Cinema Entretenimento Tela Quente

A Vastidão da Noite: Uma Homenagem aos Clássicos

Escrito por José Victor

A Vastidão da Noite (The Vast of Night) foi lançado originalmente ano passado, no festival Slamdance e foi bastante aclamado pelo público. Neste ano, a Amazon adquiriu os direitos de distribuição e o filme chegou recentemente no serviço de streaming, Prime Video. O longa apresenta um excelente roteiro e se solidifica como uma ótima homenagem aos clássicos como a série The Twilight Zone de 1959, Contatos Imediatos de Terceiro Grau (dir: Steven Spielberg), dentre outros do gênero sci-fi.

The Vast of Night: Confira o trailer do filme sobre aparição de ...

A trama de passa em uma pequena cidade, durante a década de 50 e se desenrola durante uma noite. Durante os eventos está ocorrendo um jogo de basquete local e, enquanto o longa de desenrola, acompanhamos o radialista Everett e Fay, a operadora da central telefônica. Após perceberem uma frequência de rádio estranha e receberem ligações de diferentes pessoas relatando um objeto não identificado nos céus, ambos decidem investigar o que está acontecendo.

O longa é o primeiro dirigido por Andrew Patterson e se apresenta como um excelente autoral. Com baixo orçamento, o diretor conseguiu criar uma trama sustentada através dos personagens e da tensão criada através da fotografia e de sua edição. Em conjunto com a sua estética e sua ambientação, o filme prende o telespectador e cria uma boa imersão para que o mesmo se sinta intrigado com a situação – mesmo com a ausência de efeitos especiais.

The Vast of Night (2019) | Crítica De Cinema | CineAddiction

O único problema do longa é que ele pode se apresentar arrastado em alguns momentos, isso pois ele se sustenta apenas nos diálogos dos personagens e nos eventos que estão sendo anunciados pelos ouvintes da rádio através de ligações para a central. Entretanto, o filme apresenta a duração certa de exibição para que o telespectador não se sinta entediado e o mesmo poderia ser um excelente episódio de uma série do gênero.

É bem complicado fazer uma crítica sobre o longa sem expor muito sobre sua trama e a experiência que o público virá a ter durante sua exibição e, caso isso seja feito, o filme perderá completamente a graça. Entretanto, mesmo que não tenha tido tanta divulgação por parte da Amazon Prime Video, A Vastidão da Noite é um excelente trabalho autoral que, apesar de suas limitações orçamentárias, consegue trazer uma experiência sólida ao telespectador e se torna um bom filme do gênero. Além disso, é uma linda homenagem aos clássicos que consolidaram o sci-fi no que ele é atualmente.

Nota: 4/5

No período da Guerra Fria, enquanto acontece a corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, dois adolescentes de uma cidadezinha americana são obcecados pelo rádio. Quando eles descobrem uma estranha frequência de ondas aéreas, suas vidas e o mundo inteiro podem estar prestes a mudar drasticamente.

O longa está disponível na Amazon Prime Video.

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

José Victor

Estudante de Odontologia durante o dia e redator da Torre de Vigilância durante a noite, onde escrevo sobre cinema, jogos e séries (de vez em quando, sobre quadrinhos ou algumas notícias).
Letterboxd: https://letterboxd.com/jovlemos/
Contato: josevictor@torredevigilancia.com

Deixar um comentário

Or