Literatura

Editora Sextante lança a biografia do eterno Trapalhão Renato Aragão

Escrito por Ricardo Ramos

Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo. O nome você conhece. Renato Aragão, a pessoa por trás do personagem, você também conhece. Ou vai conhecer melhor agora. A Editora Sextante lançou no começo desse mês a biografia Renato Aragão: Do Ceará para o Coração do Brasil, escrita por Rodrigo Fonseca. Onde é narrado a trajetória do comediante desde o começo da carreira até os dias atuais.

“É o homem das mil façanhas. É o homem que escreve, o homem atleta, o homem da caridade, o homem ator, do humor, empreendedor, cinéfilo, o homem que encara teatro com 80 anos”, disse Fonseca à Folha. “O que o livro mostra é que, mais que um grande humorista, ele pensava situações para o grupo aparecer, criava oportunidades”.

O livro conta da juventude, à chegada ao Rio de Janeiro, a criação dos Trapalhões até os seus planos para o futuro. E contém trechos curiosos, como a história de quando o grupo foi fazer um show em Luanda, Angola, em 1990. E se sentiram mal quando descobriram que os ingressos custavam U$ 500 (algo muito acima do poder aquisitivo da população) e no dia seguinte fizeram um show gratuito no Cine Karl Marx.

Assuntos sobre a separação dos Trapalhões, a perda e saudades dos antigos companheiros Mussum e Zacarias, a relação com Dedé Santana são tocadas no livro, mas sem muitas revelações surpreendentes, mas que vão agradar os fãs do extinto programa.

A trajetória de Renato, desde Sobral no Ceará, até se formar em Direito, como chegou à televisão e se tornou um dos ícones do humor brasileiro também é contada por Fonseca no livro, que é recheado com depoimentos de personalidades como Caetano Veloso, Fernanda Montenegro, Maria Bethânia, Dedé Santana, Cacá Diegues, Daniel Filho, José Padilha entre outros.

Renato Aragão: Do Ceará para o coração do Brasil foi lançado hoje (04/12) e já se encontra nas lojas especializadas e nos sites.

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Nerd, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or