Anime Cultura Japonesa

Crunchyroll de cara nova: “Crunchyroll Beta” já está disponível

Escrito por Vini Leonardi

Em release de imprensa, a Crunchyroll, plataforma de streaming de animês, anunciou hoje (16) a liberação da Crunchyroll Beta, sua nova experiência opcional para usuários da plataforma web.

A Crunchyroll Beta já tinha sido liberada para testes, para um seleto grupo de assinantes nos Estados Unidos, no início do ano. A partir de hoje, a nova versão do site estará disponível para usuários selecionados do mundo todo. Dentre as novidades, a empresa destaca o novo design, novas ferramentas de personalização da experiência e melhores recomendações de conteúdo.

Ainda, foi disponibilizada uma lista com maiores detalhes dos conteúdos e melhorias que a Crunchyroll Beta apresenta:

  • Interface Reformulada: A Crunchyroll Beta oferece uma nova interface de usuário na página principal da Crunchyroll, incluindo recomendações personalizadas e integração fluida com listas de conteúdo e páginas de séries.
  • Customização: Usuários da Crunchyroll podem adicionar um toque pessoal à sua experiência, customizando seu perfil com avatares e banners escolhidos a dedo, vindos de séries como JUJUTSU KAISEN, Tokyo Revengers, Dr. STONE, Bananya e muito mais.
  • Navegação Aprimorada: Fãs podem acessar o conteúdo que querem com muito mais facilidade, buscando por conteúdos dublados, gêneros específicos, simulcasts da temporada e séries populares, através da funcionalidade reformulada de busca e filtragem. Além da nova barra de busca, a Crunchyroll agora também oferece coleções de recomendações, curadas pelos experts de anime da Crunchyroll em cada região.
  • Crunchylistas: Esta nova funcionalidade permite que fãs criem coleções de suas séries favoritas, adicionando séries e/ou episódios do acervo de centenas de animes da Crunchyroll e organizando na ordem que melhor desejar.

Não foi disponibilizado um calendário das etapas de liberação da nova experiência para todos os usuários, mas o release informou que, no início, a opção estará disponível para 10% dos usuários (tanto Premium quanto gratuitos), e que nas semanas seguintes, o Beta será liberado para todos os usuários ao redor do mundo. Quem já tiver acesso poderá testar o novo visual e melhorias através do botão no cabeçalho ou através do diálogo pop-up presente no site.

Captura de tela da página inicial da Crunchyroll, destacando as formas de acesso à Crunchyroll Beta

O acesso pode ser feito pelo botão no cabeçalho, ou pelo pop-up (Imagem fornecida pela Crunchyroll)

Fãs poderão escolher entre a experiência “clássica” e a experiência Beta, e poderão deixar seu feedback no botão de “Deixar Feedback” disponível no menu principal.

Tivemos a oportunidade de testar a Crunchyroll Beta com antecedência, e mostraremos os destaques da nova experiência para vocês:

Um visual mais moderno

Logo na página inicial, podemos ver a nova direção estética que o site adotou: Uma experiência mais flat, dando mais destaque para as retas e optando por uma coluna única de conteúdo. Enquanto o layout “clássico” da plataforma não é ruim, ele possui uma atmosfera ultrapassada, que remete ao webdesign do começo da década de 2010. Até mesmo a escolha da paleta de cores reflete melhor a filosofia atual, ao trocar o fundo branco por um tema escuro – que também permite trazer o característico laranja com maior naturalidade.

Captura de tela da página inicial da Crunchyroll Beta

As grandes margens podem incomodar, mas são usuais nos sites de hoje em dia.

Também houveram mudanças nas informações disponíveis na página inicial. Uma nova adição que, para mim, foi muito bem-vinda, é a presença de uma seção “Continue Assistindo“: Presente na grande parte das plataformas de streaming, ela mostra os últimos shows e episódios que você viu, indicando qual é o próximo disponível, e com uma marcação diferente para quando o lançamento semanal ainda não chegou.

Assim como a Netflix – que parece ter sido a referência para o novo designa página inicial te bombardeia com recomendações, distribuídas em categorias que até fazem sentido, mas que eu não necessariamente me interesso por. E essas recomendações acabam ocupando a maior parte do espaço útil, me forçando a dar scroll na página por um período maior do que eu costumava, até chegar na seção de novos lançamentos.

Captura de tela da página inicial da Crunchyroll Beta

Vamos expor o redator na postagem, mostrando o que ele tem assistido e o que está na sua lista? Vamos…

Novas categorias e ferramentas de busca

Não é segredo para ninguém que eu sou um grande fã de animês dublados (como já comentei em diversas outras postagens), e uma funcionalidade que eu sempre desejei que existisse era um filtro para buscar obras dubladas na plataforma. A tecnologia é maravilhosa, e por isso, finalmente tenho o que eu sempre desejei. Ao buscar por animês, seja pela lista de popularidade ou pelos lançamentos recentes, você poderá pedir para o sistema te mostrar apenas obras que tenham opção dublada!

Captura de tela da página de busca da Crunchyroll Beta

Contudo, por se tratar de uma versão de testes, nem tudo é perfeito…

Alguns problemas com o filtro, porém: Primeiro de tudo, ele não pode ser usado na barra de busca. Se procurar por um nome ou palavra específica, os resultados te mostrarão shows com aquela palavra no título do show ou de algum dos episódios, mas não há opção para filtrar esses resultados por dublagem.

