Gameplay

Star Renegades: Um Excelente e Nostálgico JRPG

Escrito por José Victor

Desenvolvido pela Massive Damage, a mesma responsável pelo excelente Halcyon 6: Starbase Commander, Star Renegades foi lançado na terça-feira (08/09) e mistura em sua gameplay elementos de JRPG com roguelite, mantendo o gênero de ficção científica em uma trama simples, porém bem elaborada, de seu título anterior em gráficos 2D.

Em Halcyon 6: Starbase Commander, a empresa mostrou um título onde o jogador era responsável por administrar um acampamento, explorando a área em busca de recursos e combatendo os inimigos que ameaçavam o a base, tudo isso em um universo sci-fi. Star Renegades segue essa mesma premissa como base, porém adiciona os elementos já citados acima e se prova como sendo um excelente e nostálgico jogo.

7% Star Renegades Deluxe Edition on GOG.com

A história do jogo é bem simples, bem curta e por conta disso acaba não tendo um merecido destaque ao longo da gameplay. Em Star Renegades, o mundo está sendo dominado e destruído pelo Imperium, sem esperanças de derrotar o inimigo, um cientista envia um robô para uma outra dimensão onde o inimigo não invadiu ainda. Por fim, cabe aos heróis estudarem a estratégia do Imperium e impedir que eles conquistem mais um mundo, mas caso conquistem, há a chance de ir para outra dimensão e ter uma nova tentativa. Por mais que seja básica e não tão bem desenvolvida durante a jogatina, a trama é muito boa e poderia ser melhor explorada em obras futuras.

E, basicamente, a jogabilidade de Star Renegades segue a trama misturando elementos do gênero roguelite – já visto em Dead Cells, por exemplo – com elementos clássicos de RPG apresentando um sistema de combate em turnos focados na estratégia. De início, você tem três heróis que precisam derrotar o Imperium em três dimensões diferentes até chegar no mundo final para derrotar o chefão. Em cada planeta, há diversos tenentes inimigos seguidos por um comandante e o jogador pode explorar o planeta para recolher recursos, upar os personagens e derrotar os inimigos que, caso te derrotem, voltam mais fortes. – sendo semelhante ao sistema nêmesis visto em Middle-Earth: Shadow of Mordor e em sua sequência.

Star Renegades 2019, HD Games, 4k Wallpapers, Images, Backgrounds, Photos and PicturesTodo esse esquema de jogabilidade faz com que o jogador necessite de uma estratégia para montar seu esquadrão, upar ele e derrotar o vilão. Os personagens da equipe não recuperam saúde e nem armadura após as batalhas, apenas nas fases de acampamento, então é preciso se planejar muito bem durante cada fase do jogo.

Por mais que seja interessante colocar esses dois sistemas juntos, também torna o jogo com uma dificuldade maior do que deveria ter, o que pode desanimar o jogador eventualmente. A dificuldade adicionada chega a ser um pouco absurda as vezes, ainda mais pelo fato de que quando você morre, você precisa retornar tudo novamente.

O combate em turnos é o maior destaque do título. Na tela de combate, você observa a ação que o inimigo irá realizar e qual personagem irá sofrer ela, dando a opção de se defender ou atacar – caso seja essa sua escolha. E como cada um dos cinco personagens apresentam habilidades específicas, há um leque enorme de opções para ser utilizado nas batalhas.

De fato, as únicas críticas negativas que tenho para fazer desse jogo é sobre a dificuldade excessiva em alguns pontos do título e pelo fato de que não há tradução para a nossa língua, algo que é raro hoje em dia. Tirando isso, Star Renegades apresenta gráficos 2D, combates em turnos e um sistema roguelite que torna o JRPG bastante nostálgico, sendo semelhante aos jogos dos anos 90.

Star Renegades is coming to Steam in September | PC Gamer

Vale a pena jogar?

Star Renegades é extremamente divertido e nostálgico ao trazer elementos de jogos dos anos 90 em um JRPG  com uma história extremamente surpreendente e uma gameplay excelente. Infelizmente, o jogo não é para todos: caso você não esteja familiarizado com o estilo retrô ou com roguelite, não conseguirá se divertir. Além disso, o jogo também não apresenta legendas em português, algo raro nos tempos atuais. Por fim, o título consegue criar uma aventura com uma história sensacional e uma jogabilidade única ao misturar o melhor dos dois elementos. Divertido, cativante e nostálgico, Star Renegades merece sua atenção.

Agradecimentos especiais à Raw Fury pelo código do jogo. Star Renegades foi testado na Steam e não apresentou nenhum problema durante a jogatina.

Ouro: Recomendável

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

José Victor

Estudante de Odontologia durante o dia, redator da Torre durante a noite e apaixonado por audiovisual e jogos todo o tempo. Nas horas vagas, streamer no canal da Twitch.