Cultura Japonesa Mangá Séries

Será este o fim? Compreendendo o penúltimo capítulo do mangá de Attack on Titan

Escrito por Diego Augusto

CONTÉM SPOILERS DO MANGÁ!

O capítulo 138 do mangá de Attack on Titan finalmente foi lançado no Japão e divulgado nas redes sociais.

Tremor da Terra. Imagem: Crunchyroll

Recapitulando eventos importantes para melhor entendimento do capítulo:

  • Após comer Galliard (ex-Titã Mandíbula), Falco, que havia sido transformado em titã por causa do fluido espinhal de Zeke, se torna o novo Titã Mandíbula e diferentemente de todos os outros titãs, tem a capacidade de voar.
  • Hange Zoe morreu e nomeou Armin como o novo comandante da Tropa de Exploração.
  • Eren se encontrou com a fundadora Ymir nos “Caminhos”.
  • O Tremor da Terra já começou há alguns capítulos, e já dizimou algumas cidades.
  • Eren foi decapitado por Gabi, porém conseguiu entrar em contato com Zeke para iniciar o tremor, e ainda está vivo.
  • Eren tem uma espécie de “centopéia” ligada a sua cabeça decapitada, que pode ser a explicação da origem dos titãs (vide que o parasita se alojou na espinha dorsal de Ymir Fritz e ela se transformou em titã).
  • É mostrado que Eren influenciou seu pai a roubar o Titã fundador e passá-lo para Eren.
  • Atualmente há dois lados de batalha: Facção Yaeger x Aliados (Reiner, Annie, Pieck, Falco, Gabi, Levi, Mikasa, Jean e Connie.).
  • Eren está com uma carcaça gigantesca (o fundador) e está revivendo os titãs já falecidos (Colossal de Bertholdt, Mandíbula de Galliard, etc.).
  • O Capítulo 137 se encerra com a explosão de Armin ao virar Titã Colossal para tentar matar Eren com o calor dessa transformação.

Novo Titã Mandíbula. Imagem: Crunchyroll

No começo do capítulo 138, o estrondo parou, levando-se a acreditar que os aliados foram vitoriosos. Porém, Eren não está morto e logo se transforma em uma forma Titã ainda não vista antes. A “centopéia brilhante” que estava conectada à cabeça de Eren, está agora no chão e se movimenta por vontade própria. O objetivo dos aliados é matar esse parasita, pois acreditam que ele controla o estrondo.

Para se proteger e eliminar os inimigos, a “centopéia” começa a exalar uma fumaça semelhante ao fluido espinhal de Zeke, e todos os eldianos presentes no local, exceto Ackermans e portadores, viram titãs puros (familiares dos portadores, Connie e Jean, e mais centenas de pessoas.).

Esses novos titãs puros são usados para proteger a “centopéia” e lutar contra Pieck, Annie e Reiner, em suas formas titã. Há também uma luta entre Eren e Armin, também em suas formas titã.

Por fim, após um longo pensamento de como a vida seria se Eren desistisse de seu plano e com a ajuda de Levi, Mikasa entra na boca do titã de Eren, e decapita seu amado.

Para dizer adeus, a menina dá um beijo na boca da cabeça decepada de Eren. Ymir assiste toda a cena.

Titã Colossal e explosão ao fundo. Imagem: Crunchyroll

O que pode ocorrer no último capítulo?

Vindo de Hajime Isayama, tudo é possível. Porém, é difícil acreditar que ele inventará coisas novas e mirabolantes e as explicará em 45 páginas.

De certo, a grande dúvida gerada por este episódio, é se Eren está vivo ou morto e porque a fundadora Ymir está olhando, ao fundo da imagem, para Mikasa e Eren se “beijando”. Outra dúvida, é se realmente Jean, Connie e Gabi terão alguma chance de comerem algum titã inteligente e viverem mais 13 anos, ou se eles terão o fatídico destino de morrerem como titãs puros.

Há diversas teorias sobre o final da história, da mais plausível até a mais maluca possível. Então, o final poderá não agradar a todos.

É uma obra muito complexa e com várias possibilidades de desfecho. Cabe a nós, esperar que não sejamos decepcionados por um dos melhores mangás de todos os tempos.

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Diego Augusto