Quadrinhos

John Cassaday, artista Marvel, DC e Humanoides, morre aos 52 anos

Escrito por Marcus Santana

Morreu na noite de 9 de setembro de 2024 o quadrinista estadunidense John Cassaday, reconhecido por diversas contribuições para o mercado da narrativa gráfica. A morte foi anunciada via Facebook por sua irmã Robin Cassaday. A causa mortis não foi divulgada, apesar de circular informações de que o ilustrador estava internado na UTI do hospital Mount Sinal West de Nova York desde a última semana.

Nascido em 14 de dezembro de 1971, Cassaday iniciou a carreira na segunda década de 90 desenhando quadrinhos independentes. Após mostrar seu portfólio ao quadrinista e editor Mark Waid na San Diego Comic Con de 1996, começou a receber propostas de trabalho para grandes editoras, como Marvel, DC/Wildstorm e Dark Horse.

Para a DC, destaca-se Planetary, título co-criado junto a Warren Ellis em 1999 com grande sucesso de público e crítica. No Brasil, a série foi publicada pelas editoras Pandora Books, Pixel e Panini.

IMAGEM: Atomic Junk Shop

Na Marvel, suas principais obra são Capitão América (2002) com argumento de John Ney Rieber e Supreendentes X-Men, premiada fase do grupo de mutantes produzida com o roteirista de quadrinhos e diretor de cinema Joss Whedon. Ambas as séries foram publicadas no mercado nacional pelas editoras Salvat e Panini Comics.

IMAGEM: Midtown Comics

Para o mercado europeu, ilustrou a trilogia Eu Sou Legião em parceria com o roteirista francês Fabién Nury e publicada no Brasil tem 2009 também pela Panini Comics.

Torre de Vigilância, que possui entre seus membros muitos fãs de Cassaday, lamenta profundamente o falecimento do artista.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Marcus Santana

O que seria de nós sem quadrinhos?

Deixar um comentário

Or