Entretenimento Tela Quente

Star Wars | Conheça os Jedi mais poderosos da franquia

Escrito por Guilherme Chaves

Como vão Vigilantes? Prontos para mais uma aventura dentro de uma galáxia muito, muito distante? Como hoje vamos adentrar no universo Jedi, sugiro que preparem seus Sabres de Luz, contenha suas emoções e concentrem-se na Força, para que ela esteja sempre com você!

O universo de Star Wars é bem vasto, e o mesmo possui em suas várias linhas temporais, uma incontável quantidade de Jedi. Como não é possível citar todos, separamos aqui nesse dossiê os principais praticantes da Força e algumas de suas características. Vamos conhecê-los?

Yoda

Mestre Yoda

Mestre Yoda

Mestre Yoda com certeza é um dos personagens mais icônicos da franquia, com um modo de falar estranho e engraçado, o Jedi de 66 cm foi um dos maiores usuários da força e viveu em torno de 900 anos de idade. Sua raça até então é desconhecida para as outras espécies. Conhecido pela sua grande sabedoria e habilidade com sabre de luz, Yoda, durante 800 anos treinou muitas gerações de aprendizes e durante as guerras clônicas, manteve o título de Grande Mestre Jedi (Líder do conselho Jedi).

Após a execução da ordem 66 pelo Chanceller Palpatine,  onde a maioria dos Jedi foram mortos, Yoda se isolou em Dagobah, mesmo planeta onde conheceu e treinou Luke Skywalker antes de falecer.


Conde Dookan (ou Dooku no inglês)

Dookan, como Sith

Dookan, como Sith

Antes de virar um poderoso Sith, Dookan também já foi um Jedi muito respeitado. Nascido no planeta Serenno, onde herdou o título de conde, ele foi levado ainda pequeno para a ordem iniciando sua relação com a força. Seu mestre era Thame Cerulian, um mestre Jedi respeitado e membro do conselho.

Ainda como Jedi, Dookan treinou seu primeiro Padawan, Qui Gon Jinn e o ensinou as técnicas e a sabedoria sobre a força. Após passar 70 anos como um Jedi, através da influência do senador Palpatine de Naboo, ele decide seguir pelo caminho sombrio, tornando-se Darth Tyranus.  (A fase como Sith desse Personagem será mostrada em outro dossiê).


Qui-Gon Jinn 

Qui Gon Jinn

Qui-Gon Jinn

Qui-Gon foi um humano Jedi nascido em Coruscant extremamente ligado à Força, apesar de não pertencer ao conselho Jedi por não concordar totalmente com seu código, ele tinha um respeito enorme dentro do mesmo e suas palavras sempre eram ouvidas.

Quem o treinou foi Dookan, e em consequência disso, herdou diversos aspectos de seu mestre, inclusive a teimosia. Graças a essa teimosia, ele confrontava muitas vezes as decisões do conselho, inclusive refutou e desobedeceu a ordem de não iniciar o jovem Anakin Skywalker em um treinamento Jedi.

Apesar da sua desobediência, Qui-Gon teve um Padawan com uma personalidade totalmente diferente da dele, Obi Wan Kenobi, que era bastante disciplinado e crente no código Jedi. Mesmo com suas diferenças, Obi Wan admirava seu mestre, e sempre o escutava.

Em uma missão em Naboo, Qui-Gon foi morto pelo Sith Darth Maul, e Obi Wan, após conseguir escapar, foi nomeado Mestre Jedi. Respeitando a decisão de Qui-Gon em transformar Anakin em Jedi, Obi Wan aceita-o como seu Padawan.


Mace Windu

Mace Windu

Mace Windu

Windu era um humano nascido em Haruun Kal, com uma enorme habilidade com sabre de luz era considerado um dos melhores lutadores Jedi da sua época, além do respeito como duelista também possuía um enorme peso dentro do conselho Jedi, perdendo apenas para Yoda, ele era uma espécie de vice líder.

