Cinema Tela Quente

Pinóquio por Guilhermo Del Toro é arte em sua mais bela forma

Escrito por Daniel Estorari

Convenhamos, Pinóquio não é uma história complexa de ser adaptada dado a sua popularidade e cônica simplória com elementos típico de contos de fadas, dado que há milhares de adaptações feitas pelos mais distintos estúdios. 

Entretanto, o que torna sua adaptação desafiadora, é sair da linha de conforto estabelecida há décadas, tornando o conto cansativo e exaustivo para certos telespectadores. Por sorte, Pinóquio por Guilhermo Del Toro faz totalmente o contrário! 

Latest Guillermo Del Toro GIFs | Gfycat

A nova versão do diretor Guillermo del Toro é uma releitura sombria e distorcida do famoso conto de fadas de Carlo Collodi sobre o boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade. Situado em 1950 na Itália comandada pelo fascismo, Pinóquio ganha a vida quando seu criador talha a forma de um menino em madeira. Mas essa não é qualquer história que todos estão acostumados a ver sobre o menino travesso de madeira. Ao ganhar vida, Pinóquio acaba não sendo um menino tão legal, criando travessuras e pregando peças. Mas ele acaba aprendendo algumas lições ao longo de sua jornada. Entre suas aventuras, o menino de madeira terá de encontrar muitas criaturas e personagens, como o trapaceiro Conde Volpe, um sprite de madeira mágica e até a própria Morte, além de embarcar em um episódio para salvar Geppetto da barriga de um monstro marinho. Mas não espere que esta história tenha um final feliz. 

Dirigido, produzido e roteirizado por Guilhermo em parceria com Mark Gustafson, Del Toro coloca todos os elementos fantasiosos e abstratos de sua carreira no longa-metragem infantil, tornando-o inovador (para a mitologia do boneco de madeira) a partir de uma história original mas respeitando por completo suas raízes. 

Apesar de parecer entediante em certas ocasiões, Pinóquio por Guilhermo Del Toro é encantador, emocionante e uma jornada de amadurecimento sobre os personagens centrais, focando-se em diversos elementos ao mesmo tempo, sem se perder ou abandonar o seu verdadeiro propósito: comover. 

Enquanto presta homenagem à fábula de Carlo Collodi, o longa-metragem animado apresenta elementos inovadores que fazem críticas sociais pertinentes à época em que é situado, trazendo para si, componentes exclusivos das obras de Del Toro, como por exemplo, o terror e referências góticas. 

Pinocchio' review: A reimagined story is beautiful but comes with too many strings attached | CNN

Fazê-lo em stop-motion foi uma decisão assertiva de seus realizados, uma vez que a técnica trás ainda mais magia, sendo arte em sua mais bela forma. 

Mesmo produzido voltado para o público infanto-juvenil, Pinóquio Por Guilhermo Del Toro é sombrio e trata de forma leve, mas sincera, de assuntos adultos e pesados, como guerra, morte, rejeição, maus tratos, chantagem e abuso. Todavia, mesmo abordando tais temas, ele não se perde e é consistente em seu real propósito. 

Crítica Pinóquio de Guillermo del Toro dá chapéu na Disney - 07/12/2022 - Ilustrada - Folha

Guilhermo Del Toro com uma figura de Pinóquio.

Pinóquio por Guilhermo Del Toro é uma das maiores surpresas de 2022. Não há muitas palavras para estender o quão belo e lindo ele é, afinal, aquilo que é feito amor, carinho e respeito, deve ser admirado com o coração, e não somente com palavras. 

NOTA: 5/5

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Daniel Estorari

With great powers...

Deixar um comentário

Or