Quadrinhos

Resenha | Contos de honra e sangue – Primeiras impressões

Escrito por Monique Mazzoli

Tive o enorme prazer de ler Contos de honra e sangue, de Wander Antunes (roteiro e arte), que está sendo lançado pela editora Ultimato do Bacon, e vim aqui dizer para vocês o que podem esperar dessa obra, que ainda está correndo no financiamento do Catarse. 

Contos de honra e sangue me ganhou inicialmente pelo seu tema: Honra. Não que eu pense que ela é algo tão valioso que valha a pena derramar sangue para alcançá-la ou protegê-la, mas é um motivo,  se assim posso dizer, pelo qual muito sangue já foi jorrado. O que poderia levar os homens a agirem como tolos e movimentar suas infundadas guerras, como a motivação da defesa de sua honra e vingança? E isso é o que encontramos aqui nesses 5 contos de, nem sempre tão gloriosos, combates pela honra.

Um outro ponto que me chamou muita atenção foi a arte de Wander, o quadrinho tem uma arte linda, toda em tons de rosa, amarelo, azul, que lembram as cores de um bonito entardecer. Não só o roteiro desta história, como também todos os desenhos e cores, pertencem ao trabalho de Wander, me fazendo pensar todo tempo enquanto lia na dedicação que teve com esse novo trabalho, que é um dos seus primeiros solo.

O que nos traz certo fascínio nesta história, também é algo que nos provoca ira, saber que o resultado dessas disputas sempre atingem, de certo modo, os que são considerados uma minoria, os que participam ou são afetados, por uma guerra que não os pertence.

“Eles, os inimigos, eram fáceis de se identificar: quase sempre pretos, quase sempre índios, quase sempre pobres.”

Por uma infeliz coincidência, isso me fez lembrar da guerra que está em vigência neste exato momento na Europa (Rússia x Ucrânia), não poderíamos dizer, a grosso modo, que essa é uma disputa sangrenta pela honra? Onde milhares de inocentes, civis e soldados, estão perecendo, ainda sem total compreensão do porquê, pela “honra” de outrem. 

Sem spoilers sobre o tiro final desta obra, posso dizer que facilmente podemos fazer um comparativo, uma alusão, à sociedade atual, e que sofrimento me causa admitir isso, como pode esse tema ser ainda atual? No fundo, não deixamos o DNA dos conquistadores, desbravadores e saqueadores, assim tão para trás. Trace uma linha temporal do início dos tempos até os dias de hoje e veja que, apesar de termos evoluído, mudado nossos discursos, nossas entrelinhas ainda dizem as mesmas coisas, ainda repetimos os erros do passado. 

“O corpo de um ditador a caminho de seu glorioso funeral precisa ser defendido da fúria de seus inimigos. Um envelhecido matador de dragões faz uma pausa na perseguição à última criatura em busca de aliados para o combate final. Dois cavalheiros defendem suas honras em um combate interminável. Um herói cansado da guerra volta para casa e descobre estar entrando em outro campo de batalha. Dois velhos que, destituídos de tudo, já nem sabem o que é honra, querem a recompensa oferecida pela cabeça de um inimigo do Estado.”

Sendo assim,  todas essas cinco histórias têm algo em comum, todas resultam em sangue! Com uma narrativa envolvente, Wander conseguiu fazer, dentro de suas linhas e traços repletos de ação, que o leitor tenha identificação com a história devido tamanha convicção e certeza de suas missões que os personagens apresentam. São contos curtos, que tem tudo aquilo que procuramos em uma história em quadrinhos: bom enredo e bela arte. 

Fiquei bem empolgada com Contos de honra e sangue e estou doida pra conferir esse material quando lançar. O quadrinho já atingiu sua meta de 100%, mas ainda faltam 18 dias de campanha, então, se você curtiu minhas primeiras impressões sobre ele, ainda dá tempo de correr e garantir a sua edição. Posso dizer com certeza, que é uma história que vale a pena e você vai adorar ter como parte da sua coleção.

Para apoiar essa campanha clique AQUI

Contos de honra e sangue tem 68 páginas coloridas, lombada quadrada e capa cartão, formato americano 17 x 25 cm 

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Monique Mazzoli

Gestora Ambiental falida🌱 | Mãe👩‍👧 Star Wars Maníaca✨🛸 | DC Louca 🦸🏻‍♂️|Coringologista 🃏| Leitora compulsiva 📖 | Viciada em café ☕ | Podcaster no HQ Corp Podcast e Yellow Talk Podcast 🎙️🎧| Redatora no Torre de Vigilância e GeekfyMe. 📝📚

Deixar um comentário

Or