Torre Lista

Torre Lista #2 | Séries no Catálogo da HBO Max

Escrito por José Victor

Neste mês de Julho e após muita espera, finalmente chegou para o Brasil o novo serviço de streaming da HBO! Mesmo que o aplicativo ainda esteja com seu catálogo incompleto e ganhando novos títulos com o passar dos dias, sua coleção de séries e filmes já apresenta um vasto de leque de opções para futuras maratonas.

Na lista de hoje pretendo indicar algumas das minhas séries favoritas deste serviço, sendo que alguns títulos já foram lançados como originais da HBO Max e outros já estavam presentes no canal anterior. A lista, inclusive, está enumerada mas não é uma ordem específica que visa ser do pior para o melhor ou vice versa, é apenas uma forma para organizar a mesma.

10. The Night Of (2016):

We're Grieving the End of The Night Of—in a Good Way | WIRED

Estrelada pelos excelentíssimos John Turturro e Riz Ahmed, The Night Of é uma minissérie inspirada na britânica Criminal Justice, de 2008. Lançada em 2016, a série narra a história de Nasir Khan: acusado de assassinar uma mulher em Nova York após encontrá-la em seu apartamento. Depois do evento-chave, o caso começa a ser investigado e Khan, preso, cruza seu caminho com o advogado Jack Stone.

O interessante é que o título em questão não se prende a apenas um gênero, conseguindo ser múltiplos ao redor de um drama que envolve e desenvolve as próprias narrativas de todos os envolvidos. Durante todo o momento, seu desenrolar funciona em seu próprio ritmo e prende o telespectador do começo ao fim. Sem dúvidas, é uma excelente indicação para quem gosta de séries criminais. The Night Of apresenta oito episódios.

9. Band of Brothers (2001):

Band of Brothers Wallpapers - Top Free Band of Brothers Backgrounds - WallpaperAccess

Produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks, Band of Brothers é uma obra-prima e considerada por muitos – inclusive por mim – uma das melhores produções audiovisuais sobre a guerra, mostrando todas as suas verdadeiras faces. Na trama, acompanhamos em dez episódios um grupo de soldados americanos e seus feitos durante alguns dos principais eventos da Segunda Guerra Mundial, focando na narrativa dos homens envolvidos em meio ao confronto.

Band of Brothers é uma minissérie brilhante que trabalha com maestria sua narrativa histórica e a humanidade de cada personagem em meio ao confronto, desenvolvendo cada soldado com tamanha excelência que cada um cativa o público a sua maneira. Não há palavras para descrever as qualidades do título, sendo sua maratona obrigatória a todos que amam história ou ao menos possuam interesse neste momento em específico. A minissérie é composta apenas por dez episódios.

8. Barry (2018 – Atual):

Barry HD Wallpapers | Background Images

Esta série foi, sem dúvida alguma, minha maior surpresa durante este tempo de quarentena. Barry teve seu início em 2018 e, atualmente, apresenta apenas duas temporadas com a terceira ainda sem data para lançamento. Na trama acompanhamos Barry Berkman (interpretado por Bill Harder), um militar que sofre de estresse pós-traumático e decide virar assassino de aluguel após a guerra. Em uma determinada missão e após inúmeras crises internas debatendo se deveria continuar no ramo ou não, o protagonista decide que quer se tornar ator de teatro e começa a frequentar as aulas do curso ministrado por Gene Cousineau e, enquanto a trama se desenrola, o mesmo precisa aprender a conciliar seus dois lados.

Barry é uma série de drama/comédia que intercala com maestria ambos os gêneros e consegue divertir o telespectador com seu humor e sua trama que foge do convencional. No momento apresenta apenas duas temporadas com oito episódios cada e com uma terceira temporada a caminho.

7. Os Sopranos (1999 –  2007):

The Sopranos Wallpapers 37 - Wallpaper Hook

Os Sopranos dispensa comentários: é considerada por muitos umas das melhores séries já feitas junto com Breaking Bad, além de ter ganho diversos prêmios durante sua exibição. Já finalizada e apresentando seis temporadas, contabilizando o total de oitenta e seis episódios, a série conta a história de Tony Soprano, um mafioso que após sofrer um ataque de pânico decide procurar ajuda com seus problemas pessoais e com os negócios da família.

A partir deste ponto diversas situações se desenrolam no decorrer da narrativa, como por exemplo investigações externas sobre os negócios que o protagonista está envolvido, relações familiares, dentre outras. Para os fãs do gênero e de longas como O Poderoso Chefão e Scarface, Os Sopranos é um prato cheio para uma maratona!

Uma curiosidade é que, como toda produção lançada na época ou antes, a série ganhou também um jogo para PlayStation 2The Sopranos: Road to Respect foi lançado em 2006 e se passa entre a quinta e a sexta temporada e apresenta uma jogabilidade semelhante ao do clássico Grand Theft Auto.

6. The Leftovers (2014 –  2017):

the leftovers e o medo de estragarem a melhor série no ar hoje | G1 Pop & Arte - Legendado

The Leftovers é um grande tesouro presente no catálogo deste serviço de streaming. A série é um drama assinado por Damon Lindelof, responsável também pela excelentíssima série de Watchmen, e apresenta um mundo no qual houve um incidente conhecido como Dia da Partida Repentina: em um dia, 2% da população mundial desapareceu, sem nenhum aviso prévio ou explicação. Três anos depois se explora as consequências dessa data, assim como o drama pessoal do núcleo presente e a busca pelas perguntas deixadas no dia. É uma série única e sensacional, que apresenta sua própria identidade e prende o telespectador do início ao fim.

