Música

”Bandas como Duran Duran, Pet Shop Boys e Wham! são eficientes em alguns aspectos da saúde”, diz estudo

Escrito por Tassio Luan

Caso você seja aquela pessoa, como eu, que não dispensa uma playlist de hits dos anos 80, tenho uma excelente notícia sobre como estes clássicos podem influenciar positivamente na saúde mental de quem ouve.

Com informações do site Mundo Livre FM, a pesquisa foi realizada pela Vera Clinic e constatou que bandas como Duran Duran, Pet Shop Boys e Wham! são bastante eficientes em alguns aspectos da saúde por sua nostalgia positiva.

Músicas pop da década de 1980 ajudam a diminuir a frequência cardíaca, pressão arterial e ansiedade.

Foram 1.540 voluntários entre 18 e 65 anos que ouviram uma playlist criada no Spotify com músicas dos seguintes gêneros: pop, jazz, heavy metal, R&B e etc… Aparelhos de frequência cardíaca e pressão arterial foram utilizados durante o processo.

Maior redução de ansiedade (diminuição de 36% na frequência cardíaca) e 96% dos voluntários relataram uma queda na pressão arterial foram notados em quem ouviu músicas pop.

As canções de heavy metal ficaram em segundo lugar na redução da ansiedade com 89% dos participantes anunciando uma redução de 18% na pressão arterial e na frequência cardíaca.

Ömer Avlanmis, diretor da Vera Clinic, falou sobre o estudo.

“Hits dos anos 80 parecem trazer com eles uma nostalgia positiva e a sua sonoridade festiva ajuda a induzir a liberação de endorfinas e serotonina no cérebro, aumentando os sentimentos de felicidade e calma. Já as músicas do heavy metal, entretanto, podem ajudar os ouvintes a processar seus sentimentos e, como resultado, levar a um maior bem-estar.”

O gênero techno foi menos eficaz na diminuição da ansiedade.

O objetivo do estudo de uma clínica sobre transplante capilar era entender como a música pode reduzir o estresse e a queda de cabelos.

Conclusão: Está esperando o quê para começar a montar sua playlist com clássicos dos anos 80?

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Tassio Luan

Biólogo explorador do horror cósmico e de universos desconhecidos.

Deixar um comentário

Or