Literatura Música

Sobrevivendo no Inferno | Álbum dos Racionais MC’S vira livro pela Companhia das Letras

Escrito por Ricardo Ramos

No final de 1997, a música brasileira recebia um dos seus maiores petardos vindo diretamente de São Paulo. Sobrevivendo no Inferno, clássico álbum dos Racionais MC’s, chegava as ruas com suas letras impactantes discutindo temas ligados a desigualdades sociais, miséria e racismo. É desse disco que verdadeiros hinos do rap nacional e do grupo surgiram, como “Mágico de Oz”, “Capítulo 4, Versículo 3”, “Jorge da Capadócia”, “Genesis” e a incrível “Diário de um Detento”.

Agora a editora Companhia das Letras está trazendo esse clássico em forma de livro.

Na virada para os anos 1990, os Racionais MC’s emergiram como um dos mais importantes acontecimentos da cultura brasileira. Incensado pela crítica, o disco Sobrevivendo no inferno vendeu mais de um milhão e meio de cópias. Agora publicados em livro, precedidos por um texto de apresentação e intermeados por fotos clássicas e inéditas, os raps dos Racionais são a imagem mais bem-acabada de uma sociedade que se tornou humanamente inviável, e uma tentativa radical, esteticamente brilhante, de sobreviver a ela.

O disco ocupa a 14º posição na lista dos 100 melhores discos da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil e nesse ano, a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) incluiu as músicas na lista de obras obrigatórias a partir do vestibular de 2020.

Sobrevivendo no Inferno tem formato 13 x 1 x 20 cm, 160 páginas e já se encontra em pré-venda nos principais sites. O lançamento oficial será em outubro.

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Nerd, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or