Board games Games

Seja o melhor comprador de peixes e frutos do mar no jogo Tsukiji

Escrito por Gabriel Faria

Através dos board games você pode ser de tudo: herói, vilão, investigador, árvore (!), etc. Mas você já sonhou em ser o melhor comprador de peixes de todos os tempos? Em Tsukiji, lançamento da Redbox Editora, é possível!

Tsukiji é um jogo em que seu objetivo é tentar ser o comprador mais bem preparado, sendo capaz de influenciar as oscilações dos preços e fazer as melhores compras, para terminar o jogo com o conjunto de Cartas de Produto mais valiosas para o seu restaurante, que incluem sake, takusan, hotategai, ebi e mais. Ao final o jogador que terminar com mais dinheiro após a conversão de seus produtos é declarado o vencedor.

O mercado de peixes de Tsukiji, localizado em Tóquio, é o maior atacadista de peixes e frutos do mar do mundo, e também é um dos maiores mercados atacadistas de comidas de qualquer tipo.

Cartas de Produto.

Tsukiji pode ser jogado por dois a quatro jogadores, e cada partida dura em média 20 minutos. É uma criação do designer Leandro Pires com ilustrações de Alex Mamedes e projeto gráfico de Dan Ramos, e o gameplay se desenrola através de cartas, alguns tokens de ação, um tabuleiro e tokens de moedas.

A variedade de cartas é pequena: existem apenas três tipos, sendo elas Cartas de Produto, Cartas Coringa e Cartas da Yakuza. As Cartas de Produto são representadas também por marcadores que irão caminhar pelo tabuleiro conforme o desenrolar das especulações financeiras, deixando aquele produto mais ou menos valioso.

O tabuleiro.

Após o setup, descrito de forma muito clara no Manual do jogo, cada jogador será representado por uma cor e receberá os Tíquetes de Avaliação daquela cor, que serão usados para o desenrolar das especulações dos produtos. Há quatro turnos em cada rodada: o turno de oferta, quando são revelados os lotes de produtos (através da disposição das cartas na mesa), o turno de avaliação (quando os jogadores avaliam cada um dos lotes em sigilo), e o de cotação (quando os Tíquetes são revelados e verifica-se o valor final de cada lote). Então, em ordem definida, no quarto turno cada jogador que já recebeu suas moedas iniciais irá comprar um lote de produtos.

Tsukiji é um jogo muito exitoso em ser uma experiência simples porém extremamente agradável e avaliativa. Com belíssimas ilustrações, o desenrolar de cada partida possui uma infinidade de variáveis que tornam cada jogo único. Cartas especiais (Yakuza e Coringa) irão influenciar positiva ou negativamente a compra de produtos de um determinado jogador, que poderá sofrer graças ao jogo mental feito por seus adversários.

Em contrapartida, os jogadores também poderão avaliar cada rodada para gastar seus Tíquetes Especiais, que ao invés de somente adicionarem um valor a um lote de produtos, poderão subtrair, multiplicar ou alterar drasticamente o valor daquele lote cobiçado.

Os lotes são avaliados através dos Tíquetes de cada jogador.

Vale lembrar que os lotes com produtos mais competidos se tornarão os mais valiosos, e com isso os produtos terão melhor desempenho no andar do tabuleiro, tornando-os ao final da partida mais caros, gerando assim mais dinheiro a quem os comprou. É importante verificar como andam as compras dos adversários, e quais suas possíveis estratégias.

Este é o primeiro board game nacional da Redbox Editora, e seus componentes foram inteiramente fabricados no exterior, além de ser apresentado de forma globalizada em português, inglês, espanhol e alemão. As cartas e tokens, além do tabuleiro, são de extrema qualidade, e a arte, caricata (da melhor forma possível) e totalmente exclusiva, é um show por si só.

Moedas.

A mecânica simples facilita a jogabilidade para apreciadores casuais de board games; entretanto, não é demérito algum dizer que sua simplicidade é o ponto-chave da diversão. Este é um jogo de extrema criatividade artística, e jogá-lo sempre trará uma experiência única graças ao seu gameplay que beira a inovação no funcionamento do leilão.

Tsukiji é composto por 105 cartas, 36 tíquetes de avaliação, 12 tabuletas de preço, 36 moedas, 5 marcadores de produto, 1 marcador de primeiro jogador, 1 tabuleiro de cotações e 1 manual de regras.

O preço sugerido é R$ 179,90 e você pode comprá-lo na Loja Redbox clicando aqui. Você também pode adquirir moedas de metal e o playmat oficial do jogo para incrementar sua experiência.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Gabriel Faria

Apaixonado por quadrinhos, redator da Torre de Vigilância, criador do blog 2000 AD Brasil e otaku nas horas vagas.

Deixar um comentário

Or