Quadrinhos

O Martírio de Joana Dark Side | Conheça a nova HQ de Wagner Willian

Escrito por Ricardo Ramos

Em 1928, foi lançado o filme A Paixão de Joana d’Arc, dirigido pelo dinamarquês Carl Th. Dreyer e protagonizado pela atriz francesa Renée Jeanne Falconetti, também conhecida como Maria Falconetti. A película se destaca, por ser baseada nos documentos históricos do julgamento de Joana e pela interpretação magistral da atriz principal, que lhe rendeu diversos prêmios e notoriedade mundial na época. A forma em que o filme mostrava o sofrimento de Joana d’Arc lembrou a muitos críticos algo como a tortura de Cristo pelos romanos.

O que muitas pessoas não sabiam, e que só foi revelado em 1942, ao jornal carioca A Manhã, pela própria Falconetti, é que todo processo do filme foi sofrível para ela. A forma em que o diretor queria um realismo nas cenas, ela teve que gravar com uma perna quebrada, seus cabelos foram cortados com violência durante as filmagens e o diretor, durante cinco meses, a proibiu de falar com outras pessoas. A mantendo enclausurada o que quase a levou à loucura.

Tendo ideia de como tudo aconteceu, o quadrinista Wagner Willian, está lançando O Martírio de Joana Dark Side. A HQ mistura elementos da produção do filme juntamente com partes da famosa entrevista de Falconetti. Abrangendo maiores detalhes sobre o processo de julgamento que ficaram omissos na obra de Dreyer, a criação de novos diálogos e introduz as visões de Joana d’Arc para dentro do tribunal, sem deixar claro onde separa o limite da realidade e delírio vivido pela a atriz.

Como Wagner mesmo fala, O Martírio de Joana Dark Side é o triunfo sobre a autoridade, sobre o falso valor de hierarquia, sobre aquilo que é dito como certeza política ou verdade religiosa. O autor é conhecido pelo o uso da metalinguagem em suas obras como Bulldogma (Troféu HQMix, Grampo de Ouro) e Lobisomem Sem Barba (Prêmio Jabuti).

O Martírio de Joana Dark Side tem formato 14,8 X 21 cm, 76 páginas e é uma publicação da Texugo Editora. O prefácio é de Gabriela Franco. A obra será lançada na CCXP 2018, e você pode ir bater um papo com o autor na mesa F32, no Artist’s Alley.

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Gibizeiro, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com