Games

Stadia consome mais dados do que foi previsto inicialmente

Escrito por Vitor Andrião

Uma das grandes preocupações sobre o Stadia era em relação a quantidade de dados que a plataforma seria capaz de consumir. Pelo visto, esse medo não era infundado. Agora que o serviço foi lançado, testes indicam que os números são maiores do que imaginavam.

Antes do lançamento, a estimativa oficial era de que a plataforma gastaria em torno de 15 GB por hora, em resolução 4K e a 60 frames por segundo. Segundo informações da Google (via Digital Fountry), o consumo é de até 20 GB por hora, nestas configurações.

Em resoluções menores, os números não deixam de assustar. Um teste do GamesBeat mostrou um consumo de 119 MB por minuto, o que dá mais de 7 GB por hora, em 1080p e 60 quadros por segundo. Já o Digital Trends realizou um teste em um celular, o Google Pixel 3ª, também em 1080p, que consumiu mais de 10 GB por hora.

Se estipularmos como exemplo o Red Dead Redemption 2, leva cerca de 47 horas para ter sua campanha principal concluída (dados do HowLongToBeat). Em 4K, isso seria quase 1 TB de dados, ou aproximadamente 470 GB em 1080p. Isso sem contar as atividades paralelas ou o seu modo online.

Essa é uma notícia que não agrada, principalmente para quem precisa lidar com conexões fracas ou com limite de dados.

Apenas para comparação, o site da Netflix afirma que o uso de seu serviço de streaming consome até 3 GB por hora em HD (720p) e 7GB em Ultra HD (4K).

Stadia foi lançado em 19 de novembro, nos Estados Unidos e na Europa, e as suas primeiras impressões não agradaram nem um pouco. É um serviço caro, incompleto e tem poucas atrações. A plataforma não tem uma data de lançamento prevista para o Brasil.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Vitor Andrião

A mudança é o processo essencial de toda existência. Não se esqueçam, Hollywood ensina coisas, e que a força estejam com vocês!

Deixar um comentário

Or