Entretenimento Gameplay Games

Os jogos do mundo mágico de Harry Potter

Escrito por José Victor

Todos conhecem Harry Potter, afinal, ele é o bruxo mais famoso do mundo e sua história marcou uma geração de jovens leitores. Com o enorme sucesso que os livros alcançaram, sua história ganhou oito filmes, uma franquia spin-off e inúmeros jogos. Na lista de hoje, vamos conferir todos os jogos do mundo mágico de Harry Potter:

  • Baseados nos filmes da saga

Image result for harry potter and the deathly hallows game

Os jogos baseados nos filmes são os mais conhecidos por todo o público, afinal, quem nunca jogou A Pedra Filosofal ou A Câmara Secreta no Playstation 2? De qualquer forma, os jogos evoluíram bastante com o passar dos anos.

Os dois primeiros títulos, foram lançados para Playstation 1 e posteriormente remasterizados para Playstation 2, Xbox, PC e para os portáteis da época. Eles apresentavam diferenças em cada versão (sendo a versão de GBA a mais fiel aos livros) mas sua gameplay era a mesma: você fazia aulas para desbloquear feitiços, jogava quadribol e explorava Hogwarts colecionando feijõezinhos de todos os sabores e cartas de bruxos que vinham nos sapos de chocolate. No terceiro jogo, Prisioneiro de Azkaban, a gameplay sofreu uma inovação: você era capaz de controlar os três personagens onde cada um deles tinha seu feitiço específico e, no lugar de ter Quadribol, tinha o vôo com o Bicuço.

Image result for harry potter e a pedra filosofal pc

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo foram observadas mudanças bem negativas na franquia: o jogo agora não contava mais com um mundo aberto em Hogwarts e sim com fases, onde para desbloquear a próxima você precisava coletar um número de feijõezinhos. As mudanças não agradaram os fãs e tornaram o jogo bem enjoativo. Aqui, também era possível escolher com qual personagem do trio jogar. Ele foi lançado para Playstation 2, PSP, PC, Xbox e Nintendo DS, e todas as versões eram semelhantes respeitando a limitação gráfica de cada portátil/console.

Image result for harry potter e o calice de fogo pc

Como resultado da insatisfação dos fãs, o mundo aberto voltou em A Ordem da Fênix e O Enigma do Príncipe. Agora, com uma Hogwarts mais fiel a dos filmes, os jogadores podiam explorar ela, encontrar os colecionáveis e duelar. O sexto jogo apresentou diversas melhorias na jogabilidade, começando pelos duelos (onde, inclusive, se podia jogar com outro jogador em modo versus local) e também apresentou como novidade a possibilidade de se fazer poções – onde você tinha que escolher o ingrediente certo antes do tempo acabar. O Quadribol também voltou neste jogo com uma jogabilidade semelhante ao mostrado nos dois primeiros jogos porém nos gráficos da época.

Image result for harry potter e o enigma do principe pc

Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 e Parte 2 sofreram grandes mudanças na gameplay – o jogo se tornou Third Person Shooter. Exatamente, o mundo aberto foi embora e no lugar dele controlamos os personagens e combatemos os inimigos em cada fase de forma semelhante ao Gears of War. O personagem corre, consegue cobertura e lança os feitiços no oponente. Os jogos são bem divertidos e de certa forma foi uma evolução de gameplay muito bem-vinda, visto que não tinha como fazer diferente em uma fase mais ‘adulta’ tanto dos personagens como do público.

Image result for harry potter e as reliquias da morte pc

 

 

  • Harry Potter Quidditch World Cup

Image result for harry potter quidditch world cup wallpaper

Para os amantes de quadribol, foi lançado em 2003 para GameCube, Xbox, Playstation 2, PC e GBA um jogo semelhante a FIFA ou PES – Harry Potter Quidditch World Cup. Nele, você pode jogar com os times das casas de Hogwarts ou com seleções existentes no mundo mágico de J.K. Rowling e com personagens já conhecidos pelos fãs. Todas as versões são semelhantes, com exceção do GBA – que é restrito aos gráficos do portátil.

