Serial-Nerd

Por Trás de Seus Olhos (2021): Quando o roteiro manobra completamente ao seu bel prazer o telespectador

Escrito por Tassio Luan

Já abro este texto com uma pequena confissão: Assisti-la não estava nos meus planos inicialmente. Sabe quando você entra na Netflix procurando algo específico, mas muda de ideia por algo mais atrativo? Foi esse o caso. O perfil da minissérie estava no topo e apenas com a sinopse puxou-me a atenção necessária para dar o famoso salto de fé.

Behind Her Eyes conta a história de Louise, uma mãe solteira que trabalha como secretária e está presa a sua rotina. Em uma noite, ela se envolve com David em um bar, um jovem bem-sucedido, que acaba se tornando seu novo chefe. Para complicar as coisas, ela conhece Adele, uma nova amiga na cidade, que é casada com David. Com o passar do tempo, Louise começa a ficar obcecada pelo casal, mas quando passa a conhecê-los melhor, descobre que eles escondem alguns terríveis segredos.

Mesmo com um ar clichê nessa sinopse, somos criaturas atraídas pelo mistério e suspense. Essa parte final de segredos existentes no casamento foi o gatilho mais que suficiente para embarcarmos nessa aventura. E será que valeu a pena?

[TEXTO COM SPOILERS]

Como já mencionado, os dois personagens principais se encontraram casualmente no bar e nasceu uma química muito boa que rendeu um beijo (com culpa, logo em seguida). A partir disso, tivemos uma sequência de eventos que aumentou a atração entre David e Louise, que não conseguiam mais controlar. Para piorar (ou melhorar, depende do ponto de vista de quem assiste), eis que Adele também casualmente se tornou amiga de Louise. É um contraponto na balança e Louise entrou nesse redemoinho (mesmo com os protestos de Sophie) sem saber das consequências, afinal ela só queria se divertir com o chefe e afastar a solidão de sua nova amiga. O que poderia dar errado?

O saldo positivo dessa minissérie foi a ambiguidade que o roteiro tratou os diálogos entre David e Adele. Como consequência, os telespectadores foram manobrados para qualquer direção ao gosto deste próprio roteiro. Desde a primeira conversa do casal, muitas dúvidas pairavam no ar sobre o casamento controlador do marido e passivo por parte da esposa. Temos como pano de fundo o incêndio que matou os pais de Adele, então fomos levados automaticamente por um caminho onde não seja de fato um acidente. A produção ganhou muito com essas sutilezas do roteiro e mesmo com o desenvolvimento lento, ficamos atentos a qualquer pista óbvia ou não sobre o que de fato aconteceu e acontece entre esses dois.

A amizade entre a amante e esposa possuía um ar bem orgânico, porém você passa a perceber que pode ter algo errado com a forma intensa que Adele quis levar esse relacionamento. Só que, de início, pensamos que é apenas a solidão de ficar em casa o dia todo e a resposta disso é o total apego nessa relação que iniciou-se num esbarrão na rua. Aqui o roteiro age de novo em nos manipular ao vermos o que apenas eles querem que vejamos no momento.

Outra figura essencial na trama é Rob, amigo de Adele. Sua presença mesmo que em flashback trouxe um grande peso na história através de seu diário contando as aventuras de ambos e é aqui que a minissérie entrou no campo do realismo fantástico para explicar os plots apresentados. Já tínhamos Louise com seus terrores noturnos e quando começaram a explorar projeções astrais, você pausa o episódio e se pergunta se está vendo a coisa certa. Está sim. Apesar do conceito não ser explorado com mais atenção, foi interessante como essa prática influenciou os eventos até seu Finale e apresentou um excelente plot twist para esclarecer toda essa relação destrutiva.

Só tenho elogios para o elenco. Eve Hewson (filha de Bono Vox), Tom Bateman e Robert Aramayo são os que mais convencem nas atuações. Até o mirim Tyler Howitt merece nota aqui. Já Simona Brown tem uma atuação mediana, mas nada que seja sofrível. Por Trás de Seus Olhos é uma adaptação de mesmo nome da autora Sarah Pinborough. Apesar do final ter sido um pouco diferente do que estamos habituados a assistir em algumas mídias, acredito que finalizou bem redondinho e sem deixar margem para uma possível segunda temporada. Por enquanto, a plataforma de streaming não se pronunciou sobre o seu futuro.

Se você chegou até aqui deve ser sinal que aticei um pouco a sua curiosidade sobre a minissérie. Caso não, deixo a minha última cartada. Assista o trailer abaixo:

Já falei muito, pessoal. Espero que tenham gostado e mais uma coisa: Tenham bons sonhos e encontrem a segunda porta.

Por Trás de Seus Olhos está disponível na Netflix desde fevereiro.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Tassio Luan

Biólogo explorador do horror cósmico e de universos desconhecidos.

Deixar um comentário

Or