Detective Comics

Novos X-Men | E de Extinção e Imperial

Escrito por Ravel Medrado

Após o sucesso do filme X-Men do ano 2000, Grant Morrison foi contratado para a equipe de criação da Marvel Comics com o objetivo de repaginar e dar novos ares a franquia dos X-Men, introduzindo novos personagens e uniformes. Em 2001 o título foi modificado para Novos X-Men simbolizando a nova fase Morrison, em seu primeiro trabalho surgiu E de Extinção que foi publicado nos nº 114-116, enquanto Imperial segundo arco da história, integrou as edições nº 118-126, as artes ficaram por conta de Frank Quitely e Igor Kordey.

New_X-Men

Variante da capa Novos X-men nº114 E de Extinção.

Em E de Extinção somos apresentados a uma nova vilã: Cassandra Nova, criada por Morrison e o desenhista Frank Quitely, ela irá usar sua perspicácia em busca de vingança contra os mutantes, em especial Professor Xavier, ativando os sentinelas selvagens que se encontram  no Equador. Enquanto isso na mansão, Hank McCoy conhecido como Fera cria uma máquina mais potente que o Cérebro, Cérebra, o mais poderoso sistema para detectar mutantes. Wolverine, Jean Grey, Ciclope, Fera e Xavier compõem os personagens protagonistas nesse primeiro arco, o trio amoroso entre Wolverine, Scott e Jean Grey também aparece, junto com a Fênix.

Os uniformes coloridos foram descartados, Morrison influenciado pelo filme do ano anterior aderiu ao conceito de uniformes mais simples, um casaco de couro com X. Ele também tinha o objetivo de atrair os novos leitores após o lançamento do filme, devido tantas cronologias e personagens que rondavam os X-Men acabavam deixando as pessoas perdidas, inserindo também temas não convencionais nas HQ’s com ‘’uma pegada’’ espiritual e política, que de certa forma inspirou o filme X-Men: O Confronto Final (2006).

tumblr_navzegXe3n1qf8jzio1_500

”O mundo inteiro está nos observando. Devemos ser, nada menos que, fabulosos.” – Emma Frost.

Em Imperial, após eventos catastróficos do E de Extinção, temos elementos inusitados como novos personagens que conquistaram o público, destaque para popularização da personagem Emma Frost que anteriormente era vilã também recebeu o poder secundário de virar diamante e a participação do Império Shi’ar. O enredo volta-se bastante para as atividades políticas fora do Instituto Xavier, a cultura mutante é foco midiático e um livro escrito por John Sublime, A Terceira Espécie, dissemina a ideia da transcendência por meio de cirurgias com órgãos de mutantes surgindo o grupo U-Men, faz com que Scott e Emma tenham de investigar.

tumblr_o63isg0eMN1v0pqfho1_500

Cena do filme X-Men: Primeira Classe (2011).

Wolverine recebe uma missão de resgate, foi localizado uma nova mutante de 14 anos chamada Angel Salvadore com poderes de vôo e cuspe ácido, ela foi expulsa de casa pelo padrasto, o seu perigo maior é a perseguição pelos U-Men. É provável que você se lembre da Angel no filme X-Men Primeira Classe (2011), Angel no início parecia mais uma sidekick do Wolverine que são no geral garotas, como Jubileu, Kitty Pride e Armor de outras HQs.

enhanced-32034-1424283804-10

Wolverine, Ciclope e Jean Grey.

Fera fica preocupado com o novo estudante Barnell Bohusk, que escolhe ter o codinome Bico por sua aparência de pássaro, contudo não possuí nenhum poder especial apenas uma aparência estranha que atrai Fera, ambos se tornam amigos. Bico quase apareceu no filme X-Men Origens: Wolverine (2009), mas foi substituído por outro mutante. Além de Angel e Bico, fomos apresentados às Irmãs Stepford, gêmeas com poderes psíquicos pupilas de Emma Frost.

Na edição X-men Anual 2001, Morrison escreveu vários comentários, ideias e opiniões quanto as histórias dos mutantes que criou, o texto é chamado ‘’Manifesto Morrison’’, leia um pequeno trecho: ‘’X-Men não é uma história sobre super heróis, mas sobre a contínua luta revolucionária entre o bem/novo e o mal/antigo. Os X-Men são cada adolescente querendo mudar o mundo e o torná-lo melhor. A humanidade é cada adulto agarrando-se ao passado, tentando destruir o futuro mesmo que coloque todas as suas esperanças nele. ’’

new-x-men-special-class

Bico.

Novos X-Men: Novos Mundos e Rebelião no Instituto Xavier são outras histórias do Morrison que podem agradar o leitor, ambas pela Panini, enquanto E de Extinção e Imperial podem ser achadas na coleção ‘capa preta’ da Salvat ou Panini. Entretenimento e filosofia andam lado a lado na obra de Morrison, vale a pena conferir.

Veja nosso guia de leitura dos X-Men.

Comentários
Compartilhar

Sobre o Autor

Ravel Medrado

A felicidade só existe na aceitação.