Categorias
Literatura Marca Página

Resenha | Doctor Who: Shada

A aventura perdida de Douglas Adams (O Guia do Mochileiro das Galáxias), novelizada por Gareth Roberts, nos mostra uma incrível aventura do Quarto Doutor. E será o livro inaugural de uma série de resenhas de Doctor Who!

Doctor Who: Shada‘ foi o primeiro livro de Doctor Who a ser publicado no Brasil. Em 2014 a editora Suma de Letras anunciou que estaria lançando dois livros da série, sendo o primeiro deles a aventura perdida de Douglas Adams.

Antes de mais nada, deve-se saber que Shada é uma aventura perdida pois deveria ter sido um episódio da série clássica, ainda em 1979. Problemas com a produção impediram que este episódio fosse totalmente filmado, sendo abandonado no meio do caminho. Com o roteiro ainda preservado, a BBC acabou deixando a novelização a cargo de Gareth Roberts, que captou muito bem o tom da aventura.

Algumas cenas do episódio ainda existem, bem como uma reconstrução feita pela BBC, uma adaptação em quadrinhos e uma aventura em áudio.

Shada começa de uma forma despretensiosa. O Doutor (na época interpretado por Tom Baker, a quarta encarnação do personagem) e sua companheira Senhora do Tempo Romana II (interpretada na série por Lalla Ward), acompanhados de seu fiel câo-robô K-9, respondem a um pedido de socorro de um amigo chamado Professor Chronotis, na Universidade de Cambridge. Este Professor, que conveniente, nada mais é do que outro Senhor do Tempo (assim como o Doutor, do planeta Gallifrey), porém ele vem sofrendo de problemas de memória devido a sua idade muito avançada. O motivo da emergência: um livro desapareceu.

Chronotis estava na posse d’O Venerável e Ancestral Livro das Leis de Gallifrey, até um aluno da Universidade chamado Christopher Parsons levá-lo emprestado por engano antes da chegada da dupla de Senhores do Tempo. Isso dá início à busca do Livro, coordenada por Doutor, Romana e K-9, enquanto um outro ser enigmático (e antagonista da aventura) chamado Skagra também pretende obtê-lo com o objetivo de conquistar o universo.

Skagra, o antagonista da aventura.

Além de Christopher, uma garota chamada Clare Keightley também faz parte da história ativamente, sendo a dupla os ‘companheiros eventuais’ do Doutor, tão comuns no seriado. Skagra deseja obter o livro de Gallifrey pois ele é a chave para Shada, o grande mistério em torno da história. E o Doutor deve impedi-lo.

O roteiro transporta de maneira perfeita os trejeitos de todos os personagens da série. Presenciamos um Doutor bem-humorado, sarcástico e inteligente, uma Romana inteligente, forte e ao mesmo tempo delicada, um K-9 fiel e ativo, tudo exatamente como o seriado. E além dos recorrentes, o desenvolvimento de Chris e Clare, além do arco do vilão, também são muito bem escritos.

Gareth Roberts (e Douglas Adams antes dele, obviamente) narra tudo de uma maneira ágil, com um texto leve e capítulos curtos, sendo geralmente cada capítulo situado em um momento da história. Tudo pelo que os personagens passam não é previsível de forma alguma, fazendo com que você se surpreenda a cada página virada e se envolvendo ainda mais com o que está sendo contado ali. E o desfecho não só surpreende como é muito bom de todas as formas possíveis.

Romana e K-9.
K-9 e Romana.

A editora Suma de Letras fez um trabalho primoroso de edição, tradução e revisão, tornando a marca de ‘primeiro livro de DW publicado no Brasil’ ainda mais memorável. O livro contém cerca de 338 páginas e foi publicado ao preço de R$ 39,90. Muito justo. O único pontinho negativo é a ausência de uma fonte mais caprichada na capa, como na edição estrangeira. Mas aí já é pedir muito.

Por mais que todos os elementos-chave da série estejam presentes, você não precisa necessariamente conhecer Doctor Who ou ter assistido algum episódio do Quarto Doutor para curtir o livro, apesar de ambos os fatores colaborarem bastante para total apreciamento da obra. Fãs de aventura, ficção-científica ou apenas um bom livro podem – e devem – ler tranquilamente. E, quem sabe, vir a se tornar fã da série, compondo um fandom que vem crescendo cada vez mais no Brasil.

Ficou interessado? Visite o Guia de Compras de Produtos de Doctor Who do site DWBR clicando aqui.

Por Gabriel Faria

Assistente Editorial, apaixonado por quadrinhos, redator da Torre de Vigilância, criador do blog 2000 AD Brasil e otaku mangazeiro nas horas vagas.