Quadrinhos

Editora Conrad inicia a pré-venda de Mocha Dick, grande inspiração do clássico da literatura

Escrito por Ricardo Ramos

A Conrad Editora iniciou a pré-venda de Mocha Dick, HQ chilena que tem roteiro de Francisco Ortega e desenhos de Gonzalo Martínez. O quadrinho adapta uma história real e que se tornou a grande inspiração para o clássico da literatura Moby Dick de Herman Melville.

o completar 15 anos, Caleb Hienam, filho de um empresário do ramo náutico, fez sua primeira viagem para aprender o ofício da família, apesar da vida de baleeiro não ser algo de seu interesse. No navio, o jovem conhece Aliro Leftraru, de sangue mapuche e de herança guerreira, com quem desenvolve uma verdadeira amizade.

Logo os dois presenciam a desgraça de outro navio baleeiro que afundou deixando apenas um bote, e os sobreviventes contam a história de como conseguiram escapar do ataque de uma monstruosa baleia branca. Este é o começo de uma longa aventura para evitar que um capitão obcecado com essa baleia branca expanda de forma indiscriminada a caça a baleias no Pacífico.

A história real fala sobre uma pequena ilha chamada Mocha, e habitada pelos indígenas mapuche. A ilha era bem conhecida entre os marinheiros, especialmente piratas e corsários, que usavam a ilha como base de suprimentos. Foi em torno das águas desta ilha que a baleia macho Mocha Dick foi descoberta pela primeira vez em 1810. O enorme e albino cachalote era na verdade bastante dócil e às vezes, visto nadando ao lado dos próprios navios projetados para matar sua espécie. Mas quando estava furioso, jorrava água de sua narina de um modo peculiar e saltava para o ar tão agressivamente que todo o seu corpo, às vezes saia completamente da água.

Ilustração da Ilha Mocha.

 

Mocha Dick acabou sendo morta em 1838. Sua carcaça foi medida e descobriu-se ter 21 metros de comprimento. Segundo relato do escrito pelo explorador Jeremiah N. Reynolds, ao longo de vinte e oito anos, Mocha Dick ganhou a reputação de ser uma das baleias mais astutas e temidas dos oceanos. Durante esse período, ela atacou mais de 100 navios baleeiros, supostamente matou mais de trinta homens e afundou cerca de vinte baleeiras.

Mocha Dick – A Lenda da Baleia Branca tem formato 16 x 23 cm, 144 páginas e tradução de Claudio Martini. Na pré-venda você consegue um desconto de até 20%.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Gibizeiro, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or