Um levantamento realizado pela consultoria Newzoo, empresa especializada em estudos sobre games e tecnologia, apontou o Brasil como terceiro país do mundo com o maior número de entusiastas de e-Sports. Ao todo, cerca de 11,4 milhões de pessoas acompanham a modalidade com frequência aqui nas terras tupiniquins, atrás apenas de China e Estados Unidos.
Conforme os dados da pesquisa, o número de entusiastas no Brasil corresponde a quase metade de toda a América Latina, uma margem de 23,7 milhões de espectadores frequentes. Diversos games ajudaram o país a se tornar uma potência nesse segmento. Alguns deles são League of Legends, CS:GO e Rainbow Six Siege, que atualmente conta com mais de 600 mil jogadores aqui no país.
Counter-Strike: Global Offensive entra na lista de grandes títulos, a resposta vem do público que durante a ESL Pro League de “CS:GO” realizada em outubro do ano passado em São Paulo foi considerada uma dos maiores eventos presenciais da modalidade com mais de 15 mil pessoas presentes para acompanhar as disputas presencialmente.
E claro que League of Legends é outro game que se mantém popular no país. Além da realização d o International Wildcard Qualifier (IWCQ) em 2016, o país irá receber no final de abril o Mid-Season Invitational, espécie de “mundialito” do jogo. Além do país ter conquistado uma vaga direta no campeonato mundial do game.