Detective Comics Quadrinhos

Um novo começo ou o início do fim na HQ The Walking Dead?

Escrito por Ricardo Ramos

“Esta porra de artigo contém spoilers. Mas contém spoilers pra caralho. Spoilers para a porra! Então se você não quiser ganhar spoilers no meio das fuças, sugiro que retire a sua cara feia e esquisita daqui. Para depois você não ficar igual a um babaquinha reclamando.”

Com amor, Negan.

Se a série de TV The Walking Dead não vem agradando aos fãs, com muitos reclamando das mesmices, do ritmo meio que lento, de suas tramas rasas que vem causando a queda de audiência. A HQ colocou uma ponta de dúvida nos leitores. Ao mesmo tempo que parece estar começando a soprar novos ventos que logo podem se tornar rajadas de mudanças. A trama nos quadrinhos parece que ainda tem muita lenha para queimar, mas mesmo o andamento do novo arco, começa a insinuar um possível final no horizonte.  Então duas questões surgiram: “Finalmente a HQ está entrando na sua reta final?” ou ainda “Teremos uma renovação no elenco dos quadrinhos?”

Desde o final da The Whisperer War, o novo rumo começou a ser tomado na HQ de The Walking Dead. As edições que seguiram mostraram os possíveis finais de arcos para alguns personagens, mas ao mesmo tempo abriu novas possibilidades. O vilão Beta, um dos líderes dos Sussurradores, não conseguiu a sua vingança contra o grupo de Rick e é derrotado por Jesus na edição #173, dando um ponto final, até que melancólico, ao personagem. Na mesma vemos que uma possível tragédia pode nascer em breve no trio Carl, Lydia e Sophia. Em uma cena, o rapaz vai ajudar Sophia e a filha da finada Alpha, lança um olhar enciumado nos dois.

A tão esperada vingança de Maggie em cima de Negan, não veio acontecer. Isso mesmo. Na edição #174 (uma das melhores da série), depois de tantos anos da morte do seu marido Glenn, a líder de Hilltop ficou finalmente frente a frente com o carismático vilão. Depois de um belo dialogo, o desfecho foi um tanto imprevisível, e vimos uma página finalmente sendo fechada na trama.

O novo arco New World Order, começou na edição #175, que foi lançada na semana passada nos Estados Unidos, começa com a comitiva que sai de Alexandria, formada por Michonne, Magna, Yumiko, Siddiq e Eugene. A trupe parte (na edição #171) para responder o chamado de uma mulher chamada Stephanie. Ao longo do caminho se junta a eles, a nova personagem, Juanita Sanchez, que se alto intitula como Princesa. E assim que eles chegam a The Commonwealth, tem uma recepção e tanta. Uma comunidade muito bem estruturada com soldados fortificados e bem organizada.

Juanita Sanchez.

Na entrada da cidade, a comitiva encontra com Lance Hornsby, que controla as entradas e faz perguntas sobre quem são eles, de onde vem e o que querem. Depois de um tempo de tensão e conversa, eles descobrem que The Commonwealth é composta de incríveis cinquenta mil cidadãos. Número que eles consideram fantástico, por se tratar da escassez de humanos nos últimos anos e na multiplicação dos mortos-vivos. E a cidade possui até um Estádio para eventos esportivos e shows. Mas um muro logo na entrada chama atenção. Algo como muro dos perdidos, onde os moradores colocam fotos de entes queridos, perguntando se alguém já encontrou algum deles. Entre as milhares de fotos, uma chama a atenção da comitiva. Uma foto da Michonne que está escrita: “Alguém viu a minha mãe? Michonne”.

 

Ou seja, Eloide, a filha da Michonne, que antes era dada como morta, está entre os cinquenta mil moradores de The Commonwealth. Assim como aconteceu com Negan e Maggie, o reencontro com a sua filha, poderia ser um fim digno para a personagem depois de tanto tempo e sofrimento na estrada. Ou pode ser um novo início e uma reciclagem para os três personagens.

Uma cidade com mais de cinquenta mil habitantes, abre um leque para introduções de novos personagens, ou simplesmente retorno de antigos. Como por exemplo: o irmão de Rick, Jeff Grimes. Ele foi apresentado na edição especial The Walking Dead: Alien. Produzido por Brian K. Vaughan e Marcos Martin, Alien conta como o irmão mais novo de Rick, tenta escapar de Barcelona, na Espanha, logo no começo do apocalipse zumbi. Jeff conhece Claudia, que planeja sair da cidade de barco. A dupla chega à embarcação, em maus lençóis, e é atacada por um zumbi que estava dentro do barco. Jeff salva Claudia mas é mordido no calcanhar esquerdo. Já se penitenciando, ele pede para a mulher lhe tirar a vida. O final fica em aberto, pois não vemos o golpe mortal.

O que indicia que podemos ter Jeff Grimes na HQ é que recentemente, o editor-chefe Sean Mackiencz, na coluna de perguntas dos leitores, falou que Rick pode ganhar um irmão. E já vimos ao longo da historia de The Walking Dead, que muitos personagens sobreviveram a mordidas de zumbis cortando a parte que foi infectada. Será que veremos Jeff e Claudia entre os moradores da enorme cidade? Ou somente ela? Já que o (talvez) ultimo pedido de Jeff foi para que a mulher encontrasse o seu irmão.

Outros personagens antigos que sumiram durante a trama poderiam ressurgir em meio as milhares de pessoas como por exemplo é a Lilly Caul. Para quem não lembra, ela foi a pessoa que atirou em Lori, Judith e por remorso do que tinha feito, matou o Governador na edição #48. A personagem é a protagonista da série de livros que englobam o universo criado por Robert Kirkman. Ela sempre quer voltar para levantar Woodbury, mas será que conseguiu o seu objetivo? Ou abandonou e tomou novos rumos?

Outras questões serão levantadas, como por exemplo, quem é a cabeça mandante em The Commonwealth? Os sobreviventes que conhecerem a nova cidade e todas as coisas que ela pode proporcionar, será que vão aceitar o sistema atrasado e feudal de Rick Grimes? E ele ainda terá fôlego para liderar alguém depois de sofrer tantas perdas por essas estradas? E caso ele venha liderar, será que veremos Rick tentando tomar The Commonwealth? 

A única coisa certa nas HQs de The Walking Dead é que estamos testemunhando que um novo rumo está começando. Seja para uma reformulação com a introdução de novos personagens, ou simplesmente o START para chegar no final. Vale lembrar que Robert Kirkman já disse diversas vezes que sempre teve o final da série já pronto na mente. Mas que tinha muita história para seguir.

A Torre de Vigilância ficará ligada no que pode acontecer em The Walking Dead.

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Gibizeiro, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com