Através do seu grande domínio no combate, Windu conseguiu inúmeras vitórias durante as guerras clônicas e foi um dos maiores aliados da república nessa época.

Certo dia quando Anakin descobre a verdadeira identidade do Chanceller Palpatine (Darth Sidious), Windu reúne 3 Mestres Jedi para derrotá-lo, entre eles, estava Kit Fisto. Contudo, os Mestres foram derrotados, o que resultou em um duelo feroz entre Windu e Palpatine.

Durante o duelo, Anakin Skywalker interveio. Enquanto Windu defendia-se com o seu sabre de luz dos relâmpagos que eram lançados por Palpatine, Skywalker acaba optando pelo lado negro da força decide apoiar o lorde Sith ao invés do Mestre Jedi, que mantinha a guarda com extrema dificuldade. Skywalker o golpeou com o sabre de luz, e Palpatine aplicou os relâmpagos da Força com uma voracidade ainda maior, lançando Windu pelo vidro do gabinete do Supremo Chanceler e o matando.


Obi wan Kenobi

Obi Wan

Obi Wan Kenobi

Sem dúvida um dos mais conhecidos Jedi em toda a franquia, Obi Wan Kenobi faz jus à sua fama. Humano nascido no planeta Stewjon, Kenobi foi treinado por Qui-Gon Jinn e após sua morte, quando foi consagrado como mestre Jedi, ficou responsável pelo treinamento de Anakin Skywalker, seu protegido.

Obi Wan teve um importantíssimo papel na Guerras clônicas, onde lutou como general ao lado da república. Seu comandante principal era o Comandante Cody. Ele também foi o primeiro Jedi em cerca de 1.000 anos a derrotar um lorde Sith (Darth Maul) em combate, como é mostrado no primeiro filme da franquia.

Após sobreviver a ordem 66 realizada pelo Senador Palpatine, Kenobi foi atrás do seu antigo Padawan em Mustafar, que já era um cavaleiro Jedi. Ele tinha se rendido ao lado negro da força, e após travarem um épico confronto, Obi Wan encerra o combate deixando o atual lorde Sith desmembrado.

Depois muito tempo desde o fim das guerras clônicas ele ressurge como Ben Kenobi, graças a um pedido feito pela princesa Leia Organa. Vendo que estava na hora de se revelar, ele inicia o treinamento de Luke Skywalker, filho de Anakin, mas acaba morrendo em um novo confronto com seu ex-padawan, que agora atendia pelo nome de Darth Vader.


Anakin Skywalker

Anakin Skywalker

Anakin Skywalker

Protagonista dos episódios I, II e III, Anakin teve uma vida sofrida, passando os primeiros anos de sua vida como escravo no planeta Tatooine, até ser resgatado por Qui-Gon Jinn, Obi Wan Kenobi (seu futuro mestre) e Padmé (sua futura esposa).

Considerado por muitos da ordem Jedi, o escolhido, que traria o equilíbrio entre os Jedi e os Sith, Anakin foi treinado por Obi Wan, mas sempre se apresentou bastante indisciplinado e costumava questionar o código Jedi, devido a isso, nunca conseguiu se tornar um mestre e nem garantir uma cadeira no conselho, apesar do seu tamanho talento e poder.

Anakin, como a maioria dos Jedi, tiveram uma participação importantíssima como general nas guerras clônicas, ele lutava geralmente nas linhas de frente ao lado do comandante Rex. E foi responsável pelo treinamento de Ahsoka Tano.

Jedis não podiam se envolver em relacionamentos, casarem ou selarem algum tipo de compromisso mais restrito, que não fosse proteger a galáxia. Anakin não concordava com isso e casou-se secretamente com Padmé, com quem futuramente teve dois filhos: Luke e Leia.

