Consoles Gameplay Games

The Legend of Zelda | Dossiê de raças inteligentes

Escrito por Guilherme Chaves

Incluindo uma história maravilhosa a cada jogo, labirintos, enigmas, e batalhas de tirar o fôlego, sem dúvida alguma, como todo bom exclusivo da Nintendo, a franquia The Legend of Zelda tem um destaque imenso dentro do mundo dos Games.

Como a franquia foi criada em 1986, com certeza você deve ter ao menos ouvido falar, ou jogado um dos seus jogos, que foram lançados para inúmeros consoles da empresa. Mas mesmo jogando, você conhece todos os seus personagens? A coluna de hoje tem justamente esse objetivo, apresentar alguns personagens e raças essenciais da franquia, e falar sobre cada um deles.

(Antes de ler, recomendo que ouça esse CD intercalado com a leitura. Como a franquia possui uma das melhores trilhas sonoras de games, com certeza você não irá se arrepender).

Link

Imagem ilustrada com sua participação em "The legend of Zelda: The Minish Cap"

Imagem ilustrada com sua participação em “The legend of Zelda: The Minish Cap”

Link é o nome dos protagonistas (protagonistas? Sim já já explico o por quê) de todas as séries da franquia, sua raça é Hylian. Os Hylians são seres criados pela deusa Farore, a deusa da coragem, e foram os primeiros habitantes do planeta terra. Conhecido como o Herói Lendário de Hyrule, Link, tem diversas origens, já que em teoria cada jogo carrega um descendente do primeiro Link (Que até então está presente no jogo Skyward Sword).

Ficou confuso? Pra ajudar vai um trecho do Hyrule Historia explicando a situação:

Todos os heróis dessa crônica compartilham o mesmo nome, Link. Esses Links, podem ter sido a mesma pessoa, uma série de descendentes, ou uma série de heróis com nomes completamente diferentes. Os Links de certas eras podem ter sidos também nomeados em homenagem ao herói lendário.

Geralmente o Herói Lendário carrega a parte inferior direita da Triforça, a parte referente a deusa Farore, que representa a coragem.


Zelda

zelda dossie

Imagem ilustrada com sua participação em “The legend of Zelda: Skyward Sword”

Zelda é o nome da Princesa de Hyrule (ou das diversas princesas, já que reencarnam assim como Link), ela representa a sabedoria e carrega o poder da Triforça dado pela deusa Nayru, a parte inferior esquerda.

Além de levar o nome da franquia, em todo jogo a participação da princesa Zelda é imprescindível para salvar o mundo (até mesmo nas inúmeras vezes que ela é sequestrada), já que a mesma carrega um imenso poder e sabedoria.

Zelda, desde o seu primeiro nascimento, é considerada a reencarnação da deusa Hylia. Hylia foi a deusa que comandou os humanos numa guerra contra Demise, o rei dos demônios, quando o mesmo quis obter o poder da Triforça.  Essa batalha ficou conhecida como A Batalha Ancestral.

A teoria da descendência ou reencarnações pode ser facilmente aceitada no caso da princesa, já que em Wind Waker, a encarnação de Zelda se chama Tetra, e é capitã de um navio.


Ganondorf

Imagem ilustrada com sua participação no jogo "The Legend of Zelda: Ocarina Of Time"

Imagem ilustrada com sua participação no jogo “The Legend of Zelda: Ocarina Of Time”

Ganondorf ou Ganon, é a reencarnação do rei dos demônios, Demise, que após ser derrotado depois da fuga do seu selamento, criou uma maldição eterna, onde a cada era ele reencarna em algum ser e divide o ódio que possui daqueles que carregam o espírito do Herói e são a encarnação da Deusa.

