Gameplay Games

Aliens: Fireteam Elite une ação e terror numa ótima experiência cooperativa

Escrito por Guilherme Chaves

Algum fã da franquia Alien por aqui? Se sim já podem comemorar a chegada de Aliens: Fireteam Elite, o mais novo jogo da série desde Alien: Blackout e que se torna continuação direta da clássica trilogia de filmes que todo mundo (ou pelo menos muita gente rs) ama.

Ambientado 23 anos após o terceiro filme, no jogo controlamos um fuzileiro (homem ou mulher) que tem o papel de atender chamados de socorro de todas as colônias externas que sua nave recebe. É por meio desses chamados que temos 4 campanhas in game, com três missões cada, onde os objetivos se alteram à medida que avançamos em cada uma.

Criação de personagem:

No início do jogo, como na maioria do gênero, temos que criar nosso personagem e dentro do menu de personalização podemos escolher entre:

  • Sexo feminino e masculino;
  • 10 tipos de rosto;
  • 7 tons de pele;
  • 7 cores de olho;
  • 16 penteados;
  • 8 estilos de pelos faciais;
  • 18 cores de cabelo;
  • 6 vozes.

Um prato cheio pra quem gosta de uma boa personalização antes de começar o que realmente interessa.

Classes

Logo na nossa primeira missão somos apresentados às classes e ao modo de jogo que conta com 4 categorias que os jogadores conseguem usar em qualquer momento:

1. Artilheiro
O artilheiro carrega um fuzil para confrontos à distância e uma arma de curta distância para quando a ação ficar intensa. Granadas de estilhaço podem perturbar inimigos maiores e a habilidade “Overlock” permite que os artilheiros anulem brevemente as travas nas armas do restante do pelotão aumentando a cadência de tiro

2. Demolidor
Além de um fuzil padrão, os demolidores utilizam armas pesadas como smartguns, lança-granadas e unidades de fogo. Andam equipados com foguetes de impacto para romper ataques em massa à distância. Além de uma onda explosiva concussiva que derruba inimigos à curto alcance. Armas pesadas não tem muita munição, por isso os demolidores costumam depender de suas armas de apoio.

3. Técnico
Os técnicos controlam o fluxo da batalha. Canalizando as forças inimigas em zonas de abate. Eles plantam bobinas carregadas para atrasar o avanço dos inimigos, além de posicionarem sentinelas para conceder suporte direto de fogo. Este equipamento por ser maior, os limita a usar uma arma curta e uma arma de curta distância.

4. Médico
Os Docs não apenas mantém seus camaradas de pé e na luta com as estações de trauma para cura do pelotão, mas também aprimoram o desempenho do pelotão administrando um “coquetel” de estimulantes de combate. Também carregam um fuzil e uma arma curta.

Cada classe, apesar de já terem visuais específicos, ainda conta com inúmeras personalizações e equipamentos que podem ser alternados durante o jogo. Elas também possuem progressão, levando o jogador a alternar de classe para conseguir subir de nível.

Já escolheu sua classe principal? Então vamos pra hora da ação.

O jogo é um shooter em terceira pessoa e seu hub possui inúmeras interações e informações, acostumar pode ser difícil inicialmente mas, como todo jogo, com constância o player aprende como exercer cada função e o que precisa ficar atento na tela.

Além de termos mais de 30 opções de armas, também conseguimos personalizá-las, utilizando diferentes cores, adesivos e também os anexos, que são responsáveis por melhorar o desempenho individual de cada arma usada.

O arsenal (equipamentos usados na missão), onde escolhemos as armas, só pode ser modificado no início de cada missão, então aproveite bem esse tempo e use sempre o que for mais necessário para o objetivo.

Diferente dos outros jogos da franquia, Aliens: Fireteam Elite é um jogo de ação cooperativo, e não um jogo de terror, mas claro que toda sua ambientação é feita para simular o horror da franquia. Vez ou outra andando pelo cenário podemos encontrar objetos e partes caindo sobre a gente de forma sutil ou até tubulações que estouram do nada fazendo com que alguém que está concentrado, tome belos sustos.