Graças ao medo de perder os mais próximos que amava e às suas dúvidas sobre o código, o caminho para o lado sombrio estava bem próximo para Anakin, e o Chanceler Palpatine (Também conhecido como Darth Sidous) viu nele um enorme potencial para se tornar um lorde Sith.

Quando foi convencido por Palpatine a se voltar para o lado sombrio, Skywalker foi responsável por exterminar a maioria dos cavaleiros e padawans Jedi que outrora lutavam ao seu lado. Momentos depois ele foi derrotado por seu antigo mestre Obi Wan, em Mustafar que o deixou para morrer após o combate, porém, seu atual mestre Sith, o resgatou (pelo menos o que sobrou dele) e uniu seu corpo à partes de tecnologia, transformando-o assim no temível Darth Vader.


Plo koon

Plo Koon

Plo Koon

Plo Koon foi um dos mais exímios espadachins do conselho Jedi. Nascido no planeta Dorin, da espécie Kel Dor, ele foi treinado por um Wookie chamado Tyvokka e dentre suas habilidades também se encaixava a sua experiência como piloto de caça.

Conseguindo recuperar diversos territórios da república durante a guerra dos clones, mestre Plo se encaixa perfeitamente dentre os maiores Jedi da franquia. Sua morte ocorreu durante a ordem 66 quando seu caça foi atingido inesperadamente pelos clones que comandava, devido a sua extrema habilidade, ao morrer, Plo conseguiu levar 141 clones consigo, graças a explosão da sua nave.


Kit Fisto

Kit Fisto

Kit Fisto

Fisto era um Nautolano, do planeta Glee Anselm. Graças às características da sua espécie ele conseguia respirar embaixo dágua, o que ajudou muito na conquista de planetas aquáticos contra os separatistas. Seu sabre de luz possuía dois cristais e foi modificado para que operasse com mais precisão embaixo dágua, o que o ajudou muito em batalhas no planeta Mon Calamari.

Ele era mestre nas formas de luta Shi-Cho e Jar’kai o que o tornava um espadachim muito bom. Infelizmente, após a descoberta de que Palpatine era Darth Sidious, apesar de estarem em maior número e possuírem habilidades extremas com sabre de Luz, Kit Fisto acabou sendo morto por Sidious ao lado de Agen Kolar e Saesee Tiin.


Ahsoka Tano

Ahsoka Tano

Ahsoka Tano

Pertencente a espécie Togruta, do planeta Shili, Ahsoka foi Padawan de Anakin Skywalker durante as guerras clônicas, onde desempenhou seu maior papel.

Seu modo de luta era no entanto peculiar, Ahsoka possuía dois sabres de luz, e dominava a técnica de empunhadura invertida. Durante o seu treinamento com o cavaleiro Jedi Anakin Skywalker, Ahsoka conseguiu se tornar uma exímia estrategista bélica e de combate.

Próximo ao fim das guerras clônicas, ela foi incriminada por sua melhor amiga Bariss Offee (Padawan de Luminara Unduli) que se voltou ao lado sombrio. Quando consegue provar sua inocência, ela não tinha mais a mesma confiança no conselho Jedi, que não deram ao menos um voto de confiança para ela durante os acontecidos. Sendo assim ela resolve deixar a ordem, onde encerra suas atividades como Jedi.

Anos depois Ahsoka volta e dessa vez ao lado das forças rebeldes contra o império. Após descobrir em meio a uma dolorosa batalha que Darth Vader é na verdade seu antigo mestre, Ahsoka deixa seus amigos escaparem, e acaba ficando presa com o vilão, um suspense enorme fica no ar e até então, nada é revelado sobre o seu fim.

Aayla Secura

Aayla Secura

Aayla Secura

De espécie Twi’lek Rutiana, do planeta Ryloth, Aayla Secura foi eleita como cavaleira Jedi logo no início das Guerras clônicas, após diversas realizações em combate ainda no início do conflito, ela logo foi promovida para Mestre Jedi.

