ao longo dessa década, a empresa já virou uma querida entre os cinéfilos, amantes de filmes de terror, filmes teen, filmes de comédia e romance. Tendo abordagens mais reais e direções maravilhosas, vários dos longas produzidos por eles dominam premiações e aclamações do público. Então, vamos mostrar os cinco longas mais importantes, e suas futuras produções;

Resultado de imagem para the witch anya

Provavelmente o filme que colocou o nome da produtora em um nível acima, The Witch (The VVitch: A New-England Folktale) conta uma história de pecado, culpa religiosa e histeria.   No século 17, a familia de Thomasin (Anya Taylor-Joy) culpa a jovem garota pelo desaparecimento do seu irmão mais novo, ainda bebê. Com sua trama centrada na religiosidade da familia, magia negra e terror psicológico fez com que o longa fosse aclamado por crítica e premiações, sendo chamado até de ‘melhor filme de terror dos últimos tempos’.

Mesmo dividindo a opinião do público, que teve várias críticas por achar o filme ‘complicado’ e ‘lento’, é inegável dizer que a direção do Robert Eggers não foi um dos pontos principais para que esse filme triunfasse. Tanto que ele e a atriz Anya Taylor-Joy foram os mais premiados durante o lançamento do longa. The Witch é um clássico atual, e foi o pontapé para a A24 decolar para produções grandiosas e icônicas.

Resultado de imagem para moonlight: sob a luz do luar

Um filme histórico. Moonlight: Sob a Luz do Luar conta três fases da história de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético e emocionante estudo de personagem.

O longa marcou história no Oscar 2017, por ser o primeiro filme com o elenco todos de negros, o primeiro filme com temática LGBT e o segundo filme com menor bilheteria americana a ganhar o prêmio de Melhor Filme.  Também foi o primeiro a conceder o prêmio de Melhor Ator para um mulçumano e a ter o prêmio de Melhor Edição para uma mulher negra.

Resultado de imagem para ex-machina tumblr

A fantasia do terror, o drama do amadurecimento, e agora à questão filosófica do sci-fi.

EX_MACHINA conta a história de Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, que ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.

O filme foi aclamado por crítica, público e premiações por toda sua parte técnica e visual. Alguns críticos até dizem que esse filme pode ser considerado um dos melhores, se não o melhor, longa de ficção cientifica atual.

Resultado de imagem para good timeNeon, arthouse, e de tirar o fôlego, com certeza todos que assistiram a Bom Comportamento definiriam o filme assim. Com uma das melhores atuações do Robert Pattinson, e direção dos irmãos Safdie, o longa conta sobre o plano de Constantine Nikas (Robert Pattinson), que era assaltar um banco e descolar uma boa quantia em dinheiro, mas nada sai como o planejado e seu irmão mais novo acaba sendo preso. Decidido a resgatá-lo, Constantine embarca em uma perigosa corrida contra o relógio, e onde ele mesmo é o próximo alvo da polícia.

Consagrando mais ainda a carreira dos diretores e de Robert Pattinson, Bom Comportamento foi extremamente aclamado e ainda gera discussões na internet. Com sua trama única, atuações que impressionam do inicio ao fim, esse longa já é considerado por vários um clássico atual.

Resultado de imagem para lady bird
Para arrancar lágrimas, Lady Bird é aclamado como um dos melhores filmes ‘Coming of Age’, o longa conta a história de Christine McPherson (Saoirse Ronan), que está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia firmemente rejeitada por sua mãe (Laurie Metcalf). Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto sua hora não chega, no entanto, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.

Com a aprovação de 99% no Rotten Tomatoes, o primeiro filme dirigido e escrito por Greta Gerwig, o longa foi aclamado em festivais de cinema, e até chegou a concorrer em quatro categorias no Oscar 2018.

Resultado de imagem para euphoria
Agora uma menção especial: Como havíamos dito, a A24 não se limita apenas aos filmes, ela já produz e produziu dezenas de seriados americanos, e o que mais chamou a atenção foi
‘Euphoria’, estrelando a atriz Zendaya.

A série conta o dia-a-dia de adolescentes do ensino médio, mostrando seu amadurecimento, relacionamentos, traumas, redes sociais, drogas e vários outros assuntos que um bom ‘coming of age’ (assim como Lady Bird) precisa dialogar sobre.

A série é uma das favoritas para futuras temporadas de premiações, com destaque na direção, arte, maquiagem e atuação apresentadas na série.

Resultado de imagem para uncut gems
É realmente dificil ter que escolher apenas cinco longas para representar uma produtora que a sua maioria de filmes devem ser classificados como ‘ver antes de morrer’. Midsommar, Hereditário, Oitava Série, Mid90’s, High Life, Climax e First Reformed são alguns exemplos de filmes que também merecem ser vistos e apreciados, futuramente esses nomes ocuparão a lista de clássicos.

Resultado de imagem para lighthouse movie gifTambém não podemos deixar de citar as futuras produções da empresa, que prometem também entrar nessa lista tão magnifica. The Lighthouse, dirigido por Robert Eggers (o mesmo diretor de ‘A Bruxa’), trabalha ao lado de Robert Pattinson e Willian Dafoe em um terror marítimo, que foi concebido com muitos aplausos, críticas extremamente positivas em Cannes, o longa está sendo cotado como um dos favoritos para o Oscar 2020.

Também podendo ser citados nessa lista, The Last Black Man in San Francisco, elogiado e sendo uma aposta para um dos melhores filmes nas próximas temporadas de premiações, é um longa muito dramático, bonito e emocionante. Outro que entrou de surpresa para essa lista é Uncut Gems (dirigido pelos irmãos Safdie, os mesmos de Bom Comportamento), estrelado pelo Adam Sandler, o longa recebeu aprovação de 100% no Rotten Tomatoes e está sendo comentado como uma das melhores atuações de Sandler, e uma história única.

Resultado de imagem para the witch gifEntão, não se preocupe quando ver o nome da A24 em um filme; talvez você ache o filme controverso, mas esse é o papel de um longa. Criar discussões, te emocionar, assustar, divertir e marcar, é tudo isso que os filmes dessa grandiosa produtora oferecem, e garantem uma experiência única.

Você pode encontrar vários desses filmes citados em plataformas de streaming, cinemas e mídias-físicas. O próximo lançamento da A24 aqui no Brasil será Midsommar: O Mal Não Espera a Noite, no dia 19 de setembro, e terá sessões antecipadas no dia 13, uma sexta-feira.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Eduardo Kuntz Fazolin

Eu amo cinema, jogos, música e quadrinhos assim como eu amo a Anya Taylor-Joy

Deixar um comentário

Or