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Análise | Tekken 7

Escrito por Luan Oliveira

Tekken 7 é o mais novo jogo da saga Tekken, publicado pela Bandai Namco Entertainment. Ele será o nono jogo da série e também será o primeiro a utilizar o motor Unreal EngIne 4.

Durante seu período de desenvolvimento o produtor Katsuhiro Harada afirmou em algumas entrevistas que esse jogo seria mais sombrio do que nunca, com o tom próximo ao aclamado Tekken 4 e que serviria como uma conclusão da saga Mishima.

Podemos de dizer que o jogo que vamos debater é sem dúvida um verdadeiro Tekken.

Sim! Esse Tekken ainda é Tekken. Chutar seus adversários ainda te faz se sentir bem, os Mishimas continuam se digladiando entre penhascos, tudo parece estar certo com o mundo de Tekken. Mas para ser sincero a curva de aprendizagem do jogo é bem simples e facilmente você vai entender os comandos de praticamente todos os personagens, o que vai deixar você jogador casual feliz, mas ao decorrer de 100 lutas o tédio pode te alcançar. Mas você pode esperar muito mais do que simplesmente lutas em um jogo moderno desse estilo, e é aí que Tekken 7 prospera.

Vamos falar sobre o modo história primeiro. Se você jogou Injustice 2, você estará recém-ciente de que os jogos de luta podem contar histórias ao mesmo tempo que tecem combates de proporções grandiosas. O modo de história de Tekken 7, em comparação, não é tão bom. Ela veio com um propósito que foi providenciar algumas respostas entre os conflitos de Heihachi Mishima, Kazuya Mishima,Jin Kazama, e outros mistérios da história do universo Tekken. A Saga Mishima começa como uma lição de história, levando o jogador de volta aos dias de glória da Série quando Heihachi educou seu filho Kazuya de uma maneira um tanto quanto peculiar. Porque o que não te mata, o faz mais forte. Esse é o lugar perfeito para ser o ponto de partida de uma história feita para os amantes de Tekken. Aprender exatamente como a família Mishima se separou é uma perspectiva tentadora, mas acaba sendo mal implementada o que afasta um pouco o jogador. A história fica com alguns nós sem pontas, uma falta de sequência narrativa e uns personagens desnecessários, e os grandes revelam-se sem aprofundamento emocional. O modo história é normalmente o que cativa o jogador, é o que apresenta o jogo por completo para melhorar a experiência, mas, em vez disso, terminar o modo história em Tekken é uma tarefa árdua e pouco proveitosa.

A parte de luta da história é ao mesmo tempo muito divertido e muito maçante. Muitas batalhas ocorrem contra o mesmo personagem várias vezes, e se você perder uma vez que você começa a seção novamente. O jogo tenta aliviar a dificuldade através da adição de modificadores que permitem movimentos especiais, algo como um spam. Em vez de entender como o Tekken funciona, você faz seu caminho através de golpes especiais que você nunca aprende como utiliza-lo corretamente. Essa pode ter sido uma decisão terrível para a série e para o sistema de combate, mas independente de tudo isso, vale a pena finalizar o modo para conquistar os troféus incrivelmente fáceis que acompanham essas lutas. Além disso, a Saga Mishima é um jeito estranho de dar sequência para a história.

Os novos personagens apenas se apresentam, desperdiçando uma ótima oportunidade para incorporá-los na mitologia de Tekken. Em vez disso, você desbloqueia histórias de personagens individuais, que são rápidas e sem aprofundamento, onde você pode jogar separadamente. Essas missões são simplistas, e fazem com que as motivações dos personagens pareçam completamente fantasiosas e utópicas. Tekken é uma série alegre e autodepreciativa, essas coisas poderiam ter adicionado alguma legibilidade muito necessária para a Saga Mishima. E nada disso é uma sugestão para você esquecer o modo história. Se você quer um jogo de luta, é o que temos aqui, independente de profundidade de personagens ou coisas parecidas.

Sem classificá-los individualmente, a seleção de novos personagens é imaginativa e generosa. Lucky Chloe e Kazumi Mishima são os destaques, trazendo a mistura correta de estranheza e ameaça, mas a maioria das novas adições se sente como um ajuste natural para um jogo que prospera em adicionar lutadores totalmente diferentes. Akuma também trabalha em seu entorno, mesmo que pareça tímido em comparação com os outros lutadores mais conhecidos de Tekken. No geral, o saldo da lista é ótimo. A maioria dos favoritos da série fazendo um retorno, e se você já jogou um jogo Tekken, você encontrará algum lutador com o qual você se sente confortável. É uma pena, no entanto, que Lei Wulong não tenha sido adicionado. A preocupação vem pela ausência de Ganryu, mas nada que atrapalhe o jogo como um todo.

Tekken 7 é um jogo que incentiva você a se divertir. Está cheio de turnos de impulso selvagens e lutas audaciosas e cinematográficas, adequadas tanto para novatos como para veteranos. É menos técnico do que algo como Street Fighter, mas também é mais agressivo gratificante. Enquanto o Street Fighter o castiga por pressionar os botões, Tekken está feliz em deixar você jogar alguns jabs de teste, aprender o que seu oponente fará e reagir de acordo. Há momentos em que você se sente superado e impotente, mas eles são eclipsados pelos momentos em que você se sente empoderado.

Ao ficar entusiasmado com os principais sistemas à custa de tudo novo, é sentido que comemorar um jogo por apenas evoluir nos últimos 20 anos, mas Tekken sempre foi tão bom. É muito melhor está jogando do que conversar ou discutir sobre ele. Mas, apesar disso, há um pouco de tristeza sobre Tekken 7. Ao tentar competir com os modernos beat-em-ups, é simultaneamente mais e menos do que era nos jogos anteriores, e o fracasso das novas adições se mostra chato quando comparado aos modernos jogos de luta. Esta pode ser a última chance de entrada no mercado que Tekken terá para negociar com os jogadores, através de um sistema de luta alegre, mas por enquanto estou feliz em apreciá-lo pelo que é: um jogo de luta poderoso, gratificante e profundamente cinematográfico.

VEREDITO:

Apesar de alguns erros narrativos, o Tekken 7 ainda é uma experiência atraente e emocionante. Encontre o parceiro de sparring certo e irá entretê-lo por um bom tempo.

Até agora, o louvor para Tekken 7 não foi como esperado. Apesar do modo de história instável, Tekken ainda é incrível de ser jogado. E realmente um jogo para se “sentir”, de uma forma que a maioria dos beat-em-ups não fazem. A jogabilidade bem fluida ajuda no gameplay, você pode estudar seu adversário e ganhar um round, mas pode sofrer uma derrota esmagadora no próximo.

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Sobre o Autor

Luan Oliveira

"Quando eu era jovem, eu tinha liberdade, mas não via isso. Eu tinha tempo, mas não sabia disso. E eu tinha amor, mas eu não sentia isso. Muitas décadas passaram antes que eu entendesse o significado destes três. E agora, no crepúsculo de minha vida, este entendimento passou a contentamento"

- Ezio Auditore