O jogo é bem divertido e é indispensável para os fãs do esporte bruxo. Confira abaixo uma breve gameplay do jogo:

 

  • LEGO Harry Potter Years 1-4 e Years 5-7

Image result for harry potter lego wallpaper

Assim como toda franquia de sucesso, Harry Potter também recebeu sua versão em blocos! LEGO Harry Potter Years 1-4 foi lançado em 2010 e sua continuação no ano seguinte. O jogo apresenta a mesma gameplay vista nos jogos da franquia Lego onde você resolve puzzles, desbloqueia personagens conforme joga as fases e revive os momentos dos filmes. Ambos os jogos são extremamente divertidos para quem é fã.

Os jogos estão disponíveis para Xbox 360, PC, Playstation 3 e, recentemente, foi lançada uma versão também para Playstation 4. O game também está disponível para os portáteis da época, entretanto, em uma versão mais limitada do que as do console – as cutscenes permanecem as mesmas, porém a gameplay é afetada. Com exceção do LEGO Harry Potter Years 5-7, que foi lançado para PSVita e é semelhante ao que foi visto nos consoles.

 

  • Harry Potter para Kinect

Image result for harry potter kinect wallpaper

No auge do Kinect, a Warner decidiu aproveitar o sucesso que o acessório do Xbox 360 estava fazendo e lançou Harry Potter for Kinect. O jogo é um resumo de todos os filmes da saga onde o jogador utiliza os movimentos para jogar quadribol, fazer poção e duelar entre os momentos mais marcantes dos longas. O jogo não foi bem recebido pela crítica e nem pelos fãs.

Harry Potter for Kinect de fato deixa a desejar bastante, não só pela curta duração de gameplay (cada filme apresenta mais ou menos 20 minutos de duração, em alguns casos não passam de 15) como também pela falha nos controles de movimento. Não vale a pena jogar.

Confira abaixo uma gameplay onde pode-se observar as fases baseadas em Harry Potter e a Pedra Filosofal:

 

  • Book of Spells e Book of Potions

Image result for book of spells harry potter

Book of Spells e Book of Potions são jogos de realidade aumentada exclusivos da Sony lançados para Playstation 3 onde o jogador utiliza o Playstation Eye e o controle do Playstation Move para realizar feitiços e fazer poções. Assim como o jogo lançado para o Kinect, essa foi a forma da saga aproveitar a tecnologia disponível para o console na época.

São jogos interativos bem divertidos, porém mais voltados para o público infantil.

 

  • Harry Potter: Hogwarts Mystery

Image result for hpgwarts mystery wallpaper

No início de 2018, Harry Potter: Hogwarts Mystery foi lançado para Android e iOS. No jogo você é capaz de criar seu personagem, escolher sua casa e tomar algumas decisões no decorrer da história. Na trama, o seu irmão foi expulso de Hogwarts e você ingressa seu primeiro ano e tem como objetivo investigar o mistério das criptas malditas – sendo este o motivo da expulsão de seu irmão. Conforme o jogador avança ele conhece diversos personagens familiares da saga, tais como: Ninfadora Tonks, Gui e Carlinhos Weasley, Dumbledore e outros novos personagens.

Harry Potter: Hogwarts Mystery é bem divertido e tem uma história interessante de se acompanhar, com gráficos e gameplay semelhantes a The Sims para mobile. Entretanto, para realizar as tarefas você necessita de energia e precisa esperar um certo tempo de recarga – isso acaba estragando a experiência, tornando o jogo um pouco chato depois de um certo tempo. Caso você não queira esperar a recarga, há a opção de pagar com créditos por pacotes de energia. Por ser gratuito, isso é totalmente compreensível e vale a pena jogar.

 

  • Harry Potter: Wizards Unite

Image result for wizards unite wallpaper

Aproveitando o sucesso de Pokemon GO, a Niantic Games lançou para iOS e Android uma versão de realidade aumentada do mundo mágico. O jogo segue a mesma linha de realidade aumentada e a mesma jogabilidade que Pokémon GO, misturando o nosso mundo com o mundo mágico através da câmera do celular e nos mostrando diversos elementos dele.

