Quadrinhos

Conheça a HQ Algumas Assombrações do Recife Velho

Escrito por Ricardo Ramos

Conhecida por ser a cidade mais assombrada do Brasil, a bela Recife foi cenário para a pesquisa de Gilberto Freyre (autor do clássico Casa Grande & Senzala), sobre as lendas fantasmagóricas do lugar. A pesquisa rendeu o livro Assombrações do Recife Velho que foi publicado em 1955. A obra tem no total 27 contos sobrenaturais.

No ano passado, o livro ganhou uma adaptação para os quadrinhos intitulada Algumas Assombrações do Recife Velho, conduzida por André Balaio e Roberto Beltrão, as duas cabeças em frente ao projeto Recife Assombrado. O álbum foi lançado pela Global Editora e traz sete contos inspirados diretamente nas pesquisas de Freyre na Recife no início do século passado. Muitas obras são como aquelas histórias que ouvimos dos mais velhos com pitadas de terror folclórico.

São as histórias:

  • Boca-de-Ouro: Um sujeito encontra um diabo malandro que durante as noites aterroriza as ruas
  • Um Lobisomem Doutor: Depois de ser atacada enquanto voltava para casa, a filha de uma lavadeira, revela a identidade de quem cometeu o ataque
  • O Papa-Figo: A conhecida lenda sobre o ladrão de crianças e a sua motivação atrás dos sequestros
  • Um Barão Perseguido Pelo Diabo: Um jovem fazendeiro tem encontros noturnos com ninguém menos do que o próprio Sete Peles
  • O Visconde Encantado: A história de um aviador que desaparece durante suas peripécias aéreas
  • Visita de Um Amigo Moribundo: Após reencontrar um antigo amigo que não via há anos, uma incrível descoberta é feita
  • O Sobrado de São José: Uma casa onde coisas bizarras são naturais.

Além de André Balaio e Roberto Beltrão, Algumas Assombrações do Recife Velho, conta com a pesquisa histórica de Naymme Moraes e colaboração de Roberto Freyre. Os desenhos são de Téo Pinheiro. O projeto Recife Assombrado também já publicou as HQs A Rasteira da Perna Cabeluda (2015) e Malassombro (2016), livros de contos e outros projetos. Mais detalhes no site clicando AQUI.

Algumas Assombrações do Recife Velho tem formato 20,5 x 27,5 cm, 72 páginas e o preço de R$ 49,00. Na Amazon Brasil está com 43% de desconto!

Fonte: 101horrormovies

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ricardo Ramos

Nerd, escritor, jogador de games, cervejeiro, rockêro e pai da Melissa.

Contatos, sugestões, dicas, idéias e xingamentos: ricardo@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or