Tela Quente

Universo Cinematográfico Marvel | O fim de uma era com a Fase III

Escrito por Tassio Luan

E aqui estamos nós diante do desfecho de tudo que foi planejado há 10 anos, mas antes desse esperado confronto com o Titã Louco, tivemos a cisão dos Vingadores e novos personagens que sustentarão este universo pós-Fase III. Também fica fácil observar que a quantidade de filmes aumentou consideravelmente (total de 10) e a novidade de ter Vingadores em dobro nesta terceira fase. Apertem o cinto para me acompanharem nesta última parte de retrospectiva, porque Thanos está vindo.

Capitão América: Guerra Civil 

Para toda ação existe uma reação e esta frase se aplicou muito bem para o desfecho da trilogia do Sentinela da Liberdade. Com o retorno dos Russo, Guerra Civil serviu para dois propósitos: Preparar esses diretores para Guerra Infinita e encerrar o arco de Bucky, que teve início lá em Primeiro Vingador. Por isso que considero Steve Rogers como o personagem mais bem cuidado desse MCU e será uma pena se despedir dele, seja morrendo ou entregando o manto.

Como o governo não consegue ficar muito tempo sem fazer merda, aqui acabaram criando o Acordo de Sokovia para os membros da equipe assinarem com o objetivo de ficarem sob supervisão como consequência da destruição da cidade de mesmo nome em Vingadores: Era de Ultron. Por conta disso, tivemos um dos momentos mais emblemáticos, que ainda precisará ser resolvido em Vingadores: Guerra Infinita. Como os Russo cuidaram deste plot entre Rogers e Stark? Saberemos em breve.

 P.S. Aracnídeo: Já agradeceram hoje pela introdução do Amigão da Vizinhança?

Doutor Estranho 

Já tínhamos o universo terráqueo, mitológico, cósmico e microscópico, só que ainda estava faltando um bastante essencial: o místico. A resposta veio com Doutor Estranho. Seu primeiro filme-solo tratou de mostrar sua origem bem apoiada nos gibis e construir sua personalidade de um médico arrogante a um Mago Supremo como protetor do Sanctum Sanctorum de Nova York. A introdução do mundo mágico abre uma gama de possibilidades para a Fase IV em diante.

Além disso, tivemos a óbvia confirmação de que o Olho de Agamotto era a Joia do Tempo e que teremos Barão Mordo junto com Pesadelo para serem os vilões da sequência.

Guardiões da Galáxia Vol. 2

A sequência de Guardiões da Galáxia se baseou em paternidade ao colocar o verdadeiro pai de Peter Quill na trama e mostrar a redenção de Yondu de uma forma tão bonita que merece ser lembrada por um bom tempo (Father and Son de Cat Stevens tocando no funeral foi muito golpe baixo). Ainda mantendo-se fora dos eventos na Terra (por enquanto), o filme continua com o tom pastelão e divertido. E foi aqui que a Mantis ganhou o seu debut na história e a veremos em Guerra Infinita. Sem lembrar que nos enfiaram CINCO cenas pós-créditos úteis e irrelevantes.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar

O bom filho a casa retorna! Melhor ditado popular para expressar o retorno do nosso querido Homem-Aranha para a Marvel Studios depois de negociações com a Sony. O resultado disso veio na forma deste longa que captou a essência do nosso personagem na época do colegial na pele de Tom Holland, que o interpretou com maestria, amor e empolgação. Ponto positivo por não mostrarem pela terceira vez a origem dele e para a excelente interpretação de Michael Keaton como Abutre. Como de praxe, a primeira cena pós-créditos deixa um belo gancho para essa franquia que estão construindo no Aranhaverso e a segunda traz a bela moral sobre a paciência.

Thor: Ragnarok

E não é que em sua última tentativa, a Marvel Studios não acertou a mão no Deus do Trovão com a direção de Taika Waititi? Thor: Ragnarok teve um aproveitamento que os filmes anteriores não tiveram e o saldo foi muito bom (minha opinião, é claro). Chris Hemsworth teve a oportunidade de atuar fora de sua zona de conforto, o que também rendeu bons momentos na trama. Assim como a interação com os personagens secundários. Vale lembrar que foi o último longa a fazer ligação com Guerra Infinita em sua cena pós-créditos.

Wakanda Forever!

Com uma bilheteria acima do esperado, Pantera Negra veio no momento em que este universo estava precisando de algo representativo. No que se refere a Wakanda, só tenho elogios. A ambientação e retratação da cultura de cada tribo ficaram de encher os olhosChadwick Boseman já carimbou como o T’Challa definitivo e  os coadjuvantes junto com o vilão tornaram essa experiência ainda melhor.

A cena entre os créditos é bem importante, pois o mundo fica sabendo pela primeira vez sobre a existência de Wakanda e veremos o reflexo disso apenas na sequência. Mal posso esperar por isso.

Vingadores: Guerra Infinita

Espaço, Mente, Realidade, Poder, Alma e Tempo. Seis singularidades que reunidas na Manopla do Infinito tornam o seu portador um Deus. É esse o objetivo de Thanos ao juntá-las para poder destruir metade do universo. Ele é capaz de dizimar tudo que conhecemos num breve estalar de dedos. Esse é o Titã Louco.

3 fases. 17 filmes. 10 anos. Toda essa trajetória para culminar na reunião destes grandes personagens que conhecemos e simpatizamos desde 2008 para deter o fim de tudo. O terreno começou a ser preparado no final dos Vingadores com a primeira versão do vilão, que logo retornou em Guardiões da Galáxia e depois ficou nas sombras enquanto as Joias do Infinito apareciam no decorrer dos filmes (começando lá em Capitão América: O Primeiro Vingador com o Tesseract e finalizando em Doutor Estranho com o Olho de Agamotto). E foi só em Era de Ultron que resolveu fazer as coisas do seu próprio jeito.

Guerra Infinita possui a missão de mostrar a sua Busca Pelo Poder e se revelarão o destino da Joia da Alma ou deixarão para o plot em Vingadores 4. Se estão fazendo tanto mistério, é porque a parada é muito séria. Teremos também a primeira interação entre tantos personagens reunidos de uma vez só e isso promete render excelentes cenas.

Enquanto você está lendo, muitas pessoas estão nas sessões de pré-estreia apreciando os primeiros minutos. Então, fica o recado para quem já viu: No Spoilers!! Todos sairão felizes com essa ideia.

Homem-Formiga e Vespa, Capitã Marvel e Vingadores 4 farão parte da reta final desta fase. Com dois em pós-produção e outro em processo de filmagens, podemos esperar muitas surpresas e importantes ganchos que servirão de legado para os próximos 10 anos. A Fase III é de fato a conclusão dessa construção e tudo indica que o futuro será maravilhoso.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Tassio Luan

Biólogo. Explorador do horror cósmico e de universos desconhecidos.