Quadrinhos

Fun, publicação da Editora Veneta, Conta a origem das Palavras Cruzadas

Escrito por Ricardo Ramos

Narrativas gráficas compostas por imagens e textos. Geralmente em quadros pequenos. 10 letras.

Quem nunca viu, já preencheu ou pensou em palavras cruzadas? Mas como esse tipo de jogo e exercício mental surgiu? É sobre isso que Fun a nova graphic novel da Editora Veneta conta para seus leitores. Escrita e desenhada pelo italiano Paolo Bacilieri, a HQ mostra a origem desse passatempo e seu impacto na sociedade, que vai desde as guerras à arte.

“No dia 21 de dezembro de 1913, o jornal New York World (o mesmo que tinha lançado o Yellow Kid, a suposta primeira HQ de todos os tempos) publicou, pela primeira vez no mundo, uma nova forma de charada: as palavras cruzadas. Se no primeiro momento, a invenção passou quase desapercebida pelo grande público, logo se transformou em uma febre, virou tema de letras de jazz, se espalhou pelo mundo, criou impérios editoriais e apareceu em filmes nas mãos do Batman e de Marcello Mastroianni.
Foi usada para selecionar agentes dos serviços secretos durante a Segunda Guerra Mundial e Simone de Beauvoir reclamou que as palavras cruzadas haviam sido proibidas pelo governo de ocupação nazista, que temia o uso delas como meio da Resistência se comunicar por mensagens cifradas. O escritor Vladimir Nabokov foi o pioneiro das palavras cruzadas russas, batizando-as ‘krastoslovicy’ e o poeta francês Georges Perec cuidou da seção de ‘mots croisés’ da revista Le Point até o fim da vida. As palavras cruzadas se tornaram o passatempo favorito de empregados e desempregados, de intelectuais e taxistas, de presidiários e monarcas.”

Fun,é um trabalho de pesquisa impecável, que apresenta de maneira ousada, explorando as conexões entre a linguagem visual das palavras cruzadas e a dos quadrinhos. O autor ainda conta também uma história de suspense, com um atentado que envolve um escritor respeitado, um roteirista da Disney e um misterioso grupo de guerrilha situacionista.

Fun tem formato 23,4 x 16,6 cm, 312 páginas e desconto de 20% na pré-venda.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Gibizeiro, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or