Anime Cultura Japonesa Pagode Japonês

Torre Recomenda | She and her Cat: Everything Flows

Escrito por Luiz A. Butkeivicz

Foram poucos os animês que me tocaram tanto a ponto de me emocionar tão profundamente quanto fez She and her Cat (Kanojo to Kanojo no Neko) de Makoto Shinkai. E como um amante de gatos seria inevitável não se sentir intimamente emocionado com essa doce história de um gato, sua dona, e a relação de uma vida que conecta os dois.

Kanojo to Kanojo no Neko ou ‘She and her Cat‘ é um animê de 2016 dirigido por Kazuya Sakamoto. O animê é baseado em um curta de 1999 com o mesmo nome dirigido e produzido por Makoto Shinkai. She and her Cat conta a história da relação entre Daru, um velho gato preto, e sua dona Miyu, uma jovem desempregada se esforçando para se manter financeira e emocionalmente. A história é narrada por Daru e é dividida em quatro episódios de 5 minutos de duração.

É um animê incrivelmente bonito, cores agradáveis e suaves e uma iluminação que, acho, traz uma sensação nostálgica. She and her Cat, apesar da duração, traz toda a experiência emocional de assistir a um filme completo, acredito até que seja ainda mais forte nesse aspecto devido a velocidade em que o espectador absorve os conflitos e emoções.

She and her Cat – Miyu e Daru

Miyu e Daru

Cada episódio é uma montanha russa de emoções conforme Daru, o gato, narra a sua vida junto a Miyu. A excelência do roteiro em transportar o espectador até essas emoções – através das cenas mais trágicas que pintam a protagonista como uma pessoa comum, cheia de problemas e dificuldades – agrega ainda mais na entrega, por mais que óbvia no final, e talvez por isso a antecipação nos faça ceder e simpatizar ainda mais com os personagens.

Em diversos níveis, She and her Cat é uma experiência empática para todos e que nos lembra a relação suportiva emocional que os animais de estimação representam em nossas vidas. E, para mim, foi uma experiência catártica em tempos difíceis e me trouxe memórias do quanto meus gatos me ajudaram em tempos ainda mais difíceis.

Uma proposta agradável e simples. She and her Cat emociona pela inocência e realidade que retrata, de forma que até mesmo aqueles não muito chegados a gatos serão capazes de se identificar em algum nível.

She and her Cat está disponível em streaming na Crunchyroll.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Luiz A. Butkeivicz

Estudante de Publicidade e Literature Geek

Deixar um comentário

Or