Literatura Marca Página

Resenha | Alien: Surgido das Sombras

Escrito por Thiago Pinto

Um engenheiro chefe, dois engenheiros, duas médicas, um piloto, uma oficial de ciências, um oficial de comunicações e uma tenente são os sobreviventes da Marion em Alien: Surgido das Sombras. Escrito por Tim Lebbon e publicado pela editora LeYa no Brasil, o livro é uma leitura prazerosa para fãs de suspense e da franquia nos cinemas. Uma mistura completa de gêneros (terror, drama, ficção científica, survival horror…) e novos personagens e conceitos que expandem ainda mais a mitologia alienígena, envolvendo conspirações políticas e ameaças tecnológicas.

Foi muito interessante ver as corporações e seus interesses econômicos/científicos serem um dos pontos altos do livro. A Weyland-Yutani, empresa responsável pela exploração universal da trimonita (material mais resistente no universo) e pela nave Marion, e a inteligência artificial Ash se apresentam como uma conspiração corporativa, sendo tão ameaçadores quanto os Aliens. Criando-se muita expectativa ao leitor.

holmhead

A sobrevivência do grupo, seus relacionamentos e o suspense no desenrolar da história ainda são o foco. Chris Hooper (engenheiro chefe) é o principal personagem junto de Ellen Ripley. Diferente de Ripley, Hoop não tem uma ligação emocional com o público, sendo assim, Lebbon decide descrever psicologicamente cada momento do personagem e explorar sua história para entendermos seus objetivos e suas decisões como líder. Já Ripley, protagonista da franquia, não tem muito de sua personalidade alterada, mas é descrita como muito traumatizada (uso de flashbacks e delírios sobre sua filha Amanda e os acontecimentos na Nostromo).

Em relação aos outros personagens que compõem o grupo (Powell, Welford, Lanchance, Baxter, Sneddon, Kasyanov e Gloria), ambos são bem aproveitados e têm bons diálogos, mas nada que seja notável. Alguns mais caricatos como  Lanchance e Welford criam uma empatia maior com o leitor. Ao todo, a história está cheia de personagens bons e intrigantes.

SatsOEc

Porém, o preço de Alien: Surgido das Sombras vale pela descrição do cenário, da ação e dos Aliens criados por Lebbon. Inspiração direta ao primeiro filme do Alien. O autor faz pausas para descrever o cenário detalhadamente para criar a sensação de inserção, parece que o Alien está do nosso lado. Algumas passagem mais sanguinolentas não são agradáveis de ler pela riqueza de detalhes e o ritmo frenético de ossos quebrando, peles rasgando e sangue jorrando, mas consegue tornar as próximas páginas mais empolgantes.

Alien: Surgido das Sombras funciona para os adoradores de suspense ou da franquia Alien. Uma ótima leitura por expandir ainda mais este universo, que se firma entre os melhores e promete enriquecer a mitologia de Hans Ruedi Giger e do diretor Ridley Scott.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Thiago Pinto

‘’E quando acabar de ler a matéria, terá minha permissão para sair’’

-Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)