Cultura Japonesa Mangá Quadrinhos

A Menina do Outro Lado – Melancolia e suspense em forma de mangá

Escrito por Pedro Ladino

Em um mercado de mangás saturado por shounens de ação e outros estilos com roteiro duvidoso, duas editoras começaram a apostar em títulos diferenciados: Devir e DarkSide Books. Justamente da última vem esta recente publicação focada n0 terror e suspense: A Menina do Outro Lado, escrito e ilustrado por Nagabe.

Se passou quase dois anos até a citada editora voltar para nos apresentar alguma outra publicação oriental. A primeira havia sido Fragmentos do Horror, coletânea de Junji Ito em volume único. Em seu segundo mangá, a Darkside dessa vez aposta em uma série. Mesmo com a crescente junção de mais de um volume original nas edições brasileiras de mangás voltados para livraria, a DarkSide adota por respeitar o formato e quantidade de páginas da publicação original.

O mangá começa já mostrando a relação entre Shiva, uma garotinha e Sensei, uma criatura híbrida entre animal e humano. Após ser deixada na floresta, Shiva acaba sendo encontrada por Sensei, cuja identidade real é desconhecida. Shiva não pode tocá-lo, caso contrário ela também será amaldiçoada e então expulsa da sociedade. Reclusão que já ocorre com Sensei, este afastado do convívio com outras pessoas e já ciente de perigos e maldições contidas nos arredores do ambiente, assim alertando Shiva para que não saia sozinha. Na esperança de encontrar sua tia, a garota decide quebrar esta regra e seu convívio é colocado em sério risco.

A arte de Nagabe é fenomenal e bem diferente do que o público geral está acostumado. O autor utiliza muito bem o branco e o preto pra criar uma ambientação sufocante. O tom de melancolia percorre por todo o mangá, um dos pontos mais gratificantes da obra. A composição de quadros e movimentação deixa a narrativa do mangá bastante fluida, tornando a leitura bem rápida e dinâmica.

O volume 01 serve para apresentar e construir aquele mundo, sem diálogos expositivos. Fazendo (ou não) algumas revelações nos momentos certos. O volume 02 aprofunda mais um pouco. Nagabe também sabe deixar ganchos ao final dos volumes, deixando o leitor apreensivo.

 

A edição da DarkSide é composta por papel Lux Cream, acabamento do título em fita de seda e capa dura. Este último detalhe possivelmente é o fator determinante para o preço de capa. R$ 54,90 por em média 176 páginas é um valor salgado, ainda mais considerando que a obra ainda não foi concluída em seu país de origem e não se sabe ao certo quantos volumes terá a coleção completa. Outro ponto negativo é a falta de páginas coloridas. Poderiam ter feito um esforço, ainda mais pelo preço cobrado.

De resto, é uma edição que merece ser chamada de luxo. Mesmo sendo em capa-dura, o manuseio é bem fácil e a costura está perfeita, então não tenha medo de abrir o mangá para poder ler os diálogos que ficam nos cantos da página. É uma edição espetacular. Não há como negar.

A obra está andamento no Japão com 8 volumes. Até o momento foram lançados dois volumes no Brasil, com o terceiro já em pré-venda.

A Menina do Outro Lado
Nagabe
176 páginas por volume
Formato: 21 x 13 cm
R$54,90
Capa dura
Editora: DarkSide
Data de publicação: 02/2019 (volume 01) e 04/2019 (Volume 02)

 

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Pedro Ladino

"Just when I thought I was out...they pull me back in."

Deixar um comentário

Or