O outro problema, você já deve ter notado ao olhar as imagens, se acompanha o mundo da dublagem brasileira: O site não diferencia o idioma da dublagem na hora de te mostrar os resultados. Isso significa que shows que possuem versão dublada apenas em inglês ainda aparecerão para você. “My Next Life as a Villainess” ou “Sword Art Online: Alicization” não estão disponíveis com vozes no nosso idioma, mas podem ser assistidos com falas em inglês. Foi um dos primeiros feedbacks que eu enviei para eles, e espero que seja resolvido.

Captura de tela da página de busca da Crunchyroll Beta

E já que você chegou até aqui, não custa tentar né: Assista Precure, temos uma sereia engraçada (E Aquatope também)

A nova barra de busca possui um visual mais moderno, que sofre do mesmo problema da página inicial: a poluição de conteúdos, oriunda da Netflixzação do design. Ela é mais bonitinha? Confesso que é, de fato. Mas acaba sendo mais confusa do que precisava. A busca por títulos de episódio é algo que me parece tão de nicho, que não acredito que compensa a bagunça que causa no dia-a-dia.

Assistir animês está surpreendentemente… a mesma coisa?

Já conhecem o ditado, não é? “Não se mexe em time que tá ganhando“. O player da Crunchyroll é um dos melhores do mercado de streaming atual, e eu cheguei a ficar receoso ao receber a notícia da Crunchyroll Beta, por medo de terem trocado o player. Felizmente, mantiveram tudo mais ou menos no mesmo lugar, e a experiência não mudou muito.

Lidar com o fundo preto nas bordas ao invés do branco demorou um tempinho, mas não foi nenhum desafio (apesar de eu querer um tema claro pro site para ajudar com minha vista cansada). A retirada das thumbnails dos episódios anteriores, porém, foi algo que eu senti falta. Sou uma pessoa muito esquecida, então, conferir rapidamente o que o episódio anterior fez enquanto a abertura toca era algo que eu fazia com frequência.

Captura de tela da página de vídeo da Crunchyroll Beta

Carambolas, seria esta uma referência às loucas aventuras de José Joãoestrela?

Para quem costuma assistir aos episódios em tela cheia, nada muda. Já para quem cresceu assistindo animê em modo janela, e já está velho demais para se acostumar com algo novo, uma das gambiarras mais famosas da plataforma ficou um pouco mais difícil de se usar: Alterar o zoom da página no seu navegador para ajustar o tamanho do player era algo que eu utilizei por anos. Acho que nem lembro quando foi a última vez que acessei a Crunchyroll sem ela estar em 150% de zoom.

Na nova página de episódios, o player ocupa todo o espaço da página, incluindo as bordas. Isso quer dizer que, para aumentar o player, é necessário aumentar as bordas, e isso só é feito diminuindo o zoom da página. Por conta disso, para continuar assistindo animê com o vídeo do tamanho que estou acostumado, precisei diminuir o site inteiro para 50%… O que, vocês devem imaginar, é completamente inviável para alguém com óculos tão pesados quanto os meus. O jeito vai ser ajustar o tamanho toda vez…

Uma personalização sutíl

Como foi comentado no release de imprensa, uma das novidades é a possibilidade de escolher avatares e banners para seu perfil. É uma opção deveras… curiosa de se implementar. Os avatares são vistos em comentários e resenhas, coisas que você provavelmente vai acabar esbarrando enquanto navega pelo site (você querendo lê-los ou não), então esse toque mais pessoal é interessante para quem consome essa parte do conteúdo.

Mas os banners de perfil realmente me fizeram questionar a sua existência. Claro que cada pessoa tem uma experiência diferente, e estou falando apenas por mim, mas… Quando foi a última vez que você acessou o perfil de usuário de alguém na Crunchyroll? Eu nunca acessei nem o meu próprio! Quando vi a notícia sobre “personalização de banners“, achei que você poderia escolher a imagem da página inicial do site, mas não é o caso. Afinal, a versão Beta nem possui um banner na página inicial!

Colagem feita com capturas de tela da seleção de avatar e de imagem de cabeçalho

Com 111 opções de avatares, e 37 opções de banners, até que a variedade é boa.

Uma experiência “Beta”

É claro que minha próxima fala é óbvia, mas precisa ser dita: A Crunchyroll Beta ainda é um ambiente de testes. O site não está completo, com praticamente qualquer outro pedaço que não foi citado (como a área de mangás ou de notícias) te levando para a versão clássica; Alguns textos e imagens de divulgação não estão totalmente traduzidas para o português; Ferramentas novas podem ser melhor desenvolvidas… Mas o período de testes existe justamente para isso. O feedback serve para ter sua voz ouvida, buscando melhorar a sua experiência com a nova versão. Todos os comentários que fiz aqui, já foram enviados pelos meios corretos, pois, apesar de redator, também sou gente e também quero um produto melhor para consumir.

Agradecemos novamente à Crunchyroll pela oportunidade de testar a versão Beta com antecedência.

Sobre a Crunchyroll:

A Crunchyroll está disponível em mais de 200 países e territórios, com séries transmitidas simultaneamente e legendadas em oito línguas diferentes. Fãs podem assistir anime de graça, com anúncios, ou assinar um dos planos de assinatura disponíveis para assistir animes sem anúncios, com acesso total a simulcasts no dia do lançamento, assistir conteúdo offline e muito mais.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Vini Leonardi

Cavaquinho na roda de pagode da Torre. Jogo World of Warcraft e assisto desenhos chineses, e nas horas vagas faço faculdade de Química.
Pra mim, Marvel e DC parecem nomes de marcas de roupa chique.
Finjo saber escrever sobre animes quando na verdade tudo que faço são menes irados.

Deixar um comentário

Or