Imagem ilustrada com sua participação em "The Legend Of Zelda: Skyward Sword"

Imagem ilustrada com sua participação em “The Legend Of Zelda: Skyward Sword”

Diferente dos outros, o antagonista Ganon já utilizou diversas aparências e nomes diferentes (como o nome Maycolatra Maychel que usava no primeiro jogo da franquia e no A Link To The Past)Geralmente o nome Ganondorf é usado para retratar a forma humanoide do vilão, que, pertence ao povo de Gerudo.

Ele também não aparece em alguns jogos, mas sua influência permanece na história, mesmo ele não estando presente como vilão.

O vilão consegue, na maioria das vezes, carregar a parte de cima da Triforça, o Poder, que representa a deusa Din.


Mas afinal o que é a Triforça? Vamos do início:

dossie triforce

“Esse mundo foi criado por três deusas durante o período de caos. Din, a deusa do poder, criou a terra. Nayru, a deusa da sabedoria, criou a ordem. Farore, a deusa da coragem, criou os diversos habitantes.
Após partir deste mundo, as deusas deixaram a triforça: três triangulos dourados, é dito que qualquer desejo do possuidor da triforça se tornará realidade…

A Triforça é capaz de conceder qualquer desejo a quem a possui. Já que não distingue o bem ou o mal, é inimaginável o que pode acontecer quando alguém a utiliza, mas há uma condição para ter tal privilégio, o ser que possui-la precisa conseguir o equilíbrio entre Poder, Sabedoria e Coragem ou a mesma pode se dividir novamente e ir para lugares bem distantes.


Agora que você sabe o básico, podemos começar a falar das diferentes raças que habitam o mundo da Lenda de Zelda. Lembrando a todos que as raças que falaremos aqui, são as dos NPCs (Personagens Não Jogáveis), aqueles que interagem com o personagem no decorrer do jogo, com diálogos, ou quests. É claro que se formos contar os inimigos, existem muito mais raças dentro da franquia.

Hylians

hylians dossiê

Assim como Link e Zelda, os Hylians são os descendentes da Deusa Hylia, e se localizam no reino de Hyrule, seu símbolo é o brasão da deusa se unindo a Triforça (como você verá na imagem abaixo). Assim que a Deusa morreu, os súditos tornaram seus principais descendentes como a família real de Hyrule, surgindo assim uma enorme linhagem onde repetidamente uma princesa recebe o nome de Zelda, assim como na lenda.

Visualmente todos os Hylians parecem seres humanos, porém com o diferencial das suas orelhas pontudas, que os deixam parecidos com elfos.

O Símbolo da deusa Hylia, remete à época de Skyloft (antiga cidade mostrada em Skyward Sword), onde os habitantes usavam pássaros gigantes para se locomover.

Brasão de Hyrule, uma mistura do símbolo da Deusa Hylia com a Triforça.

Brasão de Hyrule, uma mistura do símbolo da Deusa Hylia com a Triforça.


Picoris

dossie picori

Contada através do jogo Minish Cap, a história Picori começa quando um herói da mesma raça, vem dos céus para derrotar um grande mau, após derrotá-lo, ele consegue selar o mau dentro de um baú usando a Espada Picori. Depois de todos os acontecimentos e com a ajuda da família real o baú foi escondido, o povo Picori voltou ao seu reino, chamado Minish, e por muito tempo se esconderam dos humanos.

Além de serem bem pequenos, os Picoris só podiam ser vistos por crianças, sendo assim, muitos duvidavam da sua existência, mas graças às diversas histórias contadas, dentro da capital de Hyrule, o povo não os esqueceu e realizavam anualmente, uma festa em homenagem a eles, denominado o Festival Picori.

Há uma lenda de que a raça Picori veio de outro mundo, após atravessarem um portal que se abre apenas de 100 em 100 anos.


Kokiris

dosse kokiri

Os Kokiris foram apresentados no jogo Ocarina Of Time e são bem parecidos com os Hylians, seu habitat natural é a Floresta Kokiri, todos que moram lá, acreditam que se saírem da floresta morrerão. Outra curiosidade bem importante sobre essa raça é que eles não deixam de ser crianças como os outros seres.

A guardiã da floresta e considerada mãe de todos os Kokiris é a Grande Árvore Deku. Graças a ela, cada Kokiri tem uma fada que faz um papel como o de pai para eles, aconselhando-os e os protegendo.

Há lendas que dizem que a raça dos Kokiris se originou quando algumas crianças começaram a brincar nos arredores de Lost Woods e graças à magia do lugar perderam a memória e ficaram presas por lá, aceitando a Grande Árvore Deku como mãe e criando uma civilização dentro da floresta.


Gorons

Doisse Gorons

Presentes em inúmeros jogos da franquia, os Gorons são um povo orgulhoso que geralmente não confraternizam com seres que não são da sua raça (podemos ver isso perfeitamente em Majora’s Mask, já que eles só conversam com você quando se transforma em um deles). Eles se alimentam de rochas e dominam a arte do sumô.

São seres extremamente fortes e seus corpos são feitos aparentemente de pedra, além de resistir à extrema temperatura, também conseguem encolher até ficarem em um formato esférico e rolar em grande velocidade, outra de suas habilidades é converter o corpo em uma espécie de mola. Em alguns jogos é possível ver corridas realizadas pelos Gorons.

Antigamente (época do Skyward Sword), a raça era encontrada sempre separada, sempre se via Gorons sozinhos, mas ao que pareceu, à medida que o tempo foi passando, formaram uma sociedade e geralmente transformam lugares quentes em seu habitat.


Zoras

dossie sea zora

Assim como os Gorons, os Zoras estão presentes em diversos jogos da franquia. Eles são uma raça humanoide aquática, com pele azul clara, que possuem as habilidades de respirar e se locomover tanto fora quanto dentro d’água.

Existem duas espécies de Zoras, os River Zoras, inimigos hostis que são encontrados em lugares que possuem água doce, geralmente saem da água de repente e utilizam bolas de fogo para atacar. E os Sea Zoras, que são aliados do reino, pacíficos, e podem ser encontrados em locais de água salgada.

river zoras

A aparência da espécie em muitos casos varia em tamanho e intensidade da cor, além de existir uma diferença física grande entre as subespécies (River Zoras e Sea Zoras).


Deku

Deku Scrub

Os Dekus são clássicos dentro do Zeldaverso e estão presentes em diversos jogos da franquia. Tratam-se de seres semelhantes à árvores, e se aproveitam disso para camuflar entre florestas ou qualquer lugar que possui uma vegetação. Com um bico redondo, os Dekus são capazes de soltar sementes em seus inimigos para se defenderem.

Eles são subdivididos em 3 subespécies: Os Deku Scrubs, que são os mais recorrentes, caracterizam-se por suas folhas verdes, e são capazes de conversar. Não é típico essa raça agir de forma agressiva, porém alguns da espécie não são muito sociáveis.

mad scrub

Os Mad Scrubs, caracterizam-se por suas folhas avermelhadas (ligada diretamente à raiva), são hostis e não são possíveis de se obter um diálogo.

Business scrub

E por último os Business Scrubs, essa subespécie se caracteriza por ser maior e mais larga que as outras, geralmente são mais inteligentes e quando atacam, utilizam armas. A característica principal deles é que após serem derrotados, oferecem algum produto para venda (daí vem o nome Business, que significa negócios).

Vale lembrar também que em toda franquia todos os itens que se originam de madeira ou de plantas levam o nome Deku. Dentre eles temos: Deku Nuts, Deku Sticks, Deku Seeds, Deku Flowers, Deku Shields e muito mais.


Parella

Parella

Mais uma raça aquática da franquia, os Parellas foram adicionados ao universo no jogo Skyward Sword. São seres invertebrados com uma aparência um tanto quanto exótica, é basicamente uma mistura de uma água viva com um cavalo marinho. Suas cores variam entre azul e vermelho.

São criaturas residentes em Lake Floria e possuem a proteção do dragão de água, Faron. Como sabemos que o Skyward Sword aconteceu antes de todos os outros jogos da série e não existem Zoras nele, há teorias (não é oficial) que os Parellas são antepassados do povo Zora.

Tais teorias são baseadas nos esboços mostrados para fazerem os Parellas que foram baseados em Zoras, e também elas se fortificam quando os eles ficam desapontados por não poderem nadar por Faron Woods, quando a mesma é inundada em um período de tempo.


Gerudo

gerudo

Também recorrentes na franquia, os Gerudos são uma tribo de ladrões com uma cultura bem curiosa. Sua tribo é formada inteiramente por mulheres e o único membro homem da tribo nasce somente a cada 100 anos, e quando nasce está destinado a se tornar o rei dos ladrões.

Sua raça possui pele bronzeada, cabelos vermelhos e olhos dourados. Dependendo da situação, eles podem ser extremamente hostis com Hylians, Já que suas civilizações começaram isoladas umas das outras. Eles também são totalmente devotos à deusa da areia, e geralmente se localizam em desertos.

O membro da raça mais conhecido é o próprio antagonista da maioria dos jogos da franquia: Ganondorf.


Anouki

Anouki

Os Anoukis são uma raça pouco comum entre os jogos da franquia, eles apareceram apenas nos jogos de Nintendo DS: Phantom Hourglass e Spirit Tracks. São basicamente uma mistura de Esquimós, Pinguins e Renas.

Além da sua aparência curiosa e a capacidade de viver em ambientes gelados, os Anouki também são conhecidos por nunca mentirem. São um povo extremamente amigável, e ao serem ajudados mostram muita gratidão.

Koroks

Koroks

Os Koroks possuem corpos pequenos que são aproximadamente do tamanho de uma criança humana jovem. Esses corpos parecem ser feitos de madeira, e seus rostos são marcados pelo que parecem ser folhas máscaras folhas com diferentes cores, formas e tamanhos. Devido à sua estrutura leve, eles podem facilmente voar com a ajuda de um broto especial no topo de suas cabeças, que, geralmente é usado como uma hélice dorsal de um helicóptero, porém eles só são capazes de voar por um curto período de tempo.

Os Koroks são uma espécie evoluída dos Kokiris, que se transformaram após a inundação de Hyrule. Eles estão presentes em Wind Waker. Podemos deduzir que há essa evolução, graças  a palavras da Grande Arvore Deku, que era a “mãe” dos Kokiris, ela conta uma história:  “Era uma vez, há muito tempo, os Koroks possuíam formas humanas, mas quando eles vieram viver no mar, eles tomaram essas formas“, outra evidência é o modo com que a árvore os chama “minhas queridas criancinhas”.

Diferente de seus antepassados, que não saíam da floresta, os Koroks raramente voltam até sua casa, pois o objetivo de cada um é plantar a maior quantidade de sementes da Grande Árvore Deku pelo mundo.


Kikwi

kikwi

Os Kikwis foram mais uma raça criada em Skyward Sword, eles são herbívoros e aparentemente cada membro da sua raça possui um nome de um chá diferente. No jogo são bastante usados para conseguir informações, já que são bastante observadores.

Seu formato lembra o de um kiwi (daí o nome kikwi), e eles possuem uma planta nas costas que usam como camuflagem. Tufos de erva crescem nas cabeças dos Kikwi, criando a aparência de cabelo e pelos faciais. A parte de trás de um Kikwi também parece desenvolver musgo com a idade.

Sheikah

sheikah

Os Sheikah são um antigo clã de guerreiros ninja que juraram proteger a família real de Hyrule, mesmo após a morte. Após um tempo, eles passaram a ser conhecidos como “As Sombras dos Hylians“. Eram hábeis na arte mágica e combativa. Supõe-se que muitos morreram durante a Guerra Civil Hyruliana e são considerados quase extintos pelos eventos de The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Em Ocarina Of Time, a princesa Zelda se disfarça de um Sheikah para se proteger de Ganondorf, nesse disfarce ela usa o nome de Sheik. Até hoje apenas 3 Sheikah apareceram nos jogos (Sheik, Impa e de acordo com teorias, Impaz), mas seu símbolo, para aumentar o mistério da raça, está presente em muitos lugares e em muitos jogos, em estátuas e em itens.

A aparência da raça é bastante parecida com os Hylians, porém eles sempre possuem pele bronzeada e olhos vermelhos.


Skull Kids

Skull kid

Recorrente em alguns jogos, os Skull Kids, são seres completamente travessos que residem em Lost Woods. Eles adoram pregar peças em quem visita a floresta. São amigáveis com crianças, mas teme adultos e os ataca quando pode.

Sua fisionomia é bastante estranha e medonha, seu rosto é preto e possui olhos brilhantes, suas roupas são farrapos avermelhados, parecendo muito com espantalhos.

De acordo com os registros, pessoas comuns que se perdem em Lost Woods, são amaldiçoadas e se tornam Skull Kids, mas de acordo com Navi (A fada guia de Link em Ocarina Of Time), a origem deles vem de crianças que ao se perderem na florestas, enlouqueceram.


Fadas

fadas

As Fadas são uma raça extremamente recorrente dentro da franquia. São bastante amigáveis e ajudam o herói em diversas situações, algumas possuem poder de cura e são capazes de ser até guardadas nos Bottles serem usadas posteriormente.

Em Ocarina Of Time, as fadas eram como os pais de cada Kokiri e os ensinavam quase tudo que sabiam.

Na maioria das vezes sua representação comum é uma pequena esfera de luz com asas transparentes, parecidas com insetos. Eles aparecem em uma grande variedade de tamanhos, de grandes fadas de tamanho humano para aqueles pequenos o suficiente para caber na palma da mão de Link. Muitas Fadas são capazes de produzir a sua própria luz, ou mesmo mudar a sua cor.

great fairy

As líderes das Fadas são as Great Fairies e a Fairy Queen, que parecem ser superiores a outras Fadas e possuem uma aparência espetacular. Great Fairies também têm outras habilidades, além dos poderes de cura de fadas menores, eles podem conceder à Link novos itens ou atualizações, e fornecer-lhe magias poderosas.


Oocca

oocca

Com uma aparência bizarra, os Ooccas são uma espécie de galinha com cabeça humana, e seus filhos quando pequenos, possuem apenas uma cabeça com asas. Eles residem na cidade do céu e estão presentes somente em Twilight Princess.

Os Ooccas têm sua própria linguagem escrita, conhecida como Escrita do Céu e alguns são capazes de falar e escrever em Hylian. Os Ooccas também têm habilidade em construir canhões, isso é demonstrado pelo fato de que eles construíram o Canhão de Céu que Link usa para alcançar a Cidade no Céu. Além disso, eles criaram o Dominion Rod. Eles também parecem ser bastante adeptos ao uso da magia.


Rito

rito

Os Ritos foram apresentados em Wind Waker, eles são pássaros humanoides e não nascem com suas asas, para recebe-las precisam passar por uma cerimônia, onde o grande ancião da tribo lhes concede o poder de voar. Diferente das aves comuns, seu bico é usado apenas para cheirar, e eles possuem uma boca humana.

Como possuíam a habilidade, os Ritos eram geralmente carteiros, já que conseguiam passar por cima dos mares mais ferozes.

O mais estranho dessa raça, é que de acordo com o diretor Eji Anouma, eles são uma forma evoluída dos Zoras, evidências que podem comprovar essa evolução é que membros da sua raça carregam o símbolo Zora em suas roupas.


Mogmas

mogma

Os Mogmas, assim como os Gorons, são seres subterrâneos e se localizam no vulcão de Eldin. Eles são uma combinação de toupeira com cachorro e possuem uma paixão compulsiva por caçar tesouros, Porém essa obsessão acaba levando-os para diversas situações perigosas.

Todos os Mogmas tem nomes baseados em metais. Mesmo com a capacidade de cavar qualquer superfície com as mãos nuas, eles também utilizam garras com pontas de metal, as mesmas vistas em muitos jogos da franquia. Apesar de serem seres subterrâneos, eles não tem nenhuma ligação com os Gorons (Até então), já que os Gorons coexistiram com os Mogmas.


Subrosians

subrosians

Exclusiva dos jogos Oracle of Ages/Seasons esta misteriosa raça vive no mundo subterrâneo de Subrosia. Eles têm grandes olhos brilhantes e estão sempre vestidos capas com capuz que são geralmente verde. Embora os Subrosians possam ser encontrados, eles não querem ser vistos e raramente são pegos.

Eles não usam Rupees (moeda da franquia), e por isso estão sempre em busca de seus Ore Chunks, sua principal moeda, dentro do mercado Subrosiano além de sua moeda é possível também usar sementes e outros itens para conseguir comprar.


Twili

twili

Os Twili descendiam de uma tribo de feiticeiros conhecidos apenas como os Interlopers, que tentaram tomar o controle do Reino Sagrado após a criação da Triforça. Entretanto, seus esforços falharam, e foram apreendidos pelas três deusas, Din, Nayru, e Farore. Com o auxílio dos Espíritos da Luz, os Interlopers foram banidos para uma terra conhecida como o Twilight Realm. Durante um longo período de tempo, devido ao ambiente vastamente diferente dentro do Twilight Realm, os intrusos evoluíram de suas formas originais para uma raça única, preto e branco, de aparência gentil, os Twilis.

Os Twili tem uma aparência esticada e alongada, com longos membros, pescoços e cabeças, e grandes variações na altura total e. Parece também que os Twili comuns são incapazes de falar a Língua Hylian, e em muitos casos proferem apenas gemidos e granidos.

Os Twili e as Sombras são as únicas criaturas que podem entrar em áreas de Crepúsculo ou trazer alguma coisa para dentro dela. Eles também parecem possuir grande habilidade mágica, alguns exemplos são levitação, telecinese, criação de portal, manipulação de objetos e a capacidade de se esconder em sombras humanas. Não se sabe se todos os Twili podem executar essas habilidades.


Yetis

yeti

Criados em Twilight PrincessYetis têm peles brancas e apenas suas mãos, pés e rostos são expostos. Sua pele é implícita para reter muito bem o calor. Eles são capazes de falar Hylian, mas os que são mostrados não pode fazê-lo fluentemente. O fato de eles serem monstros comedores de homens é um enorme equívoco, já que ambos os Yetis são realmente bondosos e generosos.

Os machos são bastante grandes, cerca de duas vezes o tamanho de um Humano e possuem caldas enormes, como as de um castor. Eles possuem força incrível, e podem derrubar outros com facilidade. As fêmeas, por outro lado, são apenas ligeiramente maiores do que os seres humanos (cerca de metade da altura dos seus possíveis companheiros) e não têm caudas. Elas parecem não ter braços, embora isso possa ser porque o único Yeti feminino que aparece, Yeta, usa algum tipo de suéter sem braços, e assim seus braços podem ser dobrados dentro dele fora da vista. É de notar que como Link encontra apenas dois Yetis no jogo, eles podem não parecer todos iguais e assim a descrição conhecida pode não se aplicar a toda a espécie.


Agora que você já sabe sobre todas as espécies de NPCs dentro do jogo, já pode iniciar sua jornada em busca da triforça, cuidado para não se corromper e buscar somente o poder. Chame o seu cavalo calce suas botas e se aventure pelo Hyrule Field, Ah… já ia esquecendo não esqueça suas armas e muito cuidado com os inimigos, Boa Sorte!

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Guilherme Chaves

Empresário de dia, estudante de Administração Pública de noite e redator da Torre nas horas vagas.