Anime Cultura Japonesa Pagode Japonês

Yamishibai e como contar uma história de terror

Escrito por Luiz A. Butkeivicz

Ofuscado sob a sombra dos grandes sucessos das últimas temporadas na Crunchyroll, Yamishibai: Japanese Horror Stories me surpreendeu pela abismal qualidade das adaptações de lendas urbanas e contos de terror do folclore japonês.

Yamishibai intro

Yamishibai é um anime que compila contos de terror e lendas urbanas japonesas animado do estilo com episódios curtos com 4 minutos de duração. A sétima temporada do anime foi exibida entre julho e setembro de 2019, acrescentado 13 episódios ao total de 78 episódios da série até o momento.

As histórias contadas são contos folclóricos japoneses de terror ou lendas urbanas, como uma fita cassete assombrada, uma ligação misteriosa no meio da noite ou uma criança e seus desenhos estranhos. Cada episódio conta uma história diferente sem relação com as outras com exceção sutil da terceira temporada.

Yamishibai S07E09

A Mulher no Elevador – S07E09

Diferente de outros animes do gênero que tendem a se estender e perdem o espectador no meio do caminho, Yamishibai se beneficia ao máximo graças ao seus episódios de quatro minutos e meio, conseguindo manter o espectador apreensivo e imerso o tempo inteiro.

A exemplo do episódio Contradições – S01E07 onde uma jovem recebe uma ligação da sua amiga no meio da noite pedindo abrigo, pois, algo de errado aconteceu com seu namorado quando os dois abriram uma porta lacrada em um hospital abandonado. Em apenas quatro minutos e meio, a história se desenvolve e faz seu brilhante twist terminado no seu auge com a breve revelação do horror que permeou a permeou desde o início.

O estilo de animação inspirado no teatro de papel a primeira vista é uma característica que pode acabar distanciando muitos espectadores mais exigentes, entretanto, é este estilo estático escuro e amarelado que, acredito eu, torna as histórias ainda mais assustadores ao criar uma atmosfera incrivelmente estranha e distante.

A trilha sonora ominosa também tem seu destaque, vestindo bem a atmosfera das histórias e cria uma sensação de desconforto de dar calafrios. A exceção sendo os encerramentos  que optam por vocaloids totalmente fora de lugar que acabam quebrado qualquer sensação de medo posterior a história – recomendo ignorá-los totalmente.

Yamishibai

Realmente bem escritas e o tempo de duração contribui  a entrega de uma história que começa e termina enquanto mantém o espectador na ponta dos pés. Algumas histórias acabam sendo mais fracas que outras mas são minoria entre as histórias que se excedem.

Com uma qualidade crescente e com história cada vez mais tenebrosas, Yamishibai é recomendação certa para os amantes do terror e aqueles que aos poucos vão se distanciando por algum motivo ou outro, dos animes mais tradicionais.

Yamishibai está disponível em suas sete temporadas na Crunchyroll.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Luiz A. Butkeivicz

Estudante de Publicidade e Literature Geek

Deixar um comentário

Or