Anime Cultura Japonesa Pagode Japonês

Resenha Semanal | The Detective is Already Dead #06

Escrito por Vini Leonardi

Com o sexto episódio, chegamos na metade da temporada de “The Detective is Already Dead”, e também, na metade das resenhas semanais. As anteriores, como de praxe, estão aqui: #01 | #02 | #03 | #04 | #05.

Continuando no passado, seguimos aventuras sem peso e sem emoção, apenas como preparação para um acontecimento futuro. Como o animê parece não respeitar o nosso tempo, eu irei respeitar o seu, falando bem mais brevemente do que nas semanas anteriores. Vamos comentar o que vimos:

Captura de tela do episódio 6 de "The Detective is Already Dead", mostrando Hel.

Monstrão gigante só pode significar uma luta irada, né? Bem… (Reprodução: Twitter oficial, @tanteiwamou_)

Episódio 6: “Demônio Carmesim, Rainha do Gelo”

Voltando de onde paramos semana passada, vimos a luta de um robô gigante contra um monstro maligno mais apática da história do entretenimento de massas. Eu fiquei impressionado com o nível do “combate” e da “perseguição” que aconteceu, principalmente por saber que eles podem fazer melhor do que isso. Eles já fizeram! Ambos os grupos se movimentavam de forma esquisita, protagonizando uma cena anti-climática de assistir e que beirou a paródia, mas que esqueceram de fazer com que fosse engraçada.

A segunda metade nos apresentou a uma nova personagem, Alicia, que parece ser importante para o futuro da série, mas que no momento, aparenta ser apenas uma criação para ticar vários pré-requisitos de uma lista. É claro que o anime baseado em uma light novel precisava de uma garota de 19 anos (a idade que ela terá no presente, quando voltarmos para lá) que aparenta ter oito. E é claro que ela precisa apontar para o protagonista e imediatamente assumir que ele é um tarado. É um tipo de humor que, pra mim, não cola. E olha que eu sou bem aberto com humor!

Aliás, um comentário rápido sobre interações: Que conversinha mais sem-vergonha essa da Hel com a Siesta, ein? Esse papo da vilã de “aceitar ser o lado ruim da história“, e a insistência dela com essa história de “destino” me cansam. Existe uma linha a ser cruzada quando você quer ser espalhafatosamente melodramático, mas eles não conseguiram cruzá-la com a Hel, fazendo com que ela soe apenas como um esteriótipo. Pelo menos tivemos mais da famosa interação da Siesta com o Kimihiko, que tem sido a salvação do animê.

Captura de tela do episódio 6 de "The Detective is Already Dead", mostrando Siesta.

Não sei, é a câmera numa posição estranha? Pois o resto funciona… (Reprodução: Twitter oficial, @tanteiwamou_)

Considerações finais

Mesmo com diversos acontecimentos, o episódio pareceu não ter importância nenhuma para a história geral. Não sou contra algum tempo tranquilo entre momentos de ação, para acalmar os ânimos e dar uma chance das personagens (e dos espectadores) descansarem. Mas um episódio de repouso é o que você normalmente esperaria após um episódio tenso e cheio de nervosismo. E o episódio passado claramente não foi isso.

Outro problema que eu tenho observado desde o segundo episódio, mas que se mostrou descaradamente no sexto, é a falha na composição de cenas. As coisas parecem que não “se encaixam” na tela, elas não parecem estar nos lugares certos. Não sou profissional da área e nem entusiasta de animação, então fica apenas como um pressentimento, mas que as cenas parecem não “clicar comigo… Ah, isso parece. Tanto aquela perseguição estranhíssima que comentei acima, como a – supostamente – emocionante cena onde Siesta e Kimihiko conversam entre escombros e chamas, pareceram não estar aptas a transmitir as emoções que precisavam. A música combinava com o momento, a dublagem é de alto nível, e a animação é bonita, mas mesmo assim… As coisas não combinam.

A impressão que eu tenho é que “The Detective is Already Dead” está muito, mas muito próximo de conseguir fazer algo legal. Eles estão a margem de ser um animê interessante e divertido. Mas eles só conseguiram cruzar essa linha no primeiro episódio. Desde então, estão parando no quase.

Captura de tela do episódio 6 de "The Detective is Already Dead", mostrando Siesta.

Também me sinto assim com esses flashbacks, Siesta. Eu te entendo… (Reprodução: Twitter oficial, @tanteiwamou_)

O animê está disponível na Funimation, com novos episódios aos domingos, e legendas em português. Além de “The Detective is Already Dead”, a Funimation também anunciou diversos outros títulos para a temporada de verão de 2021, incluindo algumas dublagens para o português.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Vini Leonardi

Cavaquinho na roda de pagode da Torre. Jogo World of Warcraft e assisto desenhos chineses, e nas horas vagas faço faculdade de Química.
Pra mim, Marvel e DC parecem nomes de marcas de roupa chique.
Finjo saber escrever sobre animes quando na verdade tudo que faço são menes irados.