Cinema Quadrinhos

Grandes sagas da Marvel que podem chegar ao cinema

Escrito por Ricardo Ramos

Já vem de algum tempo o rumor que a Disney estava querendo comprar parte do conglomerado 21st Century Fox. O tempo passou, boatos foram, boatos vieram e tudo parecia que era conto da carochinha. E hoje (14/12) foi oficializado o acordo que o Mickey terá em sua animada casa os estúdios: 20th Century Fox, Fox Streaming e Blue Sky. Sem contar nos canais Fox, FX, FXX, A&E e Star. Parte do serviço de Streaming Hulu, Endemol e as filiais regionais do Fox Sports. As emissoras jornalísticas do Fox News e os principais canais do Fox Sports ainda ficam com a 21st Century Fox. A Disney assume franquias consagradas Duro de Matar, Planeta dos Macacos, A Era do Gelo, Alien, Uma Família da Pesada e os poderosíssimos Os Simpsons. E claro, nos X-Men e o Quarteto Fantástico!

Mas, vamos para o que interessa para nos nerds amantes de HQs e de filmes de heróis. Por que não sonhar com a possível inclusão dos Mutantes e da Família Fantástica no Universo Marvel do cinema? Sim, queremos ver o Wolverine dando um golpe com as garras de adamantium no escudo do Capitão América nas telonas! Queremos ver os Illumiatis reunidos! Casamento de Ororo e T’Calla! Deadpool disputando o amor da Morte com Thanos! Galactus (gigante, de verdade, e não um peido cósmico) invadindo a Terra! E nunca esteve tão próximo de acontecer como agora. Ou melhor nos próximos anos.

Queremos ver isso nas telonas!!

Sabemos que a Marvel Studios segue um planejamento religioso e que vai se encerrar a fase 3 com o filme do Homem-Formiga no ano que vem. Ou seja, a Fase 4, com certeza já está planejada ou já está idealizada. Uma mudança, que não é do feitio do estúdio somente se for por algo muito extraordinário. Como aconteceu apenas uma vez quando incluíram o Homem-Aranha em Capitão América: Guerra Civil.

Mas voltando ao terreno dos sonhos, listamos aqui, lindo leitor, algumss grandes sagas da Marvel Comics, que poderiam ser adaptadas para os cinemas. Confira:

Torneio dos Campeões (1982)

Com roteiros de Mark Gruenwald, Steven Grant e Bill Mantlo e arte de John Romita Jr. e Bob Layton, ela é considerada como a primeira minissérie da Marvel. Na trama, o Ancião do Universo, conhecido como Grão-Mestre quer ressuscitar o seu irmão, o Colecionador. Então ele faz uma aposta com uma entidade que se apresenta como “Desconhecida”. A aposta consistia em reunir cada apostador reunir uma equipe com 12 guerreiros e duelarem na busca por quatro pedaços de um globo que quando reunidos podem trazer a vida o Colecionador.

Os apostadores escolhem os heróis da Terra para serem seus representantes na disputa. O Grão-Mestre monta um time com: Capitão América, Talismã, Estrela Negra, Capitão Britânia, Wolverine, Defensor, Sasquartch, Demolidor, Peregrino, Mulher-Hulk, Coisa e Blitzkrieg.

Já a “Desconhecida” recruta Homem de Ferro, Vanguard, Punho de Ferro, Shamrock, Tempestade, Cavaleiro Árabe, Sabra, Mulher-Invisível, Anjo, Pantera Negra, Solaris e o Homem-Coletivo. Obviamente, ao invés desses personagens mais do secundários, o estúdio colocaria os pesos pesados, mas por estar no âmbito cósmico os filmes atualmente, acho difícil seguirem por esse caminho.


Guerras Secretas (1984)

O maior crossover da história do Universo Marvel até então. A minissérie produzida por Jim Shooter e Mike Zeck introduziu conceitos até hoje vistos no quadrinhos da Casa das Ideias, foi lá que por exemplo vimos o Homem-Aranha ter o primeiro contato com o Simbionte e usar o clássico uniforme negro. Que mais tarde se tornaria o vilão Venon.

Guerras Secretas começou depois da Mattel procurar a Marvel para lançar uma linha de brinquedos de super-heróis. Mas para isso precisariam fazer uma história em que chamasse atenção da mídia e causasse comentários entre os leitores em geral. A trama é bem simples até, o semideus Beyonder, promove uma batalha nunca vista entre os maiores heróis e vilões da Terra, oferecendo ao grupo vencedor, como prêmio, a realização de todos os seus desejos.