Em Wizards Unite, você assume o papel de um recruta da força-tarefa do estatuto de sigilo em magia e seu objetivo é corrigir diversos eventos que estão acontecendo no mundo trouxa, evitando que haja exposição do mundo mágico e que os trouxas saibam de sua existência. Para isso, você utiliza a câmera do seu celular como se fosse sua varinha. Assim que o jogo é iniciado, você pode criar sua identificação do ministério, escolher sua casa de Hogwarts e as características da sua varinha e, logo após chegar no nível 6, você escolhe sua profissão.

Infelizmente o jogo é repetitivo em suas atividades e acaba se tornando enjoativo com o passar do tempo, entretanto é bem divertido inicialmente. Confira nossa análise completa clicando aqui.

 

  • Fantastic Beasts: Cases from the Wizarding World

Image result for fantastic beasts cases from the wizarding world wallpaper

Fantastic Beasts: Cases from the Wizarding World foi lançamento para Android e iOS em 2016 junto com o longa Animais Fantásticos e Onde Habitam. A gameplay do jogo é bem simples: você precisa encontrar objetos escondidos nos cenários para passar de nível.

É evidente que o jogo foi criado para promover o lançamento do filme, porém não deixa de ser um bom passatempo.

 

  • Pottermore

Image result for pottermore

Presente aqui na lista como menção honrosa, por não ser exatamente um jogo, Pottermore foi um site interativo lançado em 2011 para certos usuários e, oficialmente, em 2012.

No site, era possível fazer o teste para descobrir sua casa em Hogwarts, sua varinha, seu patrono e o usuário podia interagir com cenários presentes em cada capítulo dos livros, coletando itens e desbloqueando prêmios. Além disso o usuário tinha acesso também a diversos conteúdos exclusivos do universo criado pela escritora, como notas, curiosidades, contos, etc.

Foi lançado também para Playstation 3 uma ‘expansão’ do site onde o usuário poderia interagir com outros jogadores e explorar algumas áreas como o Beco Diagonal, o Expresso de Hogwarts e alguns cantos do castelo. Além disso, também poderia participar de duelos e outros minijogos. Foi o mais perto que a franquia ganhou de um MMORPG. Confira um pouco da gameplay abaixo:

Em 2015, sofreu modificações e se tornou o site oficial da franquia onde a J.K. Rowling postava conteúdos sobre o mundo mágico.  Com o intuito de envolver não somente a franquia Harry Potter como também a de Animais Fantásticos, o Pottermore passou por uma fusão com a Warner e se tornou o Wizard World Digital, sofrendo algumas alterações – entretanto, ainda é possível fazer o teste para descobrir a sua casa de Hogwarts, seu patrono, sua varinha e o site ainda apresenta os conteúdos exclusivos lançados pela escritora.

 

Image result for Magic Awakened wallpaper

Atualmente, foi lançado na China em Novembro de 2019 mais um jogo para o universo bruxo – Harry Potter: Magic Awakened. Segundo as informações disponíveis, o jogo é um jogo de cartas com elementos RPG lançado para Android e iOS  e desenvolvido pela NetEase em parceria com a Warner. Infelizmente, ainda não há previsão de lançamento para o ocidente. Confira um pouco sobre o jogo clicando aqui.

Além disso, em 2018 um vídeo de gameplay foi vazado a respeito de um suposto jogo que estaria sendo desenvolvido pela Warner Bros. No vídeo podemos observar um pouco sobre a criação de personagem, a ambientação e a jogabilidade do suposto título. Assim que o vídeo foi parar na internet a empresa removeu das plataformas e não disse nada a respeito, portanto tudo não passa de um rumor. Porém, vamos torcer para que seja real pois o que foi apresentado está muito bom.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

José Victor

Estudante de Odontologia durante o dia e redator da Torre durante a noite, onde escrevo sobre cinema, jogos, séries e o que mais me der vontade.
Contato: josevictor@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or