A série apresenta três temporadas e vinte e oito episódios.

5. Raised By Wolves (2020):

Raised by Wolves review: Every kind of sci-fi movie in one big dreary show - The Verge

Produzido por Ridley Scott, Raised by Wolves é um dos lançamentos do ano que chegou junto com o serviço. Sendo composto pelos clássicos elementos do gênero de ficção científica presentes em Alien: O Oitavo Passageiro e até mesmo de Prometheus, a trama segue um futuro onde dois andróides precisam criar filhos humanos em um novo planeta onde, com o tempo, começam a se questionar sobre diversos aspectos do mundo.

O título se assemelha muito a Westworld ao misturar ciência, filosofia e religião propondo certas reflexões em meio aos episódios. Aos fãs dos filmes já citados e do gênero, é uma boa série e que merece uma maratona em um Domingo, sendo composta por dez episódios atualmente.

4. Mare of Easttown (2021):

Saudade de 'Mare of Easttown'? Veja 4 séries no estilo 'quem matou?' | VEJA

Mais um drama policial na lista, Mare of Easttown foi uma grande surpresa lançada em Abril deste ano. Na série acompanhamos a detetive Mare, que está sendo responsável de investigar o assassinato de uma jovem mãe e ao mesmo tempo precisa lidar com seus problemas pessoais. Assim como The Night of, é um drama inteligente que procura desenvolver bem os personagens envolvidos no núcleo da mesma forma que se desenvolve a trama.

3. Lovecraft Country (2020):

6 Motivos para maratonar Lovecraft Country, terror da HBO, no Halloween [LISTA] · Rolling Stone

Uma grande surpresa do ano passado foi Lovecraft Country! Baseado no livro Território Lovecraft, de Matt Ruff, a trama nos conta a história de Atticus, um veterano de guerra que volta para casa após o desaparecimento de seu pai. Em sua busca, o protagonista acaba se envolvendo em uma série de situações inspiradas nos contos do autor. O interessante é ver como a série adapta o livro e mescla o racismo de Lovecraft como também o sobrenatural e o horror de seus contos.

2. His Dark Materials (2019 –  Atual):

His Dark Materials: conheça a história da nova série da HBO | Super

Quem não se lembra de A Bússola de Ouro? O longa lançado em 2007 tentou adaptar uma trilogia e falhou ao não conseguir ter o mesmo tom que o material original, fracassando em seu primeiro filme. Entretanto, depois de muitos anos, finalmente uma adaptação decente foi lançada. Inspirada na série de livros Fronteiras do Universo, a série His Dark Materials foi lançada em 2019 e se provou como uma adaptação incrível dos escritos de Philip Pullman.

Acompanhamos aqui a história de Lyra em um mundo diferente do nosso, onde elementos fantasiosos como o Pó e os Daemon são pilares para tais diferenças e para o surgimento de futuros debates. Na trama Lyra é uma menina órfã que vive na Faculdade Jordan. Após o desaparecimento de seu melhor amigo, que é sequestrado com outras crianças, a protagonista parte em uma jornada para descobrir o que está por trás desses desaparecimentos e para resgatar seu amigo.

A adaptação merece destaque por saber como trabalhar e desenvolver em seu roteiro todos os elementos fantasiosos presente nos livros, além de transmitir de forma fiel a ambientação e o tom do material original. Este entra no hall de adaptações dignas – e na torcida para que não tenha um final medíocre que nem Game of Thrones.

1. Superman & Lois (2021):

Superman & Lois: tudo sobre a estreia da série da DC (Recap) | Minha Série

Recém lançada no catálogo, Superman & Lois é uma grande surpresa e uma bela homenagem ao Homem de Aço e tudo o que ele representa. Assim que Tyler Hoechlin teve sua primeira aparição como Superman em Supergirl houveram muitas críticas positivas a seu respeito, e com o passar dos anos o ator conseguiu se superar no personagem e finalmente ganhou sua série solo.

Na trama Superman já é conhecido mundialmente e tem anos de carreira: casado com Lois e pai de dois adolescentes, Clark precisa conciliar a vida de super-herói com a paternidade e cuidar da fazenda de sua família em Smallville. O título é sem dúvida alguma a melhor produção da CW dos últimos anos, respeitando o legado do Homem de Aço que Christopher Reeve deixou e fugindo da fórmula que as séries da produtora possuem.

Tudo sobre a chegada da HBO Max no Brasil: preço, catálogo e o fim da HBO Go – Série Maníacos

Claro que há muitas outras séries excelentes no catálogo da HBO Max, como por exemplo Game of Thrones, Westworld, Euphoria, WatchmenTrue Detective, dentre outras. Entretanto, nesta lista, decidi colocar algumas séries recentes e outras que não são tão faladas atualmente nas redes sociais.

Mas e aí, acha que algum outro título deveria estar nesta lista? Comente aqui e fique ligado na Torre de Vigilância para outras listas e indicações de filmes ou séries em outros serviços de streaming!

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

José Victor

Estudante de Odontologia durante o dia, redator da Torre durante a noite e apaixonado por audiovisual e jogos todo o tempo. Nas horas vagas, streamer no canal da Twitch.