Quadrinhos

Paracuellos | Obra Premiada de Carlos Giménez Chega ao Brasil pela Editora Comix Zone

Escrito por Ricardo Ramos

Está chegando no Brasil a graphic novel Paracuellos do icônico quadrinhista espanhol Carlos Giménez. Iniciada como uma série autobiográfica no ano de 1976 na revista Muchas Gracias e logo se tornou uma importante publicação do autor, sendo vencedora de prêmios na Europa como Melhor Álbum no Festival de Angoulême (1981) e o Prêmio do Patrimônio (2010). A publicação é da Editora Comix Zone.

Carlos Giménez conta em Paracuellos as torturas e as dificuldades de seus anos vivendo em uma casa de assistência social com outras crianças, com a situação política espanhola permeando como pano de fundo. Confira a sinopse abaixo:

“Na Espanha franquista do pós-guerra, inúmeras crianças órfãs ou abandonadas cresceram em abrigos do Auxílio Social. Desamparadas e longe de suas famílias, os tempos são duros para elas e os momentos de alegria, raros.
Pablito, Adolfo, Peribáñez e muitos outros aprenderão nessas difíceis condições o que é medo, crueldade e vingança, mas também amizade e fraternidade. Eles criarão laços indissolúveis que lhes permitirão tornar-se os homens do amanhã.”


Carlos Giménez
busca dramatizar o elo entre o corpo humano e o corpo político em Paracuellos. Sendo um espelho que muitos na própria Espanha consideravam um capítulo da história que não era mais discutido. De como os acólitos de Francisco Franco usavam de todas as ferramentas para subjugação (disciplina, regulamentação do tempo, classificação corporal e segregação forçada) para reeducar as mentes jovens. Giménez começou a produzir Paracuellos um ano após a morte do Ditador Franco.

Paracuellos tem o formato 21,5 x 29 cm, 208 páginas, capa dura, tradução de Jana Bianchi e preço de capa de R$ 89,90. Mas na pré-venda exclusiva na Amazon está com 30% de desconto e frete grátis para os usuários Prime.

Mas publicações da Editora Comix Zone nas comics shops: Loja Monstra, Comic Boom!.

 

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Gibizeiro, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or