Quadrinhos

Importante Graphic Novel, Memórias de um Freixo é publicada pela Conrad Editora

Escrito por Ricardo Ramos

A Conrad Editora iniciou a pré-venda de Memórias de um Freixo, graphic novel que adapta o livro do coreano Choi Yong-tak. O aclamado Kun-Woong Park foi a cabeça pensante nessa adaptação e apresenta uma experiência única para contar sobre os Massacres das Ligas Bodo, sobre o ponto de vista de uma árvore.

Como dito acima, Memórias de um Freixo relata um momento dramático e violento da história recente coreana, onde o exército e pela polícia sul-coreanos organizaram a eliminação de dezenas de milhares de civis, incluindo mulheres e crianças. O narrador é uma árvore que habita um dos vales onde ocorreram os massacres e por meios gráficos excepcionais, a narrativa corre por um conjunto de imagens de beleza sombria e marcante.

Os Massacres das Ligas Bodo foram uma sequência de massacres e crimes de guerra contra os suspeitos de serem comunistas e simpatizantes de esquerda que ocorreram no verão de 1950, durante a Guerra da Coreia. Tais suspeitos eram alistados à força nas Ligas Bodo, que eram os campos de “reeducação” ideológica mantidos pelo regime sul-coreano. Estima-se que foram mortos entre 100.000 e 200.000 pessoas, como oponentes políticos, simpatizantes do comunismo ou pessoas que o governo coreano desconfiava que eram comunistas.

Posteriormente, o evento foi deliberadamente obscurecido pela história oficial da Coreia do Sul. Apenas na década de 1990 que valas comuns foram encontradas e alguns perpetradores do crime foram chamados a testemunhar.

Memórias de um Freixo tem formato 17 x 24 cm, 304 páginas e tradução de Jae Hyung Woo. Comprando na pré-venda você consegue um desconto de 25% no site da Amazon Brasil.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Gibizeiro, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com