Quadrinhos

Revolta da Vacina, do André Diniz, é o novo lançamento da DarkSide Books

Escrito por Ricardo Ramos

Revolta da Vacina é o mais novo trabalho do quadrinista André Diniz e o primeiro do autor pela DarkSide Books. A editora já começou a pré-venda com brinde exclusivo da HQ que narra o motim popular ocorrido entre 10 e 16 de novembro de 1904, onde por causa da pandemia da Varíola as camadas populares rejeitavam a vacina.

Nessa época o Rio de Janeiro ainda era capital do Brasil e a cidade passava por um processo de industrialização e aumento populacional, o que ocasionou condições precárias que favoreciam a proliferação de doenças, especialmente nas regiões mais pobres. Com o surto de diversas doenças como Febre Amarela, Peste Bubônica e a Varíola. Sendo essa última combatida com vacinação. Assim o médico Oswaldo Cruz, responsável pela campanha de saneamento, determinou que ela fosse obrigatória. O que ocasionou uma revolta popular.

Em Revolta da Vacina, do André Diniz, vamos acompanhar a trajetória de Zelito, um jovem ilustrador cearense que parte para o Rio de Janeiro e tem seis meses para provar ao pai que pode construir uma carreira de futuro. Na capital, enquanto procura trabalho como cartunista nos jornais, ele se envolve nas manifestações que iriam culminar na rebelião que sacudiu a cidade.

A publicação foi resultado de uma pesquisa meticulosa que a transformou em um documento da persistência de nossas mazelas históricas, que pretende informar tanto o jovem leitor brasileiro em primeiro contato com o tema, como aqueles já familiarizados com a história. Mas todos se identificarão com as similaridades entre o Brasil do início do Século 20 e o que ocorre atualmente com a pandemia do COVID-19 e a chegada da esperada vacina. Que também sofre com rejeição e mentiras de parte da sociedade e de alguns membros do poder público.

Uma das charges mais famosas foi essa publicada na revista O Malho em 29 de outubro de 1904.

Revolta da Vacina tem formato 16 x 23 cm, 176 páginas, capa dura e o preço de R$ 59,90. A publicação conta ainda com uma vasta seleção de charges da época a respeito da vacinação obrigatória, além de posfácio do historiador Luiz Antonio Simas.

Revolta da Vacina pode ser adquirida no site da DarkSide Books clicando AQUI.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Gibizeiro, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or