Quadrinhos

Biografia de Rosa Luxemburgo em quadrinhos chega às livrarias nacionais

Escrito por Gabriel Faria

A editora WMF Martins Fontes está lançando no mês de setembro a biografia em quadrinhos da pensadora alemã Rosa Luxemburgo, intitulada Rosa Vermelha: Uma biografia em quadrinhos de Rosa Luxemburgo. Saiba detalhes abaixo.

Foi muito mais que uma simples pensadora. Fez-se ouvir num mundo avesso às vozes de mulheres fortes. Superou a enfermidade física e o preconceito que sofria por ser judia e tornou-se uma revolucionária ativa cuja filosofia preencheu todas as facetas de uma vida incrivelmente produtiva e criativa. Nesta biografia em quadrinhos, a escritora e desenhista Kate Evans torna o mundo intelectual de Rosa Luxemburgo acessível a um novo público, evidenciando o elo entre suas ideias e as realidades de uma vida inspiradora e profundamente comovente.

Rosa Luxemburgo (1871-1919) foi uma revolucionária e teórica marxista polonesa, naturalizada alemã. Tornou-se uma destacada dirigente do movimento comunista internacional. Em 1894, junto com seu companheiro o socialista lituano Leo Jogiches, fundou o Partido Social Democrata da Polônia (SDKP). Em 1898 mudou-se para a Alemanha, o centro de luta de classes da época. Instalada em Berlim passou a militar no Partido Social Democrata Alemão (SPD).

Em 1905 retornou para Varsóvia para ajudar na tentativa revolucionária na Rússia, mas foi presa e durante três meses esteve ameaçada de morte. Ao retornar à Alemanha, começou a defender a teoria de greve das massas como instrumento de luta revolucionária mais importante do proletariado. Em 1916, socialistas mais radicais, liderados por Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo, formaram o grupo Spartacus – que daria origem, em 1918, ao Partido Comunista Alemão.

Kate Evans, autora do quadrinho, nasceu no Canadá e foi criada na Inglaterra e sua biografia de Rosa Luxemburgo lhe rendeu uma indicação ao Bread and Roses Award de 2016.

Rosa Vermelha possui 228 páginas encadernadas em acabamento brochura e o preço de capa sugerido é R$ 44,90. Clique aqui para garantir sua edição na pré-venda da Amazon.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Gabriel Faria

Apaixonado por quadrinhos, redator da Torre de Vigilância, criador do blog 2000 AD Brasil e otaku nas horas vagas.

Deixar um comentário

Or