Quadrinhos

Espetaculare Meneghetti, graphic novel de Kash Fyre, é a nova publicação da Universo Guará

Escrito por Ricardo Ramos

A Universo Guará Editora começou a pré-venda de Espetaculare Meneghetti, graphic novel de Kash Fyre. A obra conta a história de Gino Meneghetti, um imigrante anarquista italiano, que aterrorizou os poderosos barões do café em 1920.

Meneghetti era considerado um Rodin Hood pelas classes operárias e comunidade imigrantes, ele protagonizou roubos impossíveis e, quando capturado, estrelou escapadas dignas de Houdini.

Os seus feitos, que desafiavam os poderosos e a polícia na época, ganharam fama ao serem noticiados pela imprensa, chegando ao ponto de ser tachado pelos jornais de “o bom ladrão” e “o maior gatuno da América Latina”. Um dos seus apelidos foi Gato de Telhado, devido a sua facilidade de se locomover pelo telhados das casas para fugir dos cercos policiais.

Por roubar somente dos mais ricos, sem ferir ou provocar vítimas e ainda conseguir escapar incólume, tornou-se um figura mitológica para uma imprensa carente de notícias.[10] Mas a notoriedade neste caso veio na contramão para Meneghetti: a polícia, pressionada pela cobertura dos jornais e a consequente repercussão entre o público, decide apanhá-lo a qualquer custo.

Alguns dos disfarces de Meneghetti.

Em Espetaculare Meneghetti, Kash Fyre desempenhou uma forte e importante pesquisa sobre a época, transformando em uma história em quadrinhos que apresenta um resgate muito bem-vindo da nossa iconografia criminal, com uma excelente pesquisa de época, arte singular, vigorosa, e uma narrativa visual.

Espetaculare Meneghetti tem formato 23 x 15 cm, 208 páginas e o preço de R$ 36,00.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Gibizeiro, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or