Novamente, por ser um assunto cósmico, acho difícil a Marvel abordar isso nas próximas fases. Mas seria interessante abordar o Império Shiar e introduzir um personagem como o Beyonder.


Atos de Vingança (1989/1990)

O mega crossover tem uma premissa bem simples. Os vilões, cansados de apanhar, se unem e trocam os heróis que estavam acostumados a combater. Bem reto. Sem firula. Os ataques eram planejados pelos gênios do crime do Universo Marvel, escolhendo os vilões certos que tivesse vantagem ao enfrentar determinado herói. Seria interessante para poder introduzir vilões ao MCU. Uma trama mais urbana.


Massacre Marvel (1996)

Uma das sagas mais lembradas pelos leitores. O grande evento da década de 90, juntamente com A Era do Apocalypse, começou, praticamente, na história “Atrações Fatais” onde os X-Men enfrentaram Magneto e seus Acólitos, e determinado momento da luta, Magnus arranca o adamantium dos ossos de Logan. Esse ato foi a gota d’água para Xavier, que “desligou” a mente do vilão o deixando em estado catatônico. Só que durante o processo, a essência mais maligna que estava na mente de Magneto vai para o cérebro de Xavier. O que causa a origem do vilão Massacre.

A saga seguiu por muitas revistas, envolvendo diversos heróis da editora, até chegar no seu gran finale e o sacrifício dos Vingadores no seu final. Vindo ocasionar a era de Os Heróis Renascem. Já que eles foram enviados para uma outra realidade. E ao que parece, a próxima fase do MCU vai lidar com o Multiverso. Já que esse será o tema principal do filme do próximo filme do Homem-Formiga.


Guerra Suprema (2003)

A linha Ultimate foi a fonte em que a Marvel mais bebeu para o seu universo cinematográfico. Guerra Suprema seria uma das minhas apostas para a uma sequencia de filmes envolvendo os Vingadores e os Mutantes. A trama começa depois de Magneto tentar matar o presidente dos EUA em rede nacional, Charles Xavier entra na mente dele e muda tudo. Ele apaga a sua memória e coloca outras lembranças. O tornando um “humano comum” com família, amigos…  mas acontece que, inadvertidamente, o Fera, vaza o que aconteceu para a Irmandade de Mutantes, acreditando que estava conversando com uma namorada online.

A Irmandade consegue resgatar o seu líder, e Magneto surge e o governo dos Estados Unidos quer saber como isso aconteceu, já que o terrorista foi dado como morto. Nick Fury e seu recém-montado grupo de Supremos, rastreiam até a Mansão X e ao chegar no lugar descobrem que está vazio. O que os levam a crer que X-Men e Magneto estão como aliados agora.

Podendo fazer uma série de filmes onde os combates entre a Irmandade e X-Men acabam sendo prejudiciais para a sociedade, juntamente com ataques terroristas, racismo de uma raça, seriam assuntos atuais para enredo de uma fase completa no MCU.


Vingadores: A Queda/Dinastia M (2004/2005)

Seria um grande “filmão” ou então dividido em duas partes. Em Vingadores: A Queda mostra realmente o que apresenta o titulo. A mansão foi destruída, foram atacados pelos Kree, a Mulher-Hulk enlouquece e destrói o Visão, entre outros fatos. Então eles descobrem que a Feiticeira Escarlate tinha perdido o controle sobre os seus poderes de alteração de realidade, depois de acreditar que seus filhos estavam mortos. Após derrotarem a Vingadora, os heróis a entregam para Magneto em Genosha para ser tratada por Charles Xavier.

É então que começa a Dinastia M. Os X-Men, Quarteto Fantástico e os Vingadores estão tentando decidir o futuro da Feiticeira Escarlate, uma vez que Charles Xavier não consegue ter nenhum sucesso com a mesma. Mercúrio tenta junto à Magneto encontrar alguma forma de salvar a irmã, e o pai lhe diz que não pode fazer mais nada. Os heróis chegam e na ilha e um enorme clarão branco surge. Então a realidade é transformada. Onde os humanos estão próximo da extinção, Peter Parker é casado com Gwen Stacy, Steve Rogers é um idoso veterano da guerra, Magneto é o rei da Dinastia M e Logan é um agente da S.H.I.E.L.D., mas de uma alguma maneira ele é o único no mundo que lembra de toda a verdade.


Invasão Secreta (2008/2009)

Criada por Brian Michael Bendis e Leinil Yu, a saga traz para o palco principal os Skrulls que, usando os seus poderes de mudar de aparência trocaram de lugar alguns super-heróis da Terra. Depois que descobrem, fica complicado saber em quem confiar. Vamos lembrar que já foi confirmado que o filme da Capitã Marvel vai introduzir a raça alienígena no MCU. E que será ambientado na década de 90, ou seja, tempo mais do que suficiente para termos Skrulls entre os seres humanos.


Reinado Sombrio (2009)

A saga nos apresenta os novos VingadoresMiss Marvel (na verdade Rocha Lunar), Gavião Arqueiro (o Mercenário), Homem-Aranha (Venom) Capitão Marvel, Ares, Sentinela e Wolverine (Daken, filho de Logan) sendo liderados por Norman Osborn, o Patriota de Ferro. Depois de resolver a crise da invasão Skrull, conseguir quase todo patrimônio tecnológico de Tony Stark, a confiança do governo e da população dos Estados Unidos e se tornar o comandante da M.A.R.T.E.L.O., a agencia de segurança que substituiu a S.H.I.E.L.D., Norman se tornou algo como o grande defensor da Terra. Ele juntamente com seus colaboradores que formavam o grupo a Cabala, formado por Loki, o Capuz, Doutor Destino, Namor e Emma Frost. E com eles formou uma aliança em que eles teriam o que quisessem em troca de paz. Então os vilões se tornaram heróis e os heróis se tornaram fora da lei.


Vingadores vs. X-Men (2012)

A história começa com a entidade Fênix indo para a Terra encontrar a sua nova hospedeira. A Messias Mutante conhecida como Esperança. Ela é a primeira mutante a nascer depois que a Feiticeira Escarlate pirou e disse a célebre frase: “Chega de Mutantes” e fez que a maioria da raça perdesse os poderes e impediu o nascimento de novos mutantes. Os Vingadores ao saberem que a Fênix está a caminho querem impedir que ela encontrasse a nova hospedeira. Para isso eles pedem para que os X-Men entreguem a garota. Ciclope nega, por acreditar que a chegada da Fênix é parte importante do destino de Esperança como salvadora dos mutantes. É nesse momento que o caldo entorna.

Grandes batalhas com momentos emblemáticos seguem pela saga. Até acontecer uma importante reviravolta envolvendo a entidade Fênix. Pode não ser desse jeito que seja adaptada, mas uma grande briga entre os X-Men e os Vingadores seria um dos pontos altos do MCU.


Guerra Civil II (2016)

A segunda versão de Guerra Civil, coloca frente a frente o Homem de Ferro e a Capitã Marvel. Tudo por causa de um Inumano chamado Ulysses, que tem o poder de prever alguns desastres como invasões alienígenas e ataques terroristas. Enquanto Carol Danvers é a favor de usar o Inumano e seus dons, Tony Stark é contra por diversas razões. A saga, embora não tenha a mesma qualidade da sua original, traz um monte de consequências ao Universo Marvel que estão em ativa até hoje. Sem contar as mortes que foram impactantes.

Seria uma ótima oportunidade para introduzir os Inumanos no MCU, e quem sabe adaptar Inumanos vs. X-Men algum dia…


Império Secreto (2017)

A mais recente saga da Marvel, onde Steve Rogers se revelou um agente infiltrado da HYDRA esse tempo todo, esperando o momento certo para agir e levar a organização ao poder nos Estados Unidos. Bem, na verdade, o Caveira Vermelha, alterou as memórias do Capitão o tornando um traidor americano. A saga envolve diversos personagens da casa, que se unem para combater o seu ex-líder e amigo. Seria uma boa forma de trazer de volta o Caveira Vermelha de volta ao MCU, desde o final do primeiro filme do Capitão América. E colocar o Sentinela da Liberdade como grande vilão.

A única coisa que sabemos, é que não teremos alguma movimentação tão cedo sobre esses novos personagens que vieram da Fox. Pode ser que agora que o acordo foi sacramentado, os filmes mais para frente tenham algumas referencias sobre eles, e quem sabe em Vingadores 4 não possa ter aquela cena pós-credito marota que deixa todo mundo ouriçado? Só nos resta esperar.

Tem alguma outra saga, ou momento que envolve os heróis, você gostaria de ver adaptada para as telonas? Continue ligado na Torre de Vigilância para mais detalhes sobre a nova fase da Marvel nos cinemas.

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Gibizeiro, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com