Gameplay

Review | Samurai Shodown

Escrito por José Victor

Lançado originalmente em 1993, Samurai Shodown é um jogo de luta desenvolvido pela SNK para os consoles Neo Geo. O título foi um sucesso entre os jogadores por ter uma jogabilidade diferenciada dos jogos de luta da época e acabou recebendo continuações até 2008, entretanto estas não agradaram os fãs. Diante disso, foi anunciado que o primeiro jogo da franquia iria receber um remake esse ano para Xbox One, Playstation 4 e Nintendo Switch e PC (em breve).

Samurai Shodown para Neo Geo.

Contar uma história não é bem o foco de Samurai Shodown e por conta disso o seu modo história é raso e esquecível. Nesse modo, cada personagem tem a sua história para seguir e seu caminho leva para o boss final. Com uma série de lutas e cutscenes entre elas, o modo história leva em média de 30 a 40 minutos para ser concluido. Como foi dito acima, trazer uma trama aos jogadores não é o objetivo do jogo, portanto a falta de uma boa história não chega a ser um problema relevante – apenas para os jogadores que só gostam de jogar o modo single-player.

Além do modo história temos também os modos sobrevivente e multiplayer, ambos clássicos em jogos de luta. O multiplayer acaba sendo o foco primário de Samurai Shodown e nele lutamos contra jogadores do mundo todo e contra as suas sombras, que imitam o seu estilo de jogo. Uma curiosidade é que o jogo estará presente na Evolution Championship Series (EVO) desse ano, o que é bem interessante pois significa a entrada da franquia no mundo dos Esports. Essa entrada é merecida, o título tem um enorme potencial para futuras competições.

A jogabilidade permanece semelhante a do jogo original, com modificação somente nos gráficos – sendo assim, é um jogo de luta 2D com gráficos 3D. Os combates de Samurai Shodown são bastante estratégicos, onde cada personagem tem seu estilo de luta, apresentando também suas qualidades e suas fraquezas. Isso torna cada lutador único. E falando nos lutadores, o elenco é composto pelos mesmo lutadores do clássico e por novas adições. Dentre os novos personagens estão: Darli Dagger, Yashamaru Kurama e Wu-Ruixiang. Além disso, quatro novos lutadores chegarão ao jogo por meio de DLCs. Inclusive, quem adquirir o jogo até o dia 30 de Junho, vai ganhar o passe de temporada gratuitamente – então corra pra comprar, pois vale a pena!

Os controles do jogo são semelhantes a qualquer jogo de luta com quatro botões para os golpes básicos, outros de bloqueio e a possibilidade de realizar combos. De início é complicado dominar os controles por ser um jogo de luta diferente dos demais, entretanto, após o tutorial e um pouco do modo dojo os controles se tornam fáceis.

Durante a jogatina no Xbox One, Samurai Shodown não apresentou nenhum problema de desempenho. Alguns bugs foram encontrados, mas não foi nada tão grave ao ponto de comprometer a diversão ou a gameplay. Provavelmente eles serão corrigidos em breve, após o lançamento oficial do jogo.

Related image

Samurai Shodown é um remake satisfatório para os fãs do jogo original e é um excelente jogo de luta para os fãs do gênero. Entretanto por ser um jogo de luta mais calmo e estratégico do que outros títulos, como por exemplo Mortal Kombat, sua jogabilidade pode ser estranha no início para os novos jogadores. Mesmo assim, vale a pena conhecer e aproveitar o máximo de sua jogatina.

SAMURAI SHODOWN é um jogo de luta com armas brancas adorado no mundo todo desde a estreia do primeiro título em 1993. Já se passaram 11 anos desde o último jogo da série, e enfim chegou a hora de SAMURAI SHODOWN voltar de vez com um jogo moderno, visual caprichado e jogabilidade de tirar o fôlego! Reproduzindo fielmente as mecânicas e a atmosfera que levaram a série ao estrelato, SAMURAI SHODOWN chega com um recurso revolucionário que aprende as ações e os padrões de cada jogador para criar “sombras”: personagens que depois serão controlados pela CPU. A história desta vez se passa um ano antes do primeiro jogo, com guerreiros e combatentes das mais diversas origens perseguindo seus objetivos, prontos para batalhar e encontrar o próprio destino!

Samurai Shodown foi lançado hoje (28/06) para Xbox One e Playstation 4, com legendas em português.

Agradecimentos à SNK pelo envio do código para análise. Me diverti bastante jogando e pretendo continuar me divertindo com o jogo, por um bom tempo.

Nota: 4/5

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

José Victor

Estudante de Odontologia durante o dia, redator da Torre durante a noite e apaixonado por audiovisual e jogos todo o tempo. Nas horas vagas, streamer no canal da Twitch.

Deixar um comentário

Or