Séries

Tá, tá, tá, táááá | Momentos especiais da vida e carreira de Rubén Aguirre

Escrito por Tiago Bacelar

Rubén Aguirre nasceu no dia 15 de junho de 1934 em Saltillo, Coahuila, no México. Ele foi um ator e produtor com quase 30 créditos na TV e no cinema. Ficou conhecido por seu papel de Professor Girafales, no período de 1972 a 1979, por 27 episódios.

Na série Chapolin Colorado, de 1973 a 1978, Rubén Aguirre interpretou diversos personagens por 43 capítulos, tais como: Sr. Montesco, Rubén, Pocas Trancas e Detetive Cherlo Gómez. Participou de filmes como Don Ratón y Don Ratero, em 1983, como Rufino Rufián, e Este vampiro es un tiro, em 1991.

Seu último trabalho como ator foi dublando e revivendo seu personagem, o Professor Girafales, no desenho animado do Chaves, em 2012. Como produtor, fez em 1994, o programa Aqui esta la Chilindrina, centrado na Chiquinha, de Maria Antonieta de Las Nieves.

Em 1976, Rubén Aguirre montou um circo, o qual chamou de O Circo do Professor Girafales. Casou-se com Consuelo Aguirre e teve sete filhos. Nos últimos anos, estava sofrendo de um problema nas suas pernas. Mesmo assim, lançou em 2015, a sua biografia Después de usted.

Em 14 de janeiro de 2012, Rubén Aguirre Fuentes participou de uma turnê de despedida no México do Circo do Professor Girafales. Na cidade de Obregón, ele concedeu essa entrevista abaixo.

No dia 7 de setembro de 2011, Rubén Aguirre gravou um vídeo com o seu famoso bordão do Professor Girafales.

Em 12 de fevereiro desse ano, Rubén Aguirre, o Professor Girafales, reencontrou-se com Florinda Meza (Dona Florinda), em Puerto Vallarta. Ali, eles cantaram a música Somos Cafonas, Sim (Los Cursis no original), do episódio O Professor Apaixonado, do seriado Chaves.

No dia 7 de junho desse ano, deixou essa mensagem em sua rede social: “Obrigado por suas mensagens, as leio e me alegram.”

Ruben Aguirre - 07 de junho

Em dezembro de 2014, gravou uma entrevista para o Notícias SIN, falando sobre sua carreira, sua biografia e disse não temer a morte.

Rubén Aguirre faleceu aos 82 anos de idade. A notícia vai dada pelo seu companheiro de Chaves, o ator Edgar Vivar, o Seu Barriga.

ClKWY-rVAAAPvdV

Rubén Aguirre sempre será lembrado como um ator que marcou muitas gerações com seu Professor Girafales.

Descanse em paz, Professor Linguiça. Chaves, Dona Clotilde e Seu Madruga lhe aguardam.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Tiago Bacelar

Estudante de Direito e formado em Jornalismo e em Cinema. Gosta de filmes e seriados de gêneros variados. Escreve para a Torre de Vigilância desde 2015.