Literatura

HarperCollins Brasil publicará obras inéditas de J.R.R. Tolkien

Escrito por Ricardo Ramos

A HarperCollins Brasil é a nova detentora das obras traduzidas de J.R.R. Tolkien, autor dos clássicos O Senhor dos Anéis e O Hobbit. A editora vai publicar a nova fase do célebre autor, começando com o romance Beren e Lúthien, inédito na língua portuguesa. O livro foi lançado pela primeira vez ano passado nos EUA.

Beren e Lúthien conta a história de amor entre o mortal Beren Erchamion, “o Maneta”, e a imortal elfa Lúthien Tinúviel. Da união do casal nasceu a fusão entre as raças élfica e maia, que originou toda a linhagem dos meios-elfos da Terra Média. É um dos contos mais importantes (se não for o mais importante de todos) do Silmarillion, acontecido durante a Primeira Era. Durante o fim da Terceira Era (momento que ocorre os acontecimentos da Guerra do Anel), diversos personagens, como Aragorn, relembram a história.

Capa da edição americana.

O primeiro encontro entre Tolkien e sua esposa Edith nos campos de East Yorkshire, foi a inspiração para criar o romance proibido pela elfa e o mortal. A história tem uma importância tão grande para o casal, que na lápide compartilhada deles, no cemitério Wolvercrote em Oxford, estão cravados os nomes dos personagens.

Osmar de Souza, diretor editorial da HarperCollins Brasil, falou que convenceu os herdeiros do autor que a editora seria a melhor opção depois de apresentar um consistente projeto de reposicionamento, distribuição bem ampla de todos os títulos de Tolkien e publicações de obras inéditas no país. Como por exemplo, o gigantesco e tão desejado pelos fãs The History Of Middle-Earth.

“Em outros países, como os da Europa e nos Estados Unidos, a obra de Tolkien tem status de literatura canônica”, disse Osmar. “Queremos estender essa percepção ao Brasil, e isso passa por uma revisão dos critérios editoriais, divulgação, marketing e até tradução, tal como fizemos com os primeiros livros de C.S. Lewis que reeditamos”.

A tradução dessa nova fase das publicações de J.R.R. Tolkien será de Samuel Coto, gerente editorial da HarperCollins Brasil.

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Nerd, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or