Literatura

Horror Noire | Livro conta a importância de atores e cineastas negros nos filmes de terror

Escrito por Ricardo Ramos

A Darkside Books está lançando o livro Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Horror, em mais uma edição da Coleção Dissecando. Para quem não sabe, essa linha apresenta ao leitor obras interessantes com fortes impactos no cinema de terror, agora ela apresenta a participação e a importância de cineastas e atores negros dentro do gênero do terror.

Escrito pela Dra. Robin R. Means Coleman, Horror Noire é o resultado de uma grande pesquisa cronológica, contando, desde 1890 até os dias atuais, todas as grandes produções de Hollywood, filmes de arte, blaxploitation e as emergentes produções de horrorcore inspiradas na cultura hip hop. Buscando encorajar o leitor e destruir a imagem racializada do gênero, o livro acende um debate necessário e voraz sobre o poder do horror, seu impacto na sociedade, e suas reproduções como reflexo dela.

O lançamento ocorre juntamente no mês em que o Centro Cultural de São Paulo abrirá uma mostra dedicada à representação negra no cinema do terror em parceria com a Darkside Books e terá o nome do livro, Horror Noire. A programação terá debates, exibição do documentário inspirada na obra literária com entrevistas de personalidades do cinema e da TV ao longo da história e a seleção de filmes conta com clássicos como A Noite dos Mortos-Vivos (1968), O Mistério de Candyman (1992), Blacula, o Vampiro Negro (1972) e os sucessos de Jodan Peele: Corra! (2015) e Nós (2019).

A mostra acontece entre os dias 8 e 17 de agosto e a entrada é gratuita, mas os ingressos precisam ser retirados individualmente para cada filme na bilheteria do  local. Para mais informações e conhecer a programação, clique AQUI.

Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Horror pode ser adquirido direto no site da Darkside Books na sua pré-venda, clicando AQUI.

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Nerd, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or