Categorias
Literatura Marca Página

Resenha | Quando cair o verão & Outras Histórias

Um livro contendo três histórias de diferentes gêneros, escritas (ou não) por personagens protagonistas de Doctor Who. E sim, todas possuem alguma relação com a série!

Quando cair o verão & Outras Histórias foi o segundo lançamento da editora Suma de Letras pertencente ao universo de Doctor Who após a publicação de Shada ainda em 2014. Apesar de não ser uma aventura do Doutor propriamente dito, o livro é publicado como se fosse uma coletânea de histórias editadas por Amelia Williams, autora de livros infantis, esposa de Rory Williams (Hã? Hã?) e também editora da famosa série de livros da investigadora policial Melody Malone, nome de sua filha adulta que trabalha com arqueologia (Hãããã?).

Dos livros publicados até o momento pela editora Suma, este é o mais recomendado para pessoas que não conhecem ou não desejam conhecer Doctor Who, mas curtem um bom livro com histórias curtas. Ao mesmo tempo, é um livro essencial para os fãs da série. As três histórias contadas são, respectivamente, dos gêneros: fantasia, policial e aventura/terror. Cada conto possui uma proposta diferente, como você pode conferir abaixo.

Quando Cair o Verão, de Amelia Williams, já apareceu fisicamente na série.
Quando Cair o Verão, de Amelia Williams, sendo mostrado por Clara Oswald.

Um mérito deste livro é levar a sério a ideia de serem histórias escritas pelos personagens de Doctor Who. Eles são creditados sempre com uma pequena ajudinha do Sr. Justin Richards e do Sr. James Goss, ambos autores de outros livros. ‘Quando cair o verão‘ é a primeira aventura do compilado. Contendo 64 páginas, Amy dedica esta história à sua filha, Melody. Segundo a mitologia da série, o conto foi escrito pela primeira vez em 1954, e mostra a vida de uma garota chamada Kate, em sua última semana de férias, se transformando em uma aventura inesperada após ela descobrir uma pintura chamada O Senhor do Inverno.

Por mais que este conto carregue o nome do livro, para fãs de Doctor Who, talvez seja o que menos impressiona. Sendo somente uma história de fantasia ela se sustenta de maneira mediana, divertida e envolvente, mas não possui nem de longe o brilho das histórias sequentes. É válida como aprofundamento à mitologia da série, já que este livro é a obra de uma personagem tão emblemática (e já apareceu no episódio ‘The Bells of Saint John‘). Além disso, a Introdução escrita por Amelia consegue emocionar os fãs da série no momento que você nota que ela ainda espera que um dia o Doutor leia seu livro, além de contar detalhes sobre sua vida em Nova York.

O Beijo do Anjo, de Melody Malone, é talvez a história mais bem escrita desta coletânea.
O Beijo do Anjo, de Melody Malone, é talvez a história mais bem escrita desta coletânea.

Baseado no episódio ‘The Angels Take Manhattan‘, o conto ‘O Beijo do Anjo‘ é uma história pertencente à série de livros da detetive particular Melody Malone (River Song, para os íntimos), escrita pela mesma com uma ajudinha do Sr. Justin  Richards. Esta história se destaca por seus mistérios, críticas à Hollywood e a presença de uma protagonista tão forte, que quer você goste ou não, sustenta bem uma história noir como esta.

Sendo uma história mais séria, até mais adulta, ‘O Beijo do Anjo’ surpreende de diferentes formas. Algumas referências diretas ao universo da série são pratos cheios para os mais atentos, ao mesmo tempo que funcionam de maneira normal para quem não faz ideia do que se trata tudo isso. Além de ser bem escrita, a história nos dá uma visão diferente de Melody, algo ausente na série, servindo desta forma como um complemento à mitologia.

'O Demônio na Fumaça', de Justin Richards, também é protagonizado por personagens recorrentes da série.
‘O Demônio na Fumaça’, de Justin Richards, também é protagonizado por personagens recorrentes da série.

Por fim, ‘O demônio na fumaça‘, baseado no episódio ‘The Snowmen‘, mostra como dois garotinhos resolvem fazer um boneco de neve e se deparam com um mistério brutal: o boneco começa a sangrar. Um dos meninos, chamado Harry, dá início à aventura ao lado da ‘Grande Detetive’ Madame Vastra, sua esposa, a ‘Copeira’ Jenny, e seu amigo Strax, em busca de uma maneira de salvar o mundo de um demônio na fumaça.

Assim como ‘O Beijo do Anjo’, este conto envolve muito mais os fãs de Doctor Who por lidar diretamente com personagens esporádicos da série. Além da história se desenvolver de forma fluida, envolvente e possuir um mistério intrigante, a personalidade da Gangue de Paternoster (como o trio é conhecido) é muito respeitada, possibilitando a identificação dos trejeitos de cada personagem.

Além dos três contos, Quando cair o verão & Outras Histórias possui um encerramento chamado ‘A garota que nunca cresceu‘, trecho de uma entrevista feita com Amelia em 1969, por Chrissie Allen. Assim como a Introdução, esta entrevista consegue emocionar os fãs de Doctor Who por mostrar uma Amy mais velha e romântica, sempre pensando no que viveu ou nas coisas que aconteceram. Um encerramento digno para um compilado tão divertido, que se destaca justamente por não ser um típico livro contendo uma aventura do Doutor.

Quando cair o verão & Outras Histórias possui cerca de 192 páginas e foi publicado pela editora Suma de Letras ao preço de capa de R$ 24,90.

Ficou interessado? Visite o Guia de Compras de Produtos de Doctor Who do site DWBR clicando aqui.

Por Gabriel Faria

Assistente Editorial, apaixonado por quadrinhos, redator da Torre de Vigilância, criador do blog 2000 AD Brasil e otaku mangazeiro nas horas vagas.