Os controles do jogo são bastante parecidos com outros jogos do gênero, como os botões de correr, recarregar e afins. Porém um elemento presente que difere um pouco dos outros é a presença de Stamina que é limitada e se esvai ao esquivar,  portanto pense bem antes de usar a esquiva, ou melhor dizendo, esquive com moderação. Também é possível esconder atrás de barricadas já que encontramos inimigos que atacam à longa distância.

Inimigos

Inimigos sozinhos não causam muito estrago mas como costumam vir em hordas, evite sempre entrar em lugares estreitos porque podem acabar sendo fatais. Eles aparecem absolutamente toda hora, não somente quando você aguarda as hordas chegarem, o que faz com que o jogo fique mais divertido, menos repetitivo e dinâmico.

Existem vários tipos de xenomorfos e cada um possui habilidades específicas. Até mesmo os mais simples e fáceis de matar, depois de mortos fazem um pequeno estrago com seus cadáveres que soltam veneno por um curto período de tempo (lembra que lugares estreitos podem ser fatais? Então…).

A inteligência artificial dos inimigos varia pelo seu tipo, o que deixa o game muito mais desafiador. Não entrando no mérito dos tipos de Xenomorfo já que algo legal do jogo é descobrir o que faz cada um e como mata-los, mas como exemplo dessa inteligência temos os Warriors (um dos mais de 20 tipos de inimigos apresentados no jogo), que são completamente difíceis de exterminar, além de te agarrarem caso você não esquive de forma rápida.

Equipe

Temos 3 membros em nossa equipe e algo que também auxilia muito o jogador é a inteligência artificial amiga que acerta muitos inimigos e não deixa nada a desejar na sua habilidade. Mas claro que a experiência multiplayer é bem mais prazerosa. Sempre será melhor jogar com amigos, então aproveite sempre que tiver essa oportunidade.

É possível curar e até reanimar aliados, mas cada um dos 3 players só conseguem ser reanimados 4 vezes durante cada missão, essas “vidas” são mostradas no Hub.

Como nem tudo são flores, temos algo negativo. O jogo não tem cooperativo local, o que vai te impedir de jogar junto daquele seu irmão mais novo que divide a casa com você ou com aquele amigo que sempre passa os fins de semana por aí, e isso acaba limitando um pouco a experiência para alguns jogadores.

Outros Detalhes 

Existem mais alguns detalhes que ainda não tratamos por aqui. Se caso você ainda estiver se perguntando “Mas se os xenomorfos não usam armas, como consigo munição durante a missão?” Bom… Graças a deus existem caixas de munição espalhadas pelas missões que podem ser usadas sempre que quiser ou conseguir chegar até elas.

Juntamente dessas caixas, também estão outras que possuem os chamados “consumíveis”, esses variam desde uma torreta de artilharia, até mesmo à munições diferentes que podem ser acrescentadas às armas, limitando cada jogador a carregar 4 tipos diferentes.

Menu

O menu do jogo é interativo (já jogou vingadores? É bem parecido), temos uma base bem extensa onde as opções estão espalhadas junto aos personagens que conseguimos interagir, cada um tem uma função, inclusive de te deixar escolher qual será a próxima missão.

Para melhorar ou conseguir novas armas, dentro desse menu temos um setor com a loja de armas. Lá você consegue trocar armas por dinheiro ou também utiliza informações coletadas que podem ser encontradas nas missões ou no próprio menu interativo, para conseguir novos visuais, emotes, acessórios, cores, cartões e outros itens “colecionáveis”.

Veredito

Aliens: Fireteam Elite é um prato cheio para quem sempre sonhou em ser um exterminador de Xenomorfos, sua ação unida ao dinamismo do multiplayer cooperativo trazem uma experiência muito divertida. Porém o jogo deixa a desejar em alguns aspectos, como a falta de cooperativo local dita acima e seu conteúdo tende a ficar um pouco repetitivo após algumas horas de gameplay, fazendo com que traga uma certa “sazonalidade” a quem decidir jogar.

Nota: 3.0 (Prata)

O jogo, produzido pela Cold Iron Studios, será lançado dia 24/08/2021 para PC e consoles.

Agradecimentos à Masamune pela cópia digital do jogo, que foi testado em um Playstation 4.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Guilherme Chaves

Administrador Público de dia, Projeto de Cheff de noite e redator da Torre nas horas vagas.

Deixar um comentário

Or