Quadrinhos

Editora Veneta lança Couro de Gato, HQ sobre o surgimento do samba

Escrito por Gabriel Faria

Couro de Gato, de Carlos Patati e João Sánchez, é o próximo lançamento da editora Veneta. Desenvolvido por dois autores premiados e apaixonados pela cultura negra, o quadrinho mostra o surgimento do samba e mais da cultura negra do Rio de Janeiro. Confira os detalhes e sinopse abaixo.

O livro conta a história do surgimento do samba, no final do século XIX e início do século XX. É também a história de um Rio de Janeiro negro, mágico e trágico. O Rio de Janeiro da Tia Ciata, de Donga, de Sinhô, de Pixinguinha, da Praça 11, da Penha, do Morro do Castelo, do violão, do feitiço e da navalha. Sánchez vai modificando o desenho à medida que se avança na história e surgem personagens como Noel Rosa, Ismael Silva e Cartola.

Ainda que trate de fatos reais e tenha personagens reais, o fio condutor é um personagem fictício, o músico Camunguelo, e é através dele que vamos observando a evolução da cidade e de sua música.

Couro de Gato é uma pequena obra prima, que foi feita lentamente, durante alguns anos, e nesse tempo de elaboração foi conquistando a admiração de outros grandes autores do quadrinhos e da literatura brasileira, de Shimamoto e Lourenço Mutarelli a Braulio Tavares.

Confira um preview do encadernado:

 

Será realizado um evento de lançamento no Rio de Janeiro (RJ), no dia 4 de setembro na Livraria Leonardo da Vinci (Avenida Rio Branco, 185 – Subsolo), das 18h30 às 20h30min.

Couro de Gato: Uma História do Samba possui 144 páginas encadernadas em acabamento brochura no formato 16 x 23 cm, e o preço de capa sugerido é R$ 54,90. Garanta seu exemplar na Amazon com 22% de desconto clicando aqui.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Gabriel Faria

Apaixonado por quadrinhos, redator da Torre de Vigilância, criador do blog 2000 AD Brasil e otaku nas horas vagas.

Deixar um comentário

Or