Literatura

O Homem Do Castelo Alto | Editora Aleph republica clássico da ficção científica

Escrito por Ricardo Ramos

A editora Aleph começou a pré-venda do livro O Homem do Castelo Alto escrito pelo norte-americano Philip K. Dick e publicado originalmente no ano de 1962. O livro é uma mistura de distopia, romance e ficção científica onde relata como seria o mundo se a Alemanha Nazista e as forças do Eixo tivessem vencido a Segunda Guerra Mundial.

A trama de O Homem do Castelo Alto apresenta um cenário sombrio: a Segunda Guerra Mundial foi vencida pelos Nazistas. O mundo vive sob o domínio da Alemanha e do Japão. Os negros são escravos. Os judeus se escondem sob identidades falsas para não serem completamente exterminados. É nesse contexto que se desenvolvem os dramas de vários personagens. Ao apresentar uma versão alternativa da história, Dick levanta a grande questão: “O que é a realidade, afinal?”. A história é contada substancialmente a partir do “lado japonês” dos EUA, por pessoas comuns como Nobusuke Tagomi, um oficial japonês de relações comerciais, Robert Childan, dono de um antiquário especializado em relíquias do passado americano, Frank Frink, um artista judeu (que esconde essa condição, claro) especializado em metalurgia e, finalmente, a ex-esposa de Frank, Juliana, instrutora de judô. A conexão entre os personagens se dá a partir da chegada de Baynes, um industrial sueco que tem tecnologia que interessa ao Japão, o que leva Tagomi a procurar Childan para adquirir uma peça de valor para impressioná-lo, o que aos poucos desvela uma subtrama de falsificação de objetos que envolve Frank mais diretamente. Juliana tem uma narrativa substancialmente separada das demais, não só por ser a única personagem geograficamente fora de São Francisco – ela vive em Canon City, Colorado, na Zona Neutra – como também por seu envolvimento com o caminhoneiro italiano Joe Cinnadella.

 

Embora não seja a primeira obra de distopia, O Homem do Castelo Alto, definiu de vez o gênero. Philip K. Dick ganhou o Prêmio Hugo e alavancou seu nome na ficção cientifica. Atualmente o serviço de streaming Amazon Prime adaptou o livro para o formato de série, criada por Frank Spotnitz (Arquivo X) e com produção de Ridley Scott, vai estrear ainda em 2019 a sua quarta e última temporada.

O Homem do Castelo Alto tem formato 12 x 21 cm, 312 páginas e conta com desing de Giovanna Cianelli e capa com ilustração inédita de Rafael Coutinho. O lançamento oficial está previsto para 10 de junho, mas você já pode garantir o seu exemplar nos sites especializados ou na loja virtual da Editora Aleph.

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Nerd, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or