Consoles Gameplay Games PC

Review | Observation

Escrito por Stenyo Araújo

Continuando a publicar jogos de desenvolvedora independentes, a Devolver Digital e a No Code (responsável pelo game Stories Untold) acabam de lançar o game Observation, um novo e cativante thriller de ficção científica, para PlayStation 4 e PC.

Observation coloca os jogadores em uma jornada de muito suspense até os confins do espaço para descobrir o que exatamente aconteceu com a médica oficial da divisão de biociência, Dra. Emma Fisher, e a tripulação da estação espacial.

O jogo inicia exatamente no momento que a Dra. Emma desperta depois que a estação colidiu com algo. Então você assume o papel de S.A.M. a inteligência artificial da estação, e segue as instruções da Dra. Emma para tentar identificar os danos, o tempo que a estação ficou sem forças, e a onde foi parar toda a tripulação.

S.A.M descobre que a estação foi parar em Júpiter e tenta descobrir como tudo aconteceu, pois boa parte da memória da I.A. foi corrompida. Ao decorrer da história ela descobre que não foi apenas uma simples colisão, e que existe algo sobrenatural por trás.

Em termos de gameplay, o game é simples: o jogado controla várias câmeras através da visão de S.A.M. que é essencialmente uma inteligência desmembrada. Podemos operar todos os sistemas e assumir o controle de certas ferramentas, de forma que os jogadores possam explorar e resolver quebra-cabeças.

Por exemplo: no controle das câmeras, você poderá abrir portas,  e se a porta estiver trancada ou sem energia, você terá que resolver alguns puzzles para conseguir abri-las.

Ligar computadores, ouvir áudios da tripulação antes do acontecido, escanear documentos, e assumir o controle de uma esfera que é uma espécie de drone, onde você pode se locomover para todos os lugares.

“Vamos ser sinceros, estamos a cinco ou dez anos longe das máquinas assumirem o controle”, disse o diretor financeiro da Devolver, Fork Parker. “Observation vai apenas dar uma ideia de como será convergir suas mentes com a de uma CPU antes que tudo aconteça de repente para valer”, afirmou ele.

Graficamente falando, Observation faz um belo trabalho em mostrar detalhes impressionantes do ambiente interno e externo da estação espacial. Conseguimos ver com clareza cada componente em painéis eletrônicos, e nas portas. Os efeitos de câmera ou a falha dela em algumas situações, a luminosidade dos ambientes deixa ainda mais realista a experiência.

Os efeitos sonoros de Observation também fazem um belo papel nesse conjunto. Os efeitos do sistema, os ruídos, e a trilha sonora faz um ótimo clima de suspense. Tudo isso dá uma imersão muito boa, uma sensação de estar dentro do game.

Mas o ponto principal e que merece uma atenção foi o trabalho das vozes do game. Sem dúvidas, a atriz que empresta a voz para o papel da Dra. Emma, desenvolveu um belíssimo trabalho, e sem dúvidas deu toda vida ao game.

Um ponto negativo em Observation, é que muitas vezes você não entende exatamente o que a Doutora está pedindo, ou como resolver determinado puzzle, principalmente em situações de emergência dentro da história.

Observation faz um belo trabalho em entregar um thriller de ficção científica. A história sem dúvidas é o ponto mais forte do jogo, e nos deixa muito curioso para descobrir o que de fato aconteceu, e como a Dra. Emma sairá daquela situação.

Nota: 7,5

Agradecimentos à No Code e à Devolver Digital pelo envio do código, o game foi testado em um PlayStation 4.

 

 

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Stenyo Araújo

Gamer, Geek, Otaku , RPGista, Rokeiro, essas são as cinco palavras que me definem muito bem.

Deixar um comentário

Or