Como Mestre, Aayla Secura liderou as forças Republicanas no planeta Quell e foi fundamental na defesa de Maridun. No entanto, apesar da sua inegável valentia, Secura encontrou o seu fim durante a Ordem 66 em Felucia, com tiros de blaster acertados em suas costas.


Luminara Unduli

Luminara Undulli

Luminara Undulli

Luminara era uma Mirialana, do planeta Mirial (É mesmo?). Seu lábio inferior era manchado permanentemente por um preto arroxeado. As suas tatuagens denotavam sua disciplina física e seus olhos eram de um azul intenso, em contraste à sua pele azeitona-colorida.

Era uma das mestres mais poderosas do conselho, e também uma das mais sábias. Ela usava a forma Soresu de combate com sabres de luz (A forma III), acreditando que um mestre verdadeiro dessa técnica era invencível. Não somente suas habilidades com sabre de luz eram reconhecidas, mas treinou também habilidades que fizeram seu corpo se tornar flexível, podendo facilmente torcê-lo para evadir de quase todo ataque que não obstruísse com seu sabre de luz verde. Dessa forma, os anos do treinamento intenso transformaram seu corpo em uma verdadeira arma.

Luminara foi mais uma das vítimas da Ordem 66, no fim da guerras clônicas, ela foi emboscada pelos clones em  Kashyyyk, lar dos Wookies.


Luke Skywalker

Luke Skywalker

Luke Skywalker

Luke Skywalker! Protagonista da trilogia original da franquia, considerado a última esperança dos rebeldes, foi criado em Tatooine, depois de ser levado por Obi Wan e separado de sua irmã gêmea Leia Organa.

Após encontrar com os droides R2D2 e C3PO, ele descobre que o velho Ben Kenobi era um famoso Jedi e foi um grande amigo de seu pai. Ben (nova identidade de Obi Wan) inicia seu treinamento após perceber que a força é grande no jovem garoto. Infelizmente após um grande confronto de Kenobi com o lorde Sith Darth Vader, Luke acaba perdendo seu mestre.

Luke herdou de seu pai a capacidade de pilotar naves com grande facilidade, e graças a essa habilidade, conseguiu destruir a Estrela da Morte, a maior arma que o império galáctico tinha contra os rebeldes. Após um tempo Luke consegue encontrar em um planeta bem distante seu novo mestre, Yoda. Infelizmente, antes de finalizar seu treinamento Luke acaba tendo que salvar seus amigos em outro planeta e acaba confrontando Vader cara a cara, no meio desse confronto ele descobre uma das maiores revelações da sua vida, Darth Vader não matou seu pai, ele era seu pai! Depois de uma batalha épica e uma mão perdida (Normal isso né?), ele consegue escapar do lorde Sith. E quando retorna ao Mestre Yoda, ele já estava a beira da morte, e diz que Luke deve terminar seu treinamento sozinho.

Após um tempo de treinamento, vários truques aprendidos e com as habilidades muito bem aprimoradas, ele consegue no fim convencer o pai a se voltar contra o imperador e juntos trazem a vitória dos rebeldes e o fim do império galáctico.

Luke, com o dever de restabelecer a ordem Jedi, e após longos anos de estudo, ele treina uma nova geração. Mas infelizmente, seu sobrinho é corrompido pelo lado negro e se une à primeira ordem (construída pelos destroços do império) e começa a atender pelo nome de Kylo Ren. Depois dos acontecimentos, Luke resolve se isolar, e percebe que a tentativa de estabelecer uma nova ordem, foi um grande engano.


Chegamos ao fim pessoal, gostaram de conhecer mais sobre os Jedi? Alguma sugestão? deixem aí nos comentários. E lembrem-se nunca subestimem o lado negro, pois pode um caminho sem volta (Ou o nosso próximo dossiê). Até a próxima e que a força esteja com vocês.

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Guilherme Chaves

Administrador Público de dia, Projeto de Cheff de noite e redator da Torre